Psicomotricidade Infantil
Nos dias atuais, é fato notório que o movimento tem um papel fundamental não só no desenvolvimento físico, mas também mental, motor, artístico e sócio afetivo da criança. A psicomotricidade infantil foi frequentemente utilizada apenas como um forma de corrigir dificuldades nos movimentos infantil, porém atualmente ela é utilizada como um importante instrumento de estimulação motora intelectual e afetiva durante a primeira infância.
A psicomotricidade infantil é uma ciência que estuda as ligações das funções motoras com as funções psíquicas da criança, resumindo a ligação que existe entre o corpo e a mente. O termo psicomotricidade divide-se em duas partes:
- Motora: A palavra motor refere-se ao movimento.
- Psíquica: Psico determina a atividade psíquica em duas fases: socioafetiva e cognitiva, nas ações das crianças se articulam toda a sua afetividade e desejos, mas também todas as suas possibilidades de comunicação e conceituação.
Que constituem o processo de desenvolvimento integral da pessoa.
A psicomotricidade infantil é fundamental desde o início da vida, pois ela serve como uma base para o desenvolvimento funcional nas fases iniciais da vida do bebê. Para que esse método de aprendizagem ocorra ao máximo possível e favoreça ao máximo o desenvolvimento infantil é de suma importância que a criança possa contar com um ambiente seguro tanto físicamente, como emocional e psicologicamente, de modo que a criança torna-se apta a:
- Ter uma melhor percepção por meio do conhecimento dos movimentos do próprio corpo;
- Movimentar-se com segurança, maturidade e de maneira livre;
- Valorizar a própria identidade e desenvolver a autoestima;
- Expressar suas capacidades por meio de ações criativas e emoções;
- Estimular e amadurecer suas habilidades motoras finas de modo a facilitar o aprendizado da escrita;
- Expressar suas ideias com mais precisão e clareza, facilitando a comunicação com as pessoas;
- Estimular sua capacidade sensitiva por meio das sensações e as relações existentes entre o próprio corpo e o exterior;
- Afirmar a sua própria identidade e a construção da unidade corporal da criança;
- Desenvolver movimentos ritmados envolvendo jogos com movimentos e danças específicas.
A prática psicomotora pode adotar duas orientações:
- Terapêutica;
- Educativa.
A melhor idade para a psicomotricidade é do nascimento aos 8 ou 9 anos. Através do corpo, das brincadeiras e dos movimentos, as crianças aprendem a controlar seu espaço, seu tempo e seus movimentos dentro de um processo afetuoso.
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A psicomotricidade desempenha um papel importante, pois influencia diretamente no desenvolvimento intelectual, afetivo e social das crianças, auxiliando-as em sua relação com o meio ambiente e levando em consideração aspectos únicos e individuais de cada um, bem como suas necessidades e interesses.
O trabalho psicomotor é dividido em três níveis, são eles:
- Ao nível motor, que permitirá à criança dominar e controlar o movimento do seu corpo.
- A nível cognitivo, permite melhorar a memória, atenção, concentração e criatividade da criança.
- Em nível social e afetivo, permitirá que a criança conheça e enfrente seus medos e se relacione com os outros.
Algumas atividades aprimoram as habilidades motoras. A motricidade bruta são movimentos relacionados a grandes músculos, como as pernas e os braços. Eles envolvem a capacidade de controlar e equilibrar o corpo. Já a motricidade fina envolve as habilidades das mãos e dos dedos.
É importante que a criança seja acompanhada em seus primeiros anos de vida para que possa desenvolver-se bem em todos os aspectos. Para isso, é possível fazer uso de algumas ações para estimular a criança, as atividades físicas são indispensáveis para que o pequeno possa ter mais percepção sobre o seu corpo, mente e emoções.
Afinal, a psicomotricidade serve para alguma coisa? Sim, veja abaixo no que a psicomotricidade pode ajudar.
- Serve de canal, pois a criança pode descarregar sua impulsividade sem culpa.
- Facilita a aquisição do esquema corporal.
- Favorece o controle corporal, por meio de habilidades psicomotoras, a criança aprende a dominar e adaptar seu movimento corporal.
- Ajuda a afirmar sua lateralidade, controle postural, equilíbrio, coordenação, localização no tempo e no espaço.
- Estimula a percepção e discriminação das qualidades dos objetos, bem como a exploração dos diferentes usos que podem ser dados a eles.
- Cria hábitos que facilitam o aprendizado, melhoram a memória, atenção e concentração, assim como a criatividade da criança.
- Introduz noções espaciais como de cima para baixo, lado a lado, frente-atrás, perto-longe e outras, do seu próprio corpo.
- Reforça noções básicas de cor, tamanho, forma e quantidade através da experiência direta com os elementos do ambiente.
- Integra-se a nível social com os seus pares, promovendo o jogo em grupo.
- Ajuda a enfrentar certos medos.
- Reafirma seu autoconceito e autoestima.
Em suma, podemos dizer que a psicomotricidade considera o movimento como meio de expressão, comunicação e relação do ser humano com os outros, pois desempenha um papel importante no desenvolvimento harmonioso da personalidade, pois a criança não só desenvolve suas habilidades motoras, mas também aqueles relacionados ao intelectual, linguístico e afetivo.
Neste artigo você foi capaz de compreender o que é a psicomotricidade infantil e também a importância de começar a desenvolver as habilidades da criança já na primeira fase da vida.
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