O que é a Língua presa?

A anquiloglossia também conhecida como Língua Presa ou Língua Gravata é uma situação presente já no nascimento que limita a amplitude do movimento da língua.

Na anquiloglossia o frênulo lingual ( uma faixa de tecido curto, grossa ou apertada) segura a parte inferior da ponta da língua no assoalho da boca, onde pode interferir durante a amamentação, ao colocar a língua para fora, na alimentação, fala e ao engolir.
Os sintomas da anquiloglossia podem incluir:
- Dificuldade ao levantar a língua para os dentes superiores;
- Dificuldade em mover a língua de um lado para o outro;
- Dificuldade em colocar a língua pra fora dos dentes inferiores da frente;
- Uma língua que parece entalhada ou em forma de coração quando espetada;
É indicado procurar um pediatra ou fonoaudiólogo quando:
- O bebê tem sinais de língua presa que causam problemas;
- Um fonoaudiólogo acha que a fala do seu filho é afetada pela língua presa;
- Seu filho mais velho se queixa de problemas na língua que interferem na alimentação, na fala ou no alcance dos dentes posteriores;
- Você está incomodado com seus próprios sintomas de anquiloglossia.
As causas da anquiloglossia ainda são desconhecidas, porém em alguns casos a língua presa está associada a fatores genéticos. A anquiloglossia é mais comum nos meninos do que em meninas.
Leia mais sobre Tratamentos para TDAH, clique aqui!
A língua presa pode interferir no desenvolvimento oral do bebê, como por exemplo: problemas na amamentação, dificuldades na fala, má higiene bucal, e dificuldades em outras atividades orais.
A anquiloglossia é diagnosticada durante a realização de um exame físico. Nos bebês, o médico pode utilizar uma ferramenta de triagem para pontuar os vários aspectos da aparência e da capacidade dos movimentos da língua.
O médico provavelmente fará várias perguntas como por exemplo:
- Se seu bebê tem língua presa, você está tendo problemas para amamentá-lo?
- Se o seu filho mais velho tem língua presa, ele ou ela está tendo problemas para fazer certos sons ou cuidar dos dentes?
- Está se desenvolvendo uma lacuna entre os dois dentes inferiores da frente do seu filho?
- Se você tem língua presa, está preocupado com atividades que não consegue fazer por causa do movimento limitado da língua?
A língua presa tem cura, o tratamento é recomendado por um especialista e se a língua presa não atrapalha no desenvolvimento é recomendado tratamentos fonoaudiológicos para ajudar a melhorar os sons e em casos mais graves é recomendado o tratamento de forma cirúrgica que incluem:
- Frenotomia: é um procedimento cirúrgico simples, feito com ou sem anestesia, o médico examina o frênulo lingual e em seguida utiliza uma tesoura estéril para cortar o frênulo, o procedimento é rápido e o desconforto é mínimo.
- Frenuloplastia: é um procedimento mais extenso, é realizado com anestesia geral e com instrumentos cirúrgicos, após o frênulo ser liberado a ferida é fechada com sutura que são absorvidas por conta própria à medida que a língua cicatriza.
Caso você note que seu filho ou aluno esteja apresentando algum desses sintomas, procure um médico ou fonoaudiólogo para uma avaliação.
Conte com a Alphafono!
Nós podemos te ajudar! Marque agora mesmo uma consulta para que possamos te conhecer melhor: Whatsapp (11) 98167-0889