Dificuldade de aprendizagem: como fonoaudiologia e psicopedagogia podem ajudar?
Você sabia que a fonoaudiologia e a psicopedagogia podem ajudar a tratar a dificuldade de aprendizagem? Saiba como!
Dificuldade de aprendizagem pode uma longa jornada para pais e crianças. Mas, ele não precisa ser percorrido sozinho.
O papel do profissional de fonoaudiologia vai além de trabalhar com a entonação de voz de uma pessoa.
A importância reside em outros vários aspectos, que abrangem todos os caminhos que lidam com a fala, a audição e a escrita.
O processo de aprendizagem é uma etapa de profunda relevância na vida de um indivíduo, sendo que a infância é a fase mais determinante e decisiva.
É muito comum, no entanto, que crianças apresentem algum sinal que necessite de um acompanhamento profissional.
Vamos estabelecer uma classificação para os alunos que apresentam problemas escolares:
- Dificuldades de aprendizagem que podem ser de percurso, evolutivas, transitórias e dificuldades secundárias a outras patologias (deficiência mental, sensorial, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, transtornos emocionais, neurológicos, etc.);
- Transtornos de aprendizagem, descritos pelos manuais de diagnóstico (DSM – IV e CID-10). Nestes últimos, são descritos os especificadores de gravidade e curso: os leves, moderados e os severos. Os severos, que persistem até a vida adulta, recebem a denominação de dislexia evolutiva ou de desenvolvimento.
O que nos faz diferenciar esses 3 níveis?
Não é fácil estabelecer um ponto de corte. Podemos dizer que a característica principal do transtorno severo é a gravidade dos sintomas (na ausência de outros estressores) e sua persistência (embora atenuada) ao longo da vida (apesar de tratamento adequado).
Para caracterizar os disléxicos, vamos iniciar a reflexão pelos já conhecidos critérios por exclusão:
- Não são portadores de problemas psíquicos ou neurológicos graves;
- Não apresentam deficiência intelectual ou sensorial;
- Não trocaram de escola (língua materna) mais de 2 vezes nos 3 primeiros anos escolares e não faltaram mais de 10% de aulas nessa época.
O papel do psicopedagogo na dificuldade de aprendizagem
É papel do psicopedagogo trabalhar no âmbito educacional e na saúde, com foco no processo de aprendizagem e suas dificuldades.
Uma das características principais do papel do psicopedagogo é o preventivo, quer seja clínico ou educacional.
Ajudar, orientar e principalmente diagnosticar corretamente os problemas relacionados à aprendizagem, evitando assim o fracasso escolar e erros na intervenção ou diagnóstico psicopedagógico.
A psicopedagogia é uma área interdisciplinar, faz-se necessária para compreender os problemas de aprendizagem, refletir e intervir sobre questões relacionadas ao desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo implícitas nas situações de aprendizagem.
No primeiro contato, com o aprendente e seus familiares, o psicopedagogo procura avaliar a situação de forma eficiente e proveitosa, utilizando da “escuta psicopedagógica”, que o auxiliará a captar através do jogo, do silêncio, dos que possam explicar a causa de não aprender.
O atendimento clínico, visto como terapêutico tem como objetivo reintegrar o aluno que apresenta dificuldades de aprendizagem ao processo de reelaboração do conhecimento.
A psicopedagogia não lida diretamente com o problema, lida com as pessoas envolvidas.
Lida com as crianças, com os familiares e com os professores, levando em conta aspectos sociais, culturais, econômicos e psicológicos.
Esse “olhar” carinhoso, preocupado, responsável que deve ter o psicopedagogo é para não permitir que o aluno acumule mais uma possibilidade de insucesso.
Buscando dessa forma desenvolver no aluno a iniciativa e a coragem para aprimorar suas habilidades levando-o a tentar novas experiências.
Como é o trabalho do fonoaudiólogo nos casos de dificuldade de aprendizagem
A resposta da pergunta que norteia este artigo não é difícil, mas requer um espaço para que o passo-a-passo seja devidamente exposto.
Vale adiantar, no entanto, que a função exercida pelo fonoaudiólogo é completamente multidisciplinar, sendo que ele é responsável por dar as coordenadas aos demais especialistas (principalmente por estar por dentro da demanda do paciente).
O fono é responsável por traçar, junto com as diretrizes da equipe pedagógica, exercícios que trabalhem a oralidade.
Sendo assim, o profissional utiliza materiais gráficos para estimular a leitura e, assim, analisar os problemas apresentados pela criança.
Outro fator importante é a associação das funções do fonoaudiólogo ao planejamento escolar, sendo que a comunicação do estudante é um detalhe primordial de todo o processo pedagógico.
Contudo, esses profissionais não pertencem à área pedagógica, mas representam uma importante parceria na proposição de soluções que visem dar à criança melhores resultados em sua linguagem.
O fonoaudiólogo procura exercer suas atividades por meio de técnicas que envolvem o aspecto lúdico, como textos próprios para a infância e até jogos que estimulem a fala.
Vale ressaltar que o profissional de fonoaudiologia também pode utilizar exercícios que ajam diretamente na musculatura que estejam ligados à fala e à audição.
Quando o fonoaudiólogo estabelece uma determinada comunicação com a escola, o trabalho tende a ficar completo.
Isso acontece, pois, junto com a equipe pedagógica, ambas as partes podem desempenhar metodologias que compreendam aspectos importantes no processo de aprendizagem, como a alfabetização.
Cada um em sua devida área de atuação.
Em casos mais extremos, é de grande relevância que o profissional conte também a ajuda de psicólogos para ajudar na identificação dos problemas que afligem a criança.
Esses episódios podem envolver gagueira, bloqueio de comunicação ou qualquer outra alteração na fala.
Há que se ressaltar outras funções que o profissional de fonoaudiologia também exerce junto a escolas:
- Promover análises no contexto escolar para proporcionar sondagens na escrita em grupo e observar estratégias junto aos professores;
- Atuar no processo de inclusão escolar de alunos que apresentem necessidades pedagógicas especiais;
- Ajudar na elaboração de técnicas que ofereçam ao estudante uma experiência satisfatória diante do medo de se comunicar de forma efetiva.
Fonoaudiólogo e psicopedagogo: um time importante no tratamento às dificuldades de aprendizado
A atuação fonoaudiológica na escola é de suma importância para o desenvolvimento da comunicação oral e escrita, voz e audição das crianças, considerando sempre a prevenção de possíveis alterações fonoaudiológicas.
Este trabalho deve ser realizado junto à equipe pedagógica, numa relação de parceria principalmente com o psicopedagogo, viabilizando desta forma um melhor desenvolvimento e desempenho escolar dos alunos.
Toda a questão, quando analisada em conjunto pelos profissionais, pela família e pela escola, pode ser abordada de formas específicas para o atingimento do resultado desejado: o aprendizado pleno, pela criança.
A dificuldade de aprendizado é uma constante em muitos lares e instituições de ensino.
Oferecer um caminho para que ela não seja uma pedra no caminho do aprendizado infantil é uma saída honrosa para o desenvolvimento intelectual que a criança precisa.
Por isso, é importante que você não ignore a dificuldade de aprendizado e, ao menor indício de problemas, procure ajuda.