Meu filho é muito desatento. Ele pode ter distúrbio do processamento auditivo central?

Meu filho é muito desatento. Ele pode ter distúrbio do processamento auditivo central?

Meu filho é muito desatento. Ele pode ter distúrbio do processamento auditivo central?

Meu filho é muito desatento! Você já se pegou dizendo isso?  Se você chegou até aqui é provável que sim. O que talvez você não tenha pensado é que talvez ele esteja sofrendo de distúrbio do processamento auditivo central e isso sim merece atenção!

Você sabe que o seu filho ouve bem, mas por que será que às vezes ele não entende o que você diz? Na escola ele precisa que a professora repita várias vezes a mesma coisa para que ele compreenda, e talvez até já tenha chegado uma reclamação da parte dela ou um alerta para que você busque ajuda.

Muitas crianças passam por isso e muitas vezes não se trata de um déficit de atenção ou hiperatividade. O transtorno do processamento auditivo central não é um problema auditivo, mas sim no processamento das informações, e geralmente pode ser revertido com a ajuda de um fonoaudiólogo.

A seguir você verá exatamente o que é esse transtorno, o tratamento e como funciona o exame para o diagnóstico.

 

Meu filho é muito desatento…              

                                     

Meu filho é muito desatento. Distúrbio do processamento auditivo central

 

Este assunto não é tão conhecido entre as mães, mas certamente existem mais casos do que se imagina de pessoas com distúrbio do processamento auditivo central.

Você já ouviu alguém dizer “ Meu filho é muito desatento ”, “Sempre tenho que falar duas vezes”, “Parece que ele não me escuta”… E por aí vai? Provavelmente você mesma fale bastante essas frases…

A primeira coisa que passa pela nossa cabeça é que a criança pode não estar ouvindo direito, mas geralmente quem possui DPAC ouve bem…

Isso significa que o problema não está no ouvido, mas sim nas áreas do cérebro responsáveis pela interpretação dos sons.

Ou seja, o problema está no processamento auditivo central, que é um conjunto de habilidades específicas e complexas que nos ajudam a entender o que é falado.

É simplesmente um problema de interpretação do que é captado pelas vias auditivas.

Quando a criança tem distúrbio do processamento auditivo central ela ouve perfeitamente, mas tem dificuldade em executar habilidades como compreender as informações contidas na fala ou identificar de onde está vindo o som.

Por isso elas são tão prejudicadas na escola. Ambientes barulhentos podem ser difíceis para essas crianças. Com o processamento auditivo normal em ambientes como a escola nós ignoramos os ruídos e prestamos atenção na mensagem alvo, que no caso seria o que a professora está falando, essas crianças nem sempre conseguem fazer isso.

Qualquer pessoa de qualquer idade pode sofrer essa condição, mas é muito importante que o diagnóstico aconteça ainda na infância para que o aprendizado e o desenvolvimento da criança não fiquem comprometidos.

Geralmente os pais percebem a dificuldade de seus filhos na fase da alfabetização e quanto antes for diagnosticado melhor.

A boa notícia é que pode ser revertido com o tratamento adequado.

 

Sinais de Distúrbio do processamento auditivo Central

 

Para ter certeza de que seu filho é desatento porque está sofrendo de distúrbio do processamento auditivo central é necessário leva-lo a um fonoaudiólogo, mas algumas observações podem ser feitas em casa pelos pais.

Fique atento se seu filho:

  • Pede sempre para você repetir o que foi falado, crianças que falam muito “Hã?”, “Que?”, “Oi?”…
  • Pede para você falar mais alto, ou fala muito alto.
  • Tem dificuldades em entender palavras de duplo sentido, interpretam as coisas no sentido literal.
  • Não consegue identificar onde você está quando você chama de longe.
  • Aumenta muito o volume de aparelhos eletrônicos, como TV.
  • Tem dificuldade em memorizar e tomar nota de algo.
  • Tem dificuldade em aprender um segundo idioma.
  • Quando você fala um conjunto de sílabas como, por exemplo, “Pa, Ta, Cá,” e pede para a criança repetir ela pode não se lembrar de todas as sílabas ou demonstrar dificuldade.

Se você perceber algum desses sinais no seu filho pode ser o momento de procurar ajuda profissional, para garantir que está tudo bem.

 

Diagnóstico e tratamento.

 

Quando uma mãe diz “ Meu filho é muito desatento ” algumas pessoas pensam que a criança é “avoada” e que isso passará com a idade, mas a verdade é que todo cuidado é pouco, a melhor maneira de garantir que não seja nada mais grave é procurar a um médico.

Para o diagnóstico do DPAC é necessário um exame de audiometria que ateste que a criança está com a audição em boas condições.

Atestado que o aparelho auditivo está intacto o fonoaudiólogo irá examinar o caso, conversar com os pais e proceder com os testes em cabine acústica para verificar as habilidades auditivas da criança.

O tratamento é basicamente treinar o cérebro para reorganizar o processamento auditivo. O fonoaudiólogo irá definir uma série de treinos que a criança irá repetir todos os dias em um período de tempo junto com o fonoaudiólogo, possivelmente na cabine acústica.

Feito isso a criança irá recuperar as habilidades auditivas e passará a compreender normalmente o que você diz, seu desempenho na escola irá melhorar e o desenvolvimento da criança estará assegurado.

 

Conclusão

 

Neste texto nós vimos que mães e pais que tem filhos desatentos precisam verificar como anda a audição da criança e se ela está realmente compreendendo o que eles estão falando, já que podem estar sofrendo de Distúrbio do processamento auditivo central.

Essa condição não é um problema no aparelho auditivo, mas sim no processamento das informações recebidas pelas vias auditivas.

É um problema reversível, que possui um bom tratamento, mas que se não for diagnosticado cedo pode comprometer o desenvolvimento da criança na escola.

Se você é uma das mães que pensam “ Meu filho é muito desatento ” e está preocupada que essa não seja só uma fase procure ajuda! Se precisar entre em contato conosco pelo Wattsapp  (11) 9 9460 8548 e marque uma avaliação, ficaremos felizes em ajudar.

5 comments

  1. Fernanda - 04/09/2018 10:47 AM

    O meu filho tem este disturbio eu ainda estou procurando tratamento mais nao estou conseguindo pelo convenio medico.

    Responder
  2. Thabata Braga - 03/09/2018 2:17 PM

    Gostei muito deste artigo! Acredito que muitas pessoas nunca ouviram falar desse distúrbio do processamento auditivo central. Eu, pelo menos, desconhecia. Tomara que ajude muitas pessoas!

    Responder
    • Dra. Giovana Micheli - 16/10/2018 8:21 PM

      Obrigada pelo seu comentário Thabata! Continue acompanhando nossos conteúdos, em breve trarei mais sobre o assunto.

      Responder
  3. Alaide - 01/09/2018 8:24 PM

    Parabéns, mt boa a explicação… isso realmente acontece com alguns pais, que acreditam que é só uma fase passageira.

    Responder

Have your say

× Como posso te ajudar?