A importância da psicomotricidade na infância
A psicomotricidade tem um importante papel na infância. Hoje, vamos enxergar um pouco mais sobre esse panorama
A psicomotricidade na infância possui um fator importante para nosso desenvolvimento. No princípio, a psicomotricidade era utilizada apenas na correção de alguma debilidade, dificuldade ou deficiência.
Hoje, vai mais longe: a psicomotricidade ocupa um lugar importante no desenvolvimento infantil, sobretudo na primeira infância, em razão de que se reconhece que existe uma grande interdependência entre os desenvolvimentos motores, afetivos e intelectuais.
A psicomotricidade é a ação do sistema nervoso central que cria uma consciência no ser humano sobre os movimentos que realiza através dos padrões motores, como a velocidade, o espaço e o tempo.
A psicomotricidade existe em tudo que é movimento, seja atividades ou jogos, que auxilia a desenvolver a motricidade das crianças, para conseguir dominar seu próprio corpo, cabe ao desenvolvimento global uma maneira essencial para constituir um corpo uniformemente desenvolvido.
É a partir do corpo humano que há uma interação entre o mundo e o corpo, a capacidade de obter conhecimento ter uma opinião própria, através de experiências vividas.
Todas as experiências da criança (o prazer, a dor, o sucesso ou fracasso) são sempre vividas corporalmente.
Além de ser a base vital para o processo de aprendizagem para as crianças, a psicomotricidade prevê uma formação de motricidade, afetividade e psicológico, dando oportunidades a jogos e brincadeiras a ter um papel de conscientização sobre seu próprio corpo.
A relação da psicomotricidade e a aprendizagem
Indivíduos em qualquer etapa da vida utilizam o movimento para interagir com o mundo, e as crianças fazem isso de uma forma ainda mais intensa.
Elas usam a linguagem corporal para explorar e também aprendem por meio do toque e da experiência.
Sendo assim, as ações físicas vão muito além apenas de comportamentos musculares. Elas estão intimamente relacionadas ao desenvolvimento cerebral.
Por isso, exercícios físicos para crianças sempre devem ser estimulados na escola.
Estudos feitos na área da educação mostram que ao desenvolver a psicomotricidade na infância, o indivíduo passa a:
- Ter mais controle sobre a coordenação motora e consegue desenvolver movimentos mais complexos, como aprender a andar de bicicleta;
- Trabalhar os músculos da mão, algo importante para aprender a escrever ou recortar, por exemplo;
- Ter noção de ritmo, conseguindo aprender passos de dança ou entender notas musicais;
- Diferenciar os movimentos realizados pelo lado esquerdo e direito do corpo;
- Entender o que é o presente e como as ações de agora afetam o meio externo, entre outras coisas.
Aspectos importantes da psicomotricidade na infância
Quando uma criança demonstra através de seu corpo que está alegre, feliz, querer ou buscar alguma coisa, quando percorre a escola para chegar ao refeitório, dribla os adversários para fazer o gol e com lápis coloridos desenha seu corpo e todo um espaço a sua volta, podemos falar em psicomotricidade.
A prática mais especificamente psicomotora começou em 1935, com Eduard Guilmain, que elaborou protocolos de exames para medir e diagnosticar transtornos psicomotores.
Hoje a psicomotricidade é a ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento em relação com o mundo externo e interno, é a interação que o indivíduo tem de perceber, atuar e agir com o outro e com os objetos.
Psicomotricidade é um dos instrumentos mais poderosos para que o possamos expressar nossos conhecimentos, ideias sentimentos e emoções e se constitua como um sujeito.
Para se trabalhar psicomotricidade no ambiente escolar não precisa haver recursos caros e nem tecnológicos, basta somente a escola ter uma junção de fatores, tais como você poderá ver as situações abaixo.
Concepção
O trabalho necessita ser planejado, pensado e reavaliado todos os dias.
Precisa haver uma meta que se pretende alcançar, o professor saberá o que foi alcançado e o que pode fazer para melhorar mais o desempenho dos alunos.
Ele não deve somente ficar usando técnicas sem ao menos saber o que se pretende fazer com ela, pois assim ficará frustrado por não ter objetivos concluídos.
Comportamento
O comportamento do professor que se trabalha psicomotricidade é aquele que deve estar atento a todas as ações executadas pelos alunos, intervindo nas atividades com objetivos psicomotores.
Quando os alunos estiverem realizando atividades, eles precisam ter relações com os outros, que permitirá a socialização e a humanização, para isso o professor deve fazer o papel de um observador e não de um professor autoritário que repreende a todo momento nas relações aluno/aluno, o professor irá repreender quando houver necessidade.
O comportamento é o combustível que move as relações diárias de um professor que quer construir coletividade na multiplicidade dos seres com as diferenças de cada um.
Compromisso
Quando o professor planeja suas aulas ele não terá seu tempo desperdiçado, mas sim terá um aproveitamento do trabalho alcançado, pois não havendo planejamento o professor fica perdido, surgindo assim o descompromisso.
Materiais
Por si só não modifica nada em um ambiente, precisa haver intervenções do professor.
Espaços
São constituídos de uma estrutura física; salas, quadras, pátios, refeitório e outros.
Se os espaços não exercem nenhuma ação, movimento sempre será um espaço vago.
Há vários ambientes que pode se dizer que é um espaço educativo, mas para isso o professor deve usar todos os recursos, materiais ali presentes.
Por que a psicomotricidade na infância é importante?
Agora que você já sabe o que é psicomotricidade, é possível entender como a terapia psicomotora é essencial para crianças com atrasos no desenvolvimento ou dificuldades de aprendizagem.
Contudo, ela pode ser trabalhada com todos os bebês e crianças.
Veja a seguir as habilidades que o estímulo ao movimento dos pequenos – e sua consciência em relação a isso – ajuda a desenvolver:
- Coordenação motora grossa e fina;
- Consciência corporal;
- Noção de espaço e tempo;
- Autorreconhecimento;
- Lateralidade;
- Comunicação;
- Atenção;
- Concentração;
- Inteligência emocional;
- Raciocínio lógico;
- Ritmo;
- Equilíbrio.
Os tipos de psicomotricidade estão ligados aos objetivos das técnicas aplicadas.
De forma geral, todos os exercícios de movimento corporal estão relacionados ao desenvolvimento da aprendizagem.
Contudo, alguns deles terão como objetivo final o ensino, o processo de reeducação ou um tratamento terapêutico.
Desse modo, a psicomotricidade está dividida em:
- Educativa: trabalha a descoberta infantil por meio dos movimentos, envolvendo emoções, concentração e socialização;
- Reeducativa: é voltada para crianças com dificuldades de aprendizagem ou de movimentação. Aqui os exercícios servem para apresentar novas formas de ação;
- Terapêutica: é voltada para o público com necessidades especiais, seja pessoas com paralisia, autismo, síndrome de Down, entre outras.
Dentro da escola, o foco, quase sempre, será nas técnicas educativas. Para os 2 últimos casos citados, vale a pena investir na terapia psicomotora.
Ela é realizada por profissionais capacitados, como pedagogos, fisioterapeutas e psicólogos.
É possível ser realizada em consultórios ou no ambiente escolar, tornando assim, a educação mais inclusiva.
Psicomotricidade na infância: essencial para o desenvolvimento do corpo humano e suas funções
A criança, em seus primeiros anos de vida, adquire conhecimentos através da busca por novas experiências.
A educação psicomotora é um instrumento auxiliador neste processo, pois desenvolve os aspectos motor, psicossocial e afetivo.
Atualmente os problemas de aprendizagem constituem uma grande preocupação dentro das instituições escolares.
Por isso, se faz necessário que todos que estão envolvidos neste processo sejam leitores e pesquisadores para poder entender melhor os fatores que estão influenciando a maioria das dificuldades e como podem ser trabalhados de forma a minimizá-los no dia a dia escolar.
Para tanto, a escola também precisa recorrer a um trabalho interdisciplinar com auxílio de profissionais que trabalhando juntos possam estruturar ações, estratégias e intervenções que venham contribuir como solução para diminuir os problemas de aprendizagem, pois o aluno é sujeito de transformação e de aquisição de aprendizagens.
A psicomotricidade no desenvolvimento da criança contribui para melhorar a coordenação motora, tarefas de praxia global e fina, que por sua vez ajudará na aprendizagem da leitura, escrita, concentração e raciocínio lógico.
Para isso, precisa ser estimulado em seu psicomotor, respeitando-se a individualidade de cada um como ser único, e permitindo a autonomia de forma que respeite as diferenças individuais e possibilite a esta criança alcançar a autonomia.
E para que isso ocorra é importante que ela vivencie experiências diversas no processo do seu desenvolvimento, onde o educador precisa criar condições para que desenvolvam suas capacidades num todo.
Dessa forma, hoje pudemos entender um pouco mais sobre a importância da psicomotricidade na infância.