DPAC: Tudo o que você precisa saber
O Disturbio do Processamento Auditivo Central (DPAC) é a capacidade do nosso cérebro interpretar de forma consciente/funcional os sons à nossa volta. Sua função é localizar e memorizar os sons, identificar um padrão acústico, entre outras funções.
O Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC), é um mal funcionamento que afeta o entendimento, identificado por dano à via Auditiva Central, causando um processamento lento das informações, sendo difícil a decodificação e a compreensão. Cerca de 2 a 7% da população infantil em idade escolar pode apresentar DPAC diagnosticado ou não.
Suas causas são incertas e variáveis, podendo ser:
- Genéticas;
- Por otites de repetição;
- Traumatismo craniano;
- Lesões cerebrais;
- Envelhecimento natural do cérebro.
O DPAC pode acometer qualquer idade ou sexo, apesar de ser mais comum em idosos e crianças.
Os principais sintomas que um paciente com DPAC podem apresentar são:
- Agitação;
- Desatenção e distração fácil;
- Dificuldades para ler ou escrever;
- Dificuldade de memorizar;
- Dificuldades para entender conceitos de duplo sentido;
- Dificuldade para identificar a localização do som;
- Dificuldades no entendimento de informações em ambientes ruidosos;
- Pede com frequência para repetir a informação;
- Troca de letras na fala ou na escrita.
O Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC) pode ser seguido de outros problemas como TDAH. Apesar de muitas vezes serem confundidos, eles são distúrbios diferentes, que podem ser manifestados juntos ou não.
Quando os sintomas aparecem o primeiro passo é procurar um otorrinolaringologista, juntamente com uma equipe multidisciplinar composta por audiologista, fonoaudiólogo, psicólogo, pedagogos, neurologistas, entre outros.
O médico responsável irá analisar o caso e após o diagnóstico será estabelecido um plano de ação. O profissional mais qualificado para fazer a avaliação em casos de DPAC é o FONOAUDIÓLOGO especializado em audiologia.
Descubra como é feito o exame de processamento auditivo, clique aqui!
Apesar de não existir cura para DPAC, existem intervenções que podem ajudar a melhorar a capacidade de comunicação.
O tratamento para DPAC é específico para cada indivíduo e envolve diversas intervenções como treinamento auditivo, intervenções nas escolas e em casa. Como por exemplo: pode ser feito o tratamento clínico com fonoaudiólogo que faz a estimulação em cabine, usado em crianças que já respondem aos estímulos; Treinamento auditivo onde o paciente realiza uma terapia de audição com o fonoaudiólogo; Intervenções em sala de aula onde deve ser informado aos funcionários da escola sobre o distúrbio auditivo e como ele afeta o aprendizado do aluno; Intervenções em casa reduzindo os déficits de quem sofre de DPAC.
Nós podemos ajudá-lo! Marque agora mesmo uma consulta para que possamos te conhecer melhor: Whatsapp (11) 98167-0889