O que é a Audiometria? Tudo o que você precisa saber!
A audiometria é um exame rápido, indolor e simples cujo objetivo é verificar a capacidade do indivíduo de interpretar sons e ouvir. De acordo com o índice Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), só no Brasil existem quase dez milhões de pessoas com algum tipo de deficiência auditiva. É de extrema importância cuidar da audição, pois pode ocorrer danos em qualquer idade.
A realização da audiometria é de suma importância, pois é através da audiometria que vai ser possível identificar as possíveis alterações ou anormalidades auditivas, verificar o tipo e medir a intensidade da perda auditiva.
A audiometria deve ser feita por um fonoaudiólogo qualificado, pois ele é o profissional indicado para a realização do exame, indicando o melhor tratamento para cada caso específico.
A audiometria é realizada quando há a necessidade de verificar a capacidade auditiva do paciente, ou quando existe a suspeita de algum dano auditivo, ou quando ocorreu algum trauma, como o rompimento do tímpano e infecções auditivas. As pessoas que ficam expostas a sons muito altos ( Sons acima de 85 decibéis) tendem a desenvolver alguma complicação auditiva mais grave.
Ao procurar o fonoaudiólogo é importante comunicar :
- Histórico familiar de problemas auditivos;
- Se já tem algum dano auditivo de nascença;
- Se está exposto a altos ruídos;
- Se existe a ruptura do tímpano;
- Se faz uso exagerado de medicamento que podem afetar a audição;
- Infecções no ouvido;
- Fatores psicológicos.
Existem dois tipos de audiometria, são elas :
- Audiometria Tonal: Na audiometria tonal é avaliada as funções auditivas do paciente, em diferentes frequências, por volta de 125 a 8000 Hz, visando detectar o grau e tipo de perda auditiva.
- Audiometria Vocal: Na audiometria vocal é avaliada a capacidade de compreender a fala.
Para a realização da audiometria é recomendado:
- manter repouso acústico por no mínimo 14 horas;
- Estar bem descansado.
O exame de como dito acima é rápido, simples e indolor. Para realizar o exame é necessário um audiômetro e uma cabine acústica. O indivíduo que será avaliado ficará por cerca de 30 minutos dentro da cabine recebendo os estímulos sonoros em cada um dos ouvidos.
Leia também: Audiometria: tudo que você precisa saber sobre este exame
Após a realização dos exames o fonoaudiólogo terá os resultados medidos em decibéis, veja a escala abaixo:
- até 25 decibéis: Sem problema auditivos;
- 26 a 40 decibéis: Perda auditiva leve;
- 41 a 50 decibéis: Perda auditiva moderada;
- 56 a 70 decibéis: Perda auditiva moderadamente severa;
- 71 a 90 decibéis: Perda auditiva severa;
- 91 a 120 decibéis: Perda auditiva profunda.
Após a audiometria o fonoaudiólogo pode solicitar outros exames para facilitar o diagnóstico. E só após o diagnóstico correto o fonoaudiólogo irá sugerir os tratamentos mais indicados para cada caso.
Portanto, se você trabalhar em locais com muito ruídos, ou perceber algo anormal procure um fonoaudiólogo para uma avaliação.
Nós podemos ajudá-lo! Marque agora mesmo uma consulta para que possamos te conhecer melhor: Whatsapp (11) 98167-0889