A criança com TDAH e a fonoaudiologia

A criança com TDAH e a fonoaudiologia

A Criança com TDAH e a Fonoaudiologia

Que tal saber um pouco mais sobre a criança com TDAH e a fonoaudiologia? Hoje, vamos tratar desse assunto por aqui

Afinal de contas, o que a criança com TDAH e a fonoaudiologia têm em comum? Como a fonoaudiologia pode auxiliar no tratamento da TDAH?

É sabido que o TDAH é um quadro clínico bastante prevalente na infância e na adolescência, sendo resultante da interação de alguns fatores genéticos e ambientais.

O diagnóstico do TDAH é predominantemente clínico tendo como características os sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade.

Estes sintomas levam a um comprometimento nas atividades cotidianas, na vida acadêmica e nas relações sociais.

Segundo estudiosos, a Síndrome do Déficit de Atenção (SDA) é decorrente de um conjunto de sinais e sintomas causados por uma imaturidade neurológica, na formação reticular, localizada no tronco cerebral.

Quando a criança não atinge a maturidade da formação reticular, no momento da velocidade ideal, desenvolve-se um quadro caracterizado por atraso de aquisição de linguagem, associado a distúrbios psicomotores ou de comportamento, que compromete as relações familiares e o aprendizado escolar.

Além das crianças serem desatentas, devido à incapacidade de selecionarem estímulos importantes, apresentam outras disfunções neurológicas:

  • Formação reticular: desatenção, hiperatividade, atraso na questão da fala e insensibilidade a dor.
  • Sistema piramidal: sincinesias;
  • Cerebelo: distúrbios no equilíbrio;
  • Região parietal: deficiente esquema corporal, dispraxias;
  • Sistema circulatório: taquilalia, trocas e supressões de fonemas.

Devido à associação de todas essas imaturidades é compreensível que a criança tenha dificuldades escolares.

Atuação da fonoaudiologia na criança com TDAH

Na suspeita do TDAH, quando há sintomas relacionados a aprendizagem, linguagem, memória, compreensão e dificuldades de sustentar a atenção na presença de ruídos competitivos, uma importante ferramenta para a avaliação é o exame neuroaudiológico, denominado processamento auditivo.

Este procedimento é realizado com cabine acústica, audiômetro e uma bateria de testes específicos para cada faixa etária.

Analisa a audição, o desempenho do tronco encefálico e das áreas corticais fornecendo resultados sobre a desenvoltura funcional do cérebro para agir com a informação recebida.

Tal exame é um diferencial ao tratamento do TDAH. Frequentemente, o distúrbio do processamento auditivo está associado ao TDAH e, se confirmado, a terapia fonoaudiológica complementa o efeito da medicação e potencializa o nível de produtividade do paciente.

Outro problema reflexo do TDAH é o bruxismo – caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes, estalos e travamento mandibular, trauma dentário e dor de cabeça por excesso de contração muscular orofacial.

Nestes casos, uma importante medida utilizada na clínica é a reprogramação neuromuscular mudando o comportamento do músculo e equilibrando a sua função.

Para tanto, a utilização de outros métodos de ação indolor e eficaz, como a eletroterapia, a laserterapia e a bandagem terapêutica são mais indicados, os quais estão à disposição dos pacientes.

A Criança com TDAH e a Fonoaudiologia

A criança com TDAH e a fonoaudiologia: prejuízos da dificuldade de atenção

As dificuldades de atenção e de hiperatividade apresentadas, associadas ao prejuízo na linguagem oral podem comprometer o desempenho acadêmico.

Habilidades como a memória operacional, a consciência fonológica e a nomeação automática podem estar prejudicadas nesses indivíduos.

Isso traz como consequência alterações nas habilidades de leitura (decodificação de uma palavra, por exemplo) e escrita (cópia, ortografia e organização das ideias, para elaboração de respostas ou produção textual, por exemplo).

Cerca de 80% dos casos de TDAH sem tratamento adequado apresentam baixo rendimento escolar sendo que destes, por volta de 45% repetirá pelo menos um ano escolar.

O TDAH pode estar associado, à cerca de 30%, com transtornos específicos de aprendizagem como a dislexia, a disgrafia e a discalculia.

Como um dos principais sintomas do TDAH é a desatenção, o fonoaudiólogo atuará para que a atenção da criança seja aprimorada.

Além disso, o profissional auxiliará nas habilidades relacionadas com a comunicação oral que pode igualmente estar prejudicada.

Esse transtorno pode abrir a porta para outros transtornos, como o da leitura oral e escrita, por exemplo.

Além da dislexia (que é um transtorno específico da leitura), pessoas com TDAH, também podem ter uma alteração do processamento auditivo (como causa primária ou secundária), que poderá contribuir para o aumento das dificuldades em fase escolar.

A atuação do fonoaudiólogo

O fonoaudiólogo é o profissional que atua na promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia e aperfeiçoamento da comunicação humana, em todos os aspectos.

Dentre as áreas de competência deste profissional está o aprimoramento das habilidades de linguagem oral e escrita.

Diante de todo comprometimento que os escolares com TDAH podem apresentar, reforça-se a necessidade de tratamentos multimodais para este transtorno.

O emprego de fármacos associado à terapia comportamental tem demonstrado ser o tratamento mais efetivo para melhorar os sintomas de desatenção e hiperatividade.

Enquanto isso, o tratamento fonoaudiológico visa aprimorar as habilidades comunicativas, como a organização do discurso e a ampliação do repertório linguístico, o processamento auditivo.

Para tal, são realizadas atividades para aperfeiçoar as habilidades de atenção auditiva, fechamento auditivo, memória auditiva, figura-fundo para sons linguísticos e a consciência fonológica.

Para aqueles que ainda apresentam a comorbidade da dislexia, compete ao fonoaudiólogo, integrar a equipe de avaliação para auxiliar no fechamento do diagnóstico.

Por fim, cabe também ao fonoaudiólogo, intervir nos aspectos relacionados a aquisição e/ou aprimoramento das habilidades de leitura e escrita, em todos os aspectos alterados.

O fonoaudiólogo também atua na orientação familiar e escolar, auxiliando coordenadores e professores a encontrarem uma melhor maneira de conduzirem esses escolares ao sucesso acadêmico.

A Criança com TDAH e a Fonoaudiologia

A criança com TDAH e a fonoaudiologia: tratamento para amenizar sintomas e permitir uma vida normal

Todos já ouvimos falar de crianças hiperativas, que não conseguem ficar paradas, correm de um lado a outro, escalam móveis e vivem “a mil”, como se estivessem “plugadas na tomada”.

Ou então, aquelas crianças desastradas, desajeitadas, que não conseguem prestar atenção em nada, que sonham acordadas e que se distraem ao menor dos estímulos.

Não raro apresentam dificuldades de aprendizagem e de relacionamento, transformam a sala de aula em campo de guerra, gerando incompreensão de pais, amigos e professores.

Frequentemente recebem rótulos de rebeldes, mal-educadas, indisciplinadas, burras, preguiçosas, cabeças de vento, birutas, pestinhas, dentre outros.

O TDAH se caracteriza por 3 sintomas básicos: desatenção, impulsividade e hiperatividade física e mental.

Na sala de espera do consultório de fonoaudiologia, é possível observar o comportamento de crianças e adultos e detectar se há alguma das características mencionadas acima.

Como um dos principais sintomas do TDAH é a desatenção, o fonoaudiólogo atuará para que a atenção da criança seja aprimorada.

Além disso, o profissional auxiliará nas habilidades relacionadas com a comunicação oral que pode igualmente estar prejudicada.

Esse transtorno pode abrir a porta para outros transtornos, como o da leitura oral e escrita, por exemplo.

É possível tratar a criança com TDAH e a fonoaudiologia tem um papel importante nesse processo. Por isso, o fonoaudiólogo é figura vital no tratamento desse distúrbio.

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