Audiometria e Processamento Auditivo Central qual a Diferença
A audiometria é um exame rápido, indolor e simples cujo objetivo é verificar a capacidade do indivíduo de interpretar sons e ouvir. A realização da audiometria é de suma importância, pois é através da audiometria que vai ser possível identificar as possíveis alterações ou anormalidades auditivas, verificar o tipo e medir a intensidade da perda auditiva.
A audiometria deve ser feita por um fonoaudiólogo qualificado, pois ele é o profissional indicado para a realização do exame, indicando o melhor tratamento para cada caso específico.
Lei também sobre Para quem é a Neuropsicopedagogia?, clique aqui!
Diante disso, o Neuropsicopedagogo deverá utilizar todo o seu conhecimento para definir o objetivo da avaliação bem
A audiometria é realizada quando há a necessidade de verificar a capacidade auditiva do paciente, ou quando existe a suspeita de algum dano auditivo, ou quando ocorreu algum trauma, como o rompimento do tímpano e infecções auditivas.
Existem dois tipos de audiometria, são elas :
- Audiometria Tonal: Na audiometria tonal é avaliada as funções auditivas do paciente, em diferentes frequências, por volta de 125 a 8000 Hz, visando detectar o grau e tipo de perda auditiva.
- Audiometria Vocal: Na audiometria vocal é avaliada a capacidade de compreender a fala.
Para a realização da audiometria é recomendado:
- manter repouso acústico por no mínimo 14 horas;
- Estar bem descansado.
O exame de audiometria é rápido, simples e indolor. Para realizar o exame é necessário um audiômetro e uma cabine acústica. O indivíduo que será avaliado ficará por cerca de 30 minutos dentro da cabine recebendo os estímulos sonoros em cada um dos ouvidos.
Após a realização dos exames o fonoaudiólogo terá os resultados medidos em decibéis. Após a audiometria o fonoaudiólogo pode solicitar outros exames para facilitar o diagnóstico. E só após o diagnóstico correto o fonoaudiólogo irá sugerir os tratamentos mais indicados para cada caso.
Já o Processamento Auditivo Central (PAC) avalia uma série de operações mentais que o indivíduo realiza ao lidar com informações recebidas via o sentido da audição, ou seja, avalia como o cérebro processa as informações que o indivíduo escutou. Dessa forma, existem habilidades que desenvolvemos ao longo do tempo como, por exemplo, localização sonora, discriminar e reconhecer sons memorizá-los em sequências, são algumas das habilidades que estão envolvidas nesse processo.
O exame é realizado em três sessões de avaliação do processamento auditivo central. O exame é feito dentro de uma cabina acústica e o indivíduo realizará alguns testes, selecionados de acordo com a faixa etária e presença ou não de alterações auditivas. Esses testes têm por finalidade avaliar as habilidades auditivas para que possamos compreender melhor se algum desses processos está alterado.
As diferenças entre a audiometria e o processamento auditivo central vão além da finalidade, como do método utilizado na realização dos exames.
A audiometria é realizada a fim de identificar as possíveis alterações ou anormalidades auditivas, verificar o tipo e medir a intensidade da perda auditiva. E o Processamento Auditivo Central é realizado a fim de avaliar como o cérebro processa as informações que o indivíduo escutou.
A audiometria é realizada em uma sessão de 30 minutos dentro de uma cabine acústica recebendo os estímulos sonoros em cada um dos ouvidos. Já no Processamento Auditivo Central o exame é realizado em três sessões, dentro de uma cabina acústica e o indivíduo realizará alguns testes, selecionados de acordo com a faixa etária e presença ou não de alterações auditivas.
Conte com a Alphafono!
Nós podemos te ajudar! Marque agora mesmo uma consulta para que possamos te conhecer melhor: Whatsapp (11) 98167-0889