Apraxia de fala infantil: conheça, de uma vez por todas, esse distúrbio

Apraxia de fala infantil: conheça, de uma vez por todas, esse distúrbio

Apraxia de Fala Infantil: Entendendo a condição e o papel do tratamento fonoaudiológico

Você sabe o que é apraxia de fala infantil? Se nunca ouviu falar nisso, hoje vamos te explicar o que esse distúrbio significa

Apraxia de fala infantil. Você sabe o que é isso? Se não sabe, fique tranquilo. Hoje vamos desmitificar o significado desse distúrbio.

Seu pequeno tem uma fala limitada e pouco clara? Você sabia que isso pode ser apraxia da fala?

Esse distúrbio pode ser notado a partir dos 2 anos de idade e é caracterizado pela incapacidade de planejar os movimentos motores necessários para produzir fonemas e palavras.

O que acontece é que, na apraxia de fala infantil, a criança consegue pensar no que quer dizer, mas não consegue converter o pensamento em palavras, ou seja, é um distúrbio motor, mas o raciocínio continua preservado.

Falar é um ato que exige muita sofisticação e envolve músculos da boca, da face, língua, palato e faringe, e em caso de apraxia é como se tivesse uma falha na comunicação entre o cérebro e os músculos responsáveis pela fala.

A Associação Americana de Fonoaudiologia recomenda o termo Apraxia de fala infantil para o distúrbio neurológico motor da fala na infância, resultante de um déficit na consistência e precisão dos movimentos necessários à fala, na ausência de déficits neuromusculares.

Pode ocorrer como resultado de impedimento neurológico de origem conhecida, associada a desordens neurodesenvolvimentais complexas de etiologia conhecida ou não, ou como um distúrbio neurogênico idiopático da produção dos sons da fala (sem causa de­finida).

Na Apraxia, ocorre um déficit no planejamento e/ou programação dos parâmetros espaço-temporais das sequências de movimentos e que resultam em erros na produção da fala e prosódia.

Apraxia de Fala Infantil

Como saber se o seu filho tem apraxia

A Apraxia de fala infantil é considerada uma desordem da fala, da comunicação e, portanto, o profissional qualificado para dar este diagnóstico é o Fonoaudiólogo, com experiência nesta área.

Pode ser necessário também o encaminhamento para outros profissionais, como Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos, Neuropediatras, etc.

Deve ser realizada uma avaliação minuciosa de todos os aspectos da fala, da linguagem e da motricidade oral da criança, incluindo as habilidades práxicas.

Existem dificuldades que são específicas do quadro, mas podem variar de criança para criança e até na mesma criança, com o avanço da idade.

O contexto educacional e familiar no qual a criança está inserida também deve ser analisado.

Alguns dos sintomas mais comuns apresentados pelas crianças que possuem esse quadro:

  • Até os 12 meses: os bebês são muitos calados e/ou têm um repertório limitado de balbucios, apesar de interagirem bem com os adultos;
  • Entre 12 e 18 meses: quando se espera que as crianças aumentem o vocabulário, as crianças com AFI podem ter perda de palavras já faladas anteriormente;
  • Por volta dos 2 anos de idade: é diagnosticado um atraso no desenvolvimento de linguagem oral;
  • Aos 3 anos de vida: nessa fase, as crianças já são bem compreendidas, apesar de um erro ou outro de pronúncia, mas as que têm Apraxia podem ainda nem estar falando ou podem ter a fala bastante ininteligível, com erros de pronúncia, dificuldade de falar as palavras com mais sílabas, omissão da primeira sílaba.
  • Desde a primeira infância: dificuldade de imitação, alterações de produção e articulação dos sons da fala e na melodia da fala e acentuação das sílabas. Elas podem falar um determinado som em algumas palavras e omitirem este mesmo som na repetição de outras palavras mais difíceis, ou em momentos de fala espontânea.

Como funciona o diagnóstico de Apraxia

Muitas vezes, não é possível diagnosticar uma criança com menos de 2 anos de idade, porque ainda não conseguirá compreender as instruções específicas para cumprir as tarefas essenciais para o diagnóstico.

Entre 2 e 3 anos, podemos suspeitar do quadro e indicar alguns meses de terapia diagnóstica para a confirmação do diagnóstico.

A intervenção precoce é muito importante para se obter resultados mais significativos. Os pais preocupados com o desenvolvimento da fala e da linguagem devem sempre procurar ajuda.

O controle motor da fala é complexo e depende de mecanismos cerebrais específicos e acredita-se que nos quadros de Apraxia, estes mecanismos não conseguem se integrar, gerando falhas no processamento, no planejamento e na execução da fala.

Crianças com apraxia têm consciência de suas dificuldades, “tentam falar corretamente, mas não conseguem”.

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Como é feito o tratamento da Apraxia

A apraxia tem cura e o tratamento é feito com fonoaudiólogo.

É importante estar sempre atento aos sinais que o bebê pode dar e a ajuda da família e envolvimento no tratamento é essencial para o resultado final.

Uma boa conversa na escola, avisar a professora e pedir uma compreensão especial também ajuda bastante.

O ideal é que todos participem para que haja uma melhora significativa e a criança não encontre maiores prejuízos a curto e longo prazo.

Existem vários graus de Apraxia da fala infantil, além disso existem outros distúrbios como atraso e trocas na fala, por isso, em caso de dúvida procure um profissional para avaliação, é simples e o diagnóstico pode ser percebido e corrigido logo cedo, em crianças de apenas 2 ou 3 anos.

Crianças com Apraxia necessitam de atendimento terapêutico individual. Os resultados e progressos podem ser obtidos a longo-prazo.

Com a terapia pode haver uma melhora das habilidades comunicativas, mas outros fatores, como a gravidade do quadro e a idade da criança também devem ser considerados.

Também deve ser feito um trabalho com a família (programa de suporte e orientação aos pais) e com a escola (os professores necessitam de orientações).

A Apraxia de fala pode acarretar dificuldades que irão persistir na idade adulta.

Hoje você conheceu a Apraxia de fala infantil, e ficou informada dos transtornos causados por esse distúrbio

Como em qualquer distúrbio, os sinais da Apraxia de fala infantil podem variar em menor ou maior grau e em presença/ausência, o que torna o diagnóstico bem complexo.

Então, o que vocês, enquanto pais, familiares e profissionais de crianças, precisam se atentar e procurar um fonoaudiólogo:

  1. Se a criança não está acompanhando as etapas do desenvolvimento de linguagem. Lembrem-se de que não é normal demorar para falar!
  2. Se a ausência/alteração da fala não é justificada por alterações na estrutura muscular da região da boca, auditivos ou psicossociais.
  3. Se o ambiente é rico em estimulação, os pais ficam horas brincando com ela, está bem adaptada à escola, e a inteligência está preservada e mesmo assim há algumas falhas.
  4. Se a criança está em um longo processo terapêutico fonoaudiológico (há mais de um ano), mas não há avanços visíveis no quadro apresentado pela criança.

As pesquisas no Brasil nesta área ainda estão caminhando, bem como a formação de profissionais especializados.

Então, a sugestão é: lute por uma intervenção adequada e precoce que vise o treinamento intensivo de fonoterapia ao menor sinal de Apraxia de fala infantil.

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