Disgrafia e a letra feia

Disgrafia e a letra feia

Escrever é uma tarefa difícil por mais que pareça extremamente fácil, não requer somente a habilidade de organizar e expressar as ideias, mas também requer a capacidade de obter os músculos das mãos  e dos dedos para formar essas ideias, letra por letra no papel.

Disgrafia
Disgrafia

A disgrafia é um transtorno de aprendizagem onde também é nomeado como letra feia. Onde é definido por uma dificuldade durante a escrita devido a um problema perceptivo-motor que afeta a habilidade de escrever palavras, números, letras, símbolos e frases.

A Disgrafia atinge uma a cada cinco crianças, apesar de ser bastante comum raramente é abordada nos grupos de pais.

Alguns dos sintomas que podem indicar a Disgrafia são:

  • Espaçamento irregular e imprevisível das palavras. 
  • A escrita vagueia acima ou abaixo das linhas da folha.
  • Letras maiúsculas aleatórias no meio das palavras ou não colocar as letras maiúsculas no início da palavra. 
  • Reclamar que a mão dói ao escrever.
  • Segurar o lápis de forma estranha ou escrever com o corpo em uma posição incomum.
  • Dificuldades nas tarefas escritas.
  • Erros de ortografia comuns.
  • Má organização da página.
  • Letras deformadas.
  • Traços de má qualidade.
  • Letras corrigidas várias vezes.
  • Dimensões exageradas.
  • Ritmo de escrita muito lento ou rápido demais.
  • Desenhos distorcidos, mal colocados na folha, sem proporção ou planejamento e pobres em detalhes.

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As causas da Disgrafia podem ser complexas de encontrar pois os fatores determinantes são diversos, como por exemplo:

Causas maturativas: podem ser relacionadas a alterações de lateralidade e da eficiência psicomotora. 

Causas caracteriais: podem ser relacionadas à personalidade da criança, influenciando o aspecto da escrita. 

Causas pedagógicas: podem ser relacionados a forma de ensinar e da velocidade da aprendizagem. podendo causar distúrbios na escrita como:

  • Ensinamento rígido e inflexível.
  • Erro no diagnóstico do grafismo.
  • Deficiência na orientação no processo de aquisição da mestria motora.
  • Orientação inadequada.
  • Objetivos demasiado ambiciosos.
  • Materiais inadequados ao ensino. 
  • Incapacidade para ensinar a posição correta do papel e do movimento bases da escrita.

O diagnóstico da disgrafia é realizado logo após a criança entrar na escola e apresentar dificuldades de aprendizado. Podendo ser identificado pelos professores, psicólogos, pedagogos ou neuropediatras .

O ponto de partida para ajudar uma criança que apresenta a disgrafia é estabelecer um relacionamento sincero , com a finalidade de que a criança se sinta segura e apoiada, tanto na escola como em casa.Existem algumas estratégias que podem auxiliar a criança com a disgrafia e melhorar a escrita, dedicando se ao desenvolvimento psicomotor e o grafismo:

  • Ensinar a criança a postura correta na cadeira e secretária.
  • Realizar exercícios gráficos, como por exemplo labirintos, cadernos pontilhados.
  • Realizar exercícios para a motricidade fina.
  • Dedicar-se a momentos apenas para à escrita.
  • Realizar atividades pictográficas como: a pintura, desenho e a modelagem.
  • Realizar exercícios que trabalhem a forma, o tamanho, a inclinação das letras, o aspecto do texto, a inclinação da folha e a manutenção das margens e das linhas.
  • Ensinar a criança a auto-verbalizar a forma das letras.
  • Utilizar de ajudas físicas ou verbais, como por exemplo: mover a mão do aluno ou providenciar a indicação de pontos ou setas nas letras.

Seu filho apresenta sinais de disgrafia? Considere consultar um especialista.

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