Seu filho tem dificuldades para falar? Entenda O que é Apraxia da Fala Infantil.

Seu filho tem dificuldades para falar? Entenda O que é Apraxia da Fala Infantil.

O que é Apraxia da Fala Infantil?

Até mesmo alguns profissionais têm dúvidas sobre O que é Apraxia da Fala Infantil… Quem dirá os pais!

Os pais são os maiores interessados nas primeiras palavrinhas do bebê, ficam ansiosos esperando os primeiros balbucios.

Por isso é tão doloroso quando esses pais amorosos percebem que as palavras não vêm, ou que seus filhos estão com dificuldade de falar…

E também quando precisam explicar porque seus filhos ainda não falam, ainda mais quando nem eles sabem ao certo.

O que acontece é que seus filhos não conseguem programar as palavras da maneira correta.

Muitas crianças com Apraxia da Fala Infantil são diagnosticadas como autistas ou com atraso de linguagem, o que acaba gerando mais preocupação nos pais.

Neste Post eu vou esclarecer O que é Apraxia da Fala Infantil, você verá a melhor maneira de tratar e como diagnosticar o mais rápido possível.

 

O que é Apraxia da Fala Infantil?

 

A Apraxia da fala infantil é um distúrbio neurológico motor da fala em crianças.

É uma desordem nos movimentos do processo da fala, quando o indivíduo não apresenta nenhum déficit neuromuscular (reflexos anormais, tônus alterado etc).

Em outras palavras, Apraxia da fala infantil é quando a criança sabe o que você está falando, e sabe o que quer falar, mas o cérebro dela não consegue organizar as palavras e enviar os estímulos para o resto do corpo emiti-las.

Isso quer dizer que a criança pode não conseguir mover os lábios, ou a língua para o lugar certo para emitir os sons, mesmo que não haja nada de errado com os músculos da boca.

 

 

Tratamento e diagnóstico

 

Não é fácil diagnosticar a Apraxia da Fala na Infância, até porque este assunto ainda é uma novidade no Brasil, por aqui poucos profissionais realmente são capazes de chegar ao diagnóstico correto.

Geralmente a apraxia está ligada a outras condições que possuem como característica o atraso na fala, como Síndromes genéticas e o autismo, mas nem sempre este é o caso, pode sim acontecer com qualquer criança e a causa é desconhecida.

Então é essencial que o diagnóstico seja específico, para que a criança possa receber o tratamento correto e ter melhor qualidade de vida.

A criança portadora de Apraxia da Fala Infantil poderá desenvolver-se e ter uma vida normal e comunicativa, mas em uma velocidade diferente das outras crianças, e este é um longo percurso.

Porém sem ajuda profissional o desenvolvimento é incerto.

Neste caso a primeira coisa a se fazer é consultar um fonoaudiólogo experiente!

Para os pais o diagnóstico é algo Libertador, e saber o com que estamos lidando é a melhor maneira de ajudar os nossos pequenos!

 

Sinais de que seu filho pode ter Apraxia da fala

 

Geralmente as crianças com Apraxia são vistas como “Bebês quietinhos”, não balbuciam muito e palavras simples como “má-má” ou “pá-pá” surgem muito mais tarde que o esperado.

Possuem dificuldade em combinar os sons para formar palavras, às vezes falam só as consoantes mais fáceis, ou algumas sílabas, ou apenas vogais…

Por exemplo: Bola pode ser dita como “O-A”.

Colocam longas pausas entre os sons e podem até ter dificuldade de mastigação .

Conforme a criança vai crescendo os pais percebem que ela se esforça para falar, mas não consegue pronunciar as palavras corretamente.

Apresentam dificuldade com palavras e frases maiores e nem sempre dizem a mesma palavra da mesma maneira.

Nem sempre conseguem imitar o que os outros dizem, mas se saem melhor no diálogo se receberem ajuda.

Pode ser difícil entender o que a criança está querendo dizer, especialmente para aqueles que não convivem com ela.

O mais importante é que com o tratamento adequado e dependendo do grau da Apraxia ela poderá se desenvolver e melhorar muito a comunicação.

 

Concluindo…

 

Neste artigo vimos O que é Apraxia da Fala Infantil, descobrimos que essa desordem impede que o cérebro percorra o caminho natural para a formação das palavras e desenvolvimento da Fala.

Vimos também a importância do diagnóstico para que a Criança com Apraxia tenha um bom desenvolvimento…

E a importância de se escolher um profissional experiente para chegar a esse diagnóstico.

Se depois de entender O que é Apraxia da Fala Infantil, e os sinais mais comuns você chegou a conclusão de que deveria levar seu filho ao fonoaudiólogo nos envie uma mensagem, nós chegaremos juntos ao diagnóstico e tratamento adequado. Me chame no Whatsapp (11) 9 9460 8548.

 

 

Qual a sua opinião