Ansiedade na Adolescência

A ansiedade na adolescência é caracterizada como um sentimento desagradável de medo, angústia, apreensão, tensão, incerteza e desconforto perante alguma situação que possa ser considerada de ameaça ou desconhecida pelo adolescente. É normal apresentar episódios de ansiedade em diferentes momentos de nossa vida, o real problema surge quando a ansiedade na adolescência surge sem um motivo aparente ou de maneira exagerada atrapalhando a realização de atividades do dia a dia e a qualidade de vida chamamos de transtornos de ansiedade.

A adolescência é uma fase de descobertas, mudanças (físicas, emocionais e psicológicas), pensamentos, ideias, experiências que atuam na autoimagem e autoconfiança do indivíduo, onde ele vive uma explosão de emoções.
Os sintomas da ansiedade na adolescência durante uma crise de ansiedade incluem:
- Taquicardia
- Dor de cabeça
- Sudorese
- Falta de ar
- Sensação de aperto no peito
- Irregularidade do sono
- Tensão muscular
- Insegurança
- Irritabilidade
- Apreensão
- Medo
- Inquietação
- Dificuldade de concentração
- Preocupação excessiva
- Fadiga
- Perda de apetite ou apetite excessivo
- Dificuldade para se socializar
- Autoestima baixa
- Roer as unhas ou arrancar cabelo
- Perda de memória
- Tristeza
- Perda de interesse em atividades e hobbies que antes gostava
É comum os adolescentes se afastarem dos pais e amigos e evitarem falar sobre suas aflições e preocupações pois acha que não irão entender. É de suma importância os pais estarem atentos a esses sintomas a fim de ajudar seu filho procurando ajuda profissional de um psicólogo.
Existem muitos fatores que podem causar a ansiedade como por exemplo: aparência, popularidade na escola, futuro profissional, autoestima, relacionamento amoroso, preocupações , separação amorosa ou dos pais, perda de um ente querido, falta de apoio, bullying, estresse, entre outros.
Cada paciente é único por isso deve ser tratado de maneira individual, atendendo suas necessidades.O tratamento para a ansiedade na adolescência inclui:
- Psicoterapias: deve ser realizada por um psicólogo ou psiquiatra, ela serve para auxiliar o adolescente a lidar com a ansiedade na adolescência. Juntamente com o psicólogo o adolescente vai identificar os gatilhos e sintomas a fim de determinar a maneira mais adequada para o tratamento da ansiedade.
- Medicamentos psiquiátricos: ajudando a aliviar os sintomas.
O apoio familiar é indispensável durante o tratamento.
Leia mais sobre Como a psicologia pode ajudar na Ansiedade, clique aqui!
Algumas coisas que podem ser feitas para aliviar os sintomas da ansiedade na adolescência são:
- Realizar atividades físicas;
- Manter uma alimentação saudável;
- Não fazer uso de álcool e drogas ilícitas;
- Aprender técnicas para o controle da respiração;
- Organizar a rotina;
- Evitar pensamentos negativos;
- Evitar situações que provocam estresse.
Os adolescentes com ansiedade tendem a evitar frequentar determinados locais ou realizar certas atividades sociais, pois já sabem que ficaram tensos. Eles também podem aparentar estar desanimados a maior parte do tempo, não sabem o que fazer para melhorar o seu humor e sua ansiedade.
Os pais podem ajudar os filhos que sofrem de ansiedade a encontrarem o bem-estar emocional no dia a dia.Porém, precisam ter paciência e perseverança uma vez que os filhos podem se demonstrar incomodados e indispostos a ajudar nas primeiras tentativas. Os pais devem entender que para vencer a ansiedade é necessário dar um passo de cada vez, respeitando os limites da pessoa ansiosa e fazendo encorajamentos constantes.
Por isso, ao perceber que seu filho apresenta algum sintomas ou comportamento ansioso procure um psicólogo para uma avaliação.
Conte com a Alphafono!
Nós podemos te ajudar! Marque agora mesmo uma consulta para que possamos te conhecer melhor: Whatsapp (11) 98167-0889