Mordida cruzada e a fonoaudiologia
A mordida cruzada consiste no desencontro entre os dentes da arcada superior e os da arcada inferior. Em boa parte dos casos, ela é bem perceptível, principalmente quando os dentes de baixo se sobrepõem sobre os de cima, deixando o queixo com uma proeminência para frente.
No entanto, existe a possibilidade da mordida cruzada passar despercebida, pois pode ser mascarada por dentes aparentemente alinhados, mas que se deslocam de maneira incorreta durante a mastigação.
Na infância, a mordida cruzada atrapalha o correto crescimento dos ossos da face, refletindo no desenho, fratura, perda de dentes, retração gengival e comprometimento das articulações da boca.
Os pacientes devem ser avaliados e acompanhados por pelo menos três profissionais: o ortodontista, o fonoaudiólogo e o médico otorrinolaringologista ou alergologista.
A Fonoaudiologia trabalha com a Fonoterapia nos casos de mordida cruzada aplicando exercícios que são capazes de corrigir por exemplo: a respiração bucal, padrões de mastigação e deglutição, bem como vícios posturais da língua, de forma a cooperar com a Ortodontia.
Leia mais sobre Tratamentos para TDAH, clique aqui!
Mas para que o sucesso no tratamento seja alcançado, é imprescindível que o Ortodontista identifique a necessidade da Fonoterapia e encaminhe o paciente ao Fonoaudiólogo o quanto antes.
A fonoaudiologia pode atuar ainda na prevenção dos distúrbios orofaciais, por meio de orientação às mães ainda na maternidade sobre a forma correta da amamentação, a introdução das diversas consistências de alimentos no momento certo e a atenção com relação aos possíveis hábitos nocivos da criança, como chupar chupeta e dedos por período prolongado, são fatores essenciais para evitar problemas no padrão de deglutição infantil e que podem ocasionar mau-posicionamento dos dentes e a mordida cruzada.
Conte com a Alphafono!
Nós podemos te ajudar! Marque agora mesmo uma consulta para que possamos te conhecer melhor: Whatsapp (11) 98167-0889