Como estimular a fala do bebê e identificar sinais de atraso!

Como estimular a fala do bebê e identificar sinais de atraso!

Uma das melhores coisas de ter filhos é poder acompanhar de perto cada descoberta e aprendizado dos nossos pequenos, concorda?

Não é gostoso vê-los crescendo e se desenvolvendo saudáveis e inteligentes? Além de ser a coisa mais fofa do mundo, claro!

Cada aprendizado representa uma conquista, mas nessa fase é normal que os pais fiquem ansiosos, especialmente pelas primeiras palavrinhas.

Toda criança precisa de estímulos para adquirir a habilidade de falar e os adultos que convivem com o bebê são os maiores responsáveis por esse aprendizado.  Mas como saber se o desenvolvimento da fala está acontecendo normalmente? 

No artigo de hoje vou mostrar como  estimular a fala do seu bebê e mais … vou te mostrar como identificar atrasos e dificuldades para que você possa procurar ajuda especializada, se for o caso.

Mamãe ou papai, o que vai sair primeiro? Façam suas apostas. 

Entenda as etapas da fala

Para identificar atrasos na fala é importante entender como essa habilidade se desenvolve, ou seja, o que é esperado para cada idade? 

Sempre digo que não há com que se desesperar pois cada criança realmente tem o seu tempo, mas é importante ficar atento aos sinais, crianças de 2 anos, por exemplo, devem ter um vocabulário de cerca de 200 palavras e formar frases simples de 2 palavras, como “quero água”.

Entendendo as etapas você irá perceber com facilidade se a criança está se desenvolvendo adequadamente e saberá como estimular a fala do seu bebê. 

É importante entender que antes da criança falar ela já desenvolveu muitos aspectos da linguagem. O aprendizado da fala não começa aos 6 ou 12 meses, mas muito antes disso, desde que o bebê nasce ele já se comunica com os pais e aos poucos é preparado para falar.

No entanto, bebês com problemas auditivos, síndromes e transtornos podem apresentar dificuldades no desenvolvimento dessa aptidão, por isso é importante entender como ela é adquirida. Se você quiser entender com detalhes este assunto você pode ler este artigo: Desenvolvimento da fala da criança: Entenda cada Etapa! 

Quando procurar um especialista?

No geral se o seu filho tem por volta de 2 anos ou mais e apresenta os seguintes sinais:

  • não responde aos seus comandos;
  • precisa que você repita várias vezes alguma coisa para entender;
  • é muito quietinho ou não forma frases simples;
  • só aponta para os objetos;
  • fala pouquíssimas palavras(ou nenhuma);
  • fala enrolado;
  • troca letras, como r pelo l (fala do cebolinha).

Leia também: Meu filho tem 2 anos e não fala, é normal?

Se o seu filho tem menos idade observe se ele está acompanhando as etapas de desenvolvimento conforme esperado, se você perceber que ele está muito atrasado em relação às outras crianças da mesma idade é interessante levá-lo procurar ajuda de um especialista.

De qualquer modo existem muitas formas de estimular a fala do bebê, e você é peça fundamental nesse processo, sabia? 

Continue aqui comigo que vou te explicar o porquê.

Neurônios espelho!

Menina se olhando no espelho. Texto em destaque: neurônios espelho!

Você já ouviu falar de neurônios espelho? Resumidamente se trata de um tipo de neurônio que nossa espécie possui para nos conduzir ao aprendizado de ações típicas do comportamento humano através da percepção e imitação. Para você entender melhor, já ouviu aquele ditado “os filhos são reflexos dos pais”?

Essa afirmação não poderia ser mais verdadeira e até a ciência comprova isso! Mas não quero me estender nesse assunto, o que você precisa saber é que os adultos que convivem com o seu bebê são os principais responsáveis pelo desenvolvimento dele, já que as crianças aprendem observando e imitando suas ações.

Por isso, para potencializar o aprendizado, que deve acontecer naturalmente, tenha em mente que aquilo que você faz reflete na criança. Por isso sua participação direta é indispensável neste processo.

E não é só pela audição que os pequenos aprendem, a observação é parte crucial do processo. Elas aprendem a movimentar a boca, os lábios e a língua observando os adultos. 

Até mesmo a alimentação dos pequenos é importante. A mastigação, por exemplo, é um exercício essencial para o fortalecimento dos músculos da face que são usados na fala. 

Agora que você já sabe como a habilidade é adquirida vamos ver algumas ações que podem ser feitas para estimular a fala do bebê

Como estimular a fala do bebê?

  • Converse com ele, narrando situações comuns do dia a dia. Quando estiver cuidando dele narre suas ações, verbalize o máximo possível;
  • Articule bem a sua fala, seja bastante expressivo e garanta que o bebê veja como sua boca e rosto se movimentam durante as conversas;
  • Fale enfatizando os fonemas mais fáceis como “ma”, “da” e “bá” e tente fazer com que seu bebê os diga de volta para você;
  • Responda quando o bebê ri ou faz caretas. Faça as mesmas caras de volta para ele;
  • Ensine-o a fazer o que você faz, como bater palmas e brincar de esconde-esconde;
  • Aponte cores, objetos e desenhos e diga seus nomes para a criança.
  • Conte historinhas e cante canções para o bebê;
  • Use gestos, como acenar e apontar;
  • Fale sobre sons de animais, isso ajuda seu bebê a conectar ao bicho. Use palavras como “O cachorro diz AuAu, o gatinho faz Miau“;
  • Acrescente o que o seu bebê diz, quando ele diz: “Mamãe”, diga: “Aqui está a mamãe. Mamãe ama você. Onde está o bebê? Aqui está o bebê”;
  • Leia para o seu filho, fale sobre as figuras. Escolha livros resistentes e com imagens coloridas grandes. Pergunte ao bebê: “O que é isso?” e tente fazer com que ele aponte ou nomeie objetos.

Com essas ações vai ficar fácil estimular a fala do bebê. Agora você já sabe como potencializar o aprendizado do seu filho e identificar se ele está se desenvolvendo como esperado!

Fique atento aos sinais e coloque em prática as dicas que demos para ver a evolução do seu pequeno. Ficou com alguma dúvida ou quer entrar em contato para conhecer melhor o nosso trabalho? 

Deixe o seu comentário ou mande uma mensagem pelo whatsapp para 11 99460-8548, será um prazer ajudar o seu bebê a desenvolver a fala.

Qual a sua opinião