PROMPT terapia da fala: O que é, como funciona e quem pode usar.

PROMPT terapia da fala: O que é, como funciona e quem pode usar.

Prompt terapia da fala


Já pensou se fosse possível estimular a fala das crianças com as próprias mãos?!  

Bom, é mais ou menos disso que se trata a terapia da fala conhecida como método PROMPT, uma abordagem multidimensional que envolve sugestões de toque.

Esta é uma técnica utilizada por profissionais de fonoaudiologia em crianças que possuem algum distúrbio, entre eles apraxia da fala.

Então, se o seu filho ou aluno já foi diagnosticado com um transtorno da fala, e até se já começou uma intervenção mas não está evoluindo como o esperado, continue aqui comigo.

Vamos descomplicar o assunto, mostrando o que é, como funciona e quais os benefícios do método prompt.

Vamos lá?

O PROMPT desde o início

Você pode estar pensando que o método prompt é algo muito novo, na verdade não é bem assim.

Os primeiros passos para o desenvolvimento do modelo foram dados pela Dra. Deborah Hayden, fonoaudióloga americana, no final dos anos 70 .

Desde então, a abordagem evoluiu muito e agora já temos casos e estudos que comprovam sua eficácia com resultados surpreendentes, especialmente em pacientes que não responderam aos métodos tradicionais.

PROMPT significa “Prompts for Reestructuring Oral Muscular Phonetic Targets” (Pistas para a reestruturação dos alvos fonéticos musculares orais).

Trata-se de um método tátil-cinestésico, que usa toques específicos nas regiões da mandíbula, língua e lábios como pistas para estimular manualmente a produção de um som, palavra ou frase.

Com as técnicas certas, o profissional especializado desliza suavemente os dedos estimulando a criança na execução correta de movimentos importantes dos articuladores da fala, causando um efeito de indução ao acerto.

Apesar de ser uma técnica fundamentada em toque, isso não significa que seja efetivo apenas nos aspectos motores, na verdade, estudos comprovam que o PROMPT tem eficácia em três pilares importantes do desenvolvimento da fala: motor, cognitivo-linguístico e social-emocional.

A terapia PROMPT não é tão popular no Brasil, já que poucos profissionais estão habilitados para executá-la.

Aliás, vale ressaltar que, a escolha do profissional pode impactar diretamente nos resultados, e muitas vezes conhecer o PROMPT não é o suficiente.

Sendo assim, é importante que o profissional fonoaudiólogo seja especialista em linguagem, com uma boa base de conhecimentos e experiência.

O PROMPT pode ajudar seu filho?

O PROMPT pode ser aplicado em crianças a partir de 6 meses de idade. Mas isso é muito difícil acontecer, já que nessa idade é muito raro ter algum diagnóstico ou histórico de intervenção.

Isso levanta uma questão: A importância do diagnóstico precoce. Uma vez que o temos, é possível começar qualquer intervenção mais cedo, o que já está comprovado que gera melhores resultados.

Este seria o cenário ideal, mas fica ainda mais comprometido quando colocamos em pauta distúrbios como apraxia da fala por exemplo, onde o PROMPT pode apresentar os melhores resultados.

Muitas crianças recebem diagnósticos errados, sendo confundidas com outros distúrbios. Daí a importância de procurar um especialista em fala e linguagem, com experiência em diversos transtornos.

A apraxia – que é uma desordem neurológica, onde o indivíduo compreende bem o que falam e sabe o que responder, mas tem dificuldades em movimentar corretamente os músculos necessários – pode ser difícil de diagnosticar.

Por ser tão efetivo na estimulação dos aspectos motores, o PROMPT é indicado nesses casos.

Mas também pode ser uma excelente alternativa em déficits no planejamento motor, disartria, distúrbios da articulação e fonologia.

Para que as chances de ter bons resultados aumentem, sempre orientamos que os pais fiquem atentos a qualquer sinal de atraso ou dificuldade no desenvolvimento da fala. 

Por isso, repito, sabemos que cada criança é única e possui seu próprio tempo, mas se você perceber que algo não está de acordo com o esperado para a idade, leve seu filho ou indique aos pais que o levem para uma avaliação.

Leia também: Entenda O que é Apraxia da Fala Infantil.

Prompt terapia da fala e seus benefícios.

O PROMPT não se resume a abordagem tátil, existem outros comandos, tão importantes quanto.

Existem tamebém os prompts visuais, gestuais, físicos e verbais, onde o profissional utiliza técnicas específicas para induzir a criança ao acerto.

No entanto, o objetivo é que eladesenvolva independência na comunicação o quanto antes, para que não fique dependente de referências para se expressar.

Por isso, em determinados casos, não basta estimular os aspectos da fala, é importante lidar com a linguagem de modo geral.

O PROMPT pode acelerar resultados e ser uma alternativa perfeita para indivíduos que já tentaram alguma intervenção, mas não alcançaram resultados.

Isso é muito comum porque, em alguns caso, esperar que apenas as pistas auditivas ajudem a criança a se desenvolver pode ser um equívoco.

Quem pode aplicar o PROMPT?

A terapia PROMPT é específica para o desenvolvimento da fala e linguagem, sendo assim, somente fonoaudiólogos podem executá-la.

Mas como já falamos, é muito interessante que o profissional também seja especialista em linguagem, para garantir que os resultados sejam os melhores possíveis.

Se você está buscando fonoaudióloga especializada em PROMPT aqui na região de Alphaville, vem conhecer a Alphafono!

Aqui nós temos estrutura e toda a equipe multidisciplinar para cuidar de qualquer transtorno da fala. Entre em contato pelo Whatsapp  11.99460-8548.

Ficou com alguma dúvida sobre este assunto? Comente aqui embaixo e deixe a sua opinião para sabermos o que você achou deste conteúdo.

Qual a sua opinião