Audiometria infantil: o que é e como é realizado esse exame
Você conhece o exame de audiometria infantil? Hoje, vamos mostrar a importância desse exame na saúde infantil
Audiometria infantil. Esse exame simples tem um grande poder e responsabilidade por garantir a saúde auditiva de crianças.
A audiometria é o exame de audição que é realizado pelo fonoaudiólogo em qualquer pessoa, para avaliar a capacidade de ouvir e interpretar.
A realização da audiometria infantil possibilita conhecer a audição da criança e detectar possíveis alterações auditivas, permitindo obter as orientações médicas preventivas e/ou de tratamentos mais adequados.
A audição é fundamental para o desenvolvimento e comunicação de qualquer criança, principalmente pelo vínculo com a aquisição da fala e da linguagem.
Nos primeiros anos de vida, é recomendado fazer a audiometria infantil, que previne e detecta alterações auditivas, além de ajudar na reabilitação precoce das crianças que demonstram problemas.
O exame é feito com o bebê/criança sentado no colo da mãe (ou responsável), dentro de uma cabina com isolamento acústico, com fones de ouvido ou em campo livre.
É indolor e usa técnicas lúdicas para envolver o bebê/criança durante a testagem.
A audiometria infantil é feita por um fonoaudiólogo, a pedido de um médico otorrinolaringologista ou pediatra.
Ao nascer, uma criança passa pelo exame de emissões otoacústicas, conhecido popularmente como teste da orelhinha. Esse teste já é lei e está inserido na rede pública de saúde.
Após essa etapa, alguns fatores podem levar um médico a solicitar novos exames.
Se a criança tem antecedentes familiares de problemas auditivos, se tem fator de risco ou apresentou algum quadro que possa comprometer a audição, é preciso investigar mais a fundo.
Testes como BERA e Imitanciometria também podem ser solicitados para um diagnóstico mais completo sobre a audição da criança.
Quando a audiometria infantil é indicada?
A audiometria tem como objetivo avaliar a quantidade de audição da criança. Veja quando ela é indicada:
- Identificar perda de audição em crianças com risco de perda auditiva, como prematuridade, síndromes, histórico familiar, doenças genéticas, má formação;
- Monitoramento audiológico em casos de tratamento para infecções de ouvido – associada a imitanciometria;
- Exame necessário no processo de avaliação e diagnóstico diferencial de atraso no desenvolvimento de fala e linguagem;
- Exame essencial para o diagnóstico diferencial da avaliação do transtorno do espectro autista;
- Exame complementar da avaliação otoneurológica;
- Parte da avaliação do processamento auditivo central, acima dos 4 anos;
- Monitoramento audiológico para adaptação e ajuste de programação das próteses auditiva;
- A audiometria também é solicitada para todas as crianças em idade pré-escolar;
- Indicada a partir dos 6 meses idade;
Apesar do exame ser similar ao de adulto, é essencial que a realização seja feita de forma personalizada para cada criança, com protocolos adaptados conforme a idade, características do desenvolvimento e a necessidade de cada um.
Como funciona a audiometria infantil?
A audiometria é indolor e não causa nenhum desconforto a criança.
As técnicas aplicadas na realização são adaptadas de acordo com a idade, dessa forma é possível saber como uma pessoa escuta desde recém-nascida até a vida adulta.
Nos recém nascidos o exame é a realizado através das otoemissões. Este exame é realizado com a introdução de uma sonda na orelha do paciente.
O equipamento emite sons e a própria orelha responde a esses estímulos, dessa forma é possível saber se a criança está ouvindo ou não. O teste dura cerca de 20 minutos.
Entre os 6 meses e os 3 anos o exame pode ser feito por meio de avaliação instrumental ou reforço visual.
O método instrumental ocorre em um ambiente acústico com instrumentos musicais calibrando onde o médico fonoaudiólogo percute os instrumentos em baixa, média e forte intensidade.
Na avaliação por reforço visual a criança é colocada sem fones em uma cabine — em alguns casos sentada no colo dos pais, e o fonoaudiólogo vai inserindo sons calibrados em uma caixa de som.
Sempre que o paciente reage aos sons é dado um estímulo visual como reforço. O tempo de duração é 40 minutos e em ambos os métodos é observado os comportamentos auditivos da criança e como ela reage aos sons.
Quando a criança permite colocar os fones, entre os 4 e 9 anos, é feita audiometria infantil condicionada.
A criança é colocada em uma cabine acústica, com fones, e sempre que escuta um estímulo sonoro precisa realizar uma ação, como colocar uma peça em um jogo, por exemplo.
Através do exame audiométrico é possível obter o diagnóstico da audição da criança. Se a criança escuta ou não, o quanto escuta, e em caso de perda auditiva, saber qual o seu grau -leve, moderada, severa ou profunda.
Por que fazer o exame?
A função do exame é fornecer informações como o tipo e o grau da perda auditiva, através de níveis mínimos de respostas aos estímulos sonoros apresentados.
Além disso, é possível detectar a deficiência auditiva leve, moderada, severa ou profunda. Isso auxilia no diagnóstico e no processo da reabilitação auditiva.
A audiometria infantil é indicada para as crianças que têm constantes queixas de dificuldades de audição, sensação de ouvido tampado, percepção de zumbidos frequentes, dores de ouvido e incômodos com o som alto.
Vale ressaltar que quanto antes o diagnóstico for realizado, maiores as chances de sucesso na reabilitação auditiva.
A audiometria infantil auxilia na prevenção da saúde auditiva das crianças
O processamento auditivo central envolve as habilidades auditivas para que uma pessoa compreenda uma mensagem, através da interpretação feita pelo cérebro do som percebido pelo ouvido.
Um simples distúrbio no sistema nervoso central pode levar a pessoa a não conseguir interpretar o som, já que depende das habilidades auditivas organizadas e estruturadas.
Todos esses processos do sistema auditivo são ligados às funções cerebrais, como a atenção e a memória, por exemplo.
As etapas de um bom desenvolvimento do processamento auditivo central incluem a detecção, discriminação e reconhecimento do som, localização da fonte sonora e a compreensão do som.
Por isso, é muito importante que sejam feitos diversos exames nos primeiros anos de vida para garantir a saúde das crianças e bebês.
Um desses exames é a audiometria infantil, que previne, detecta e intervém qualquer alteração auditiva.