Como a psicomotricidade atua no corpo da criança

Como a psicomotricidade atua no corpo da criança

Psicomotricidade

A psicomotricidade tem um importante papel no desenvolvimento da criança. Hoje, vamos abordar um pouco mais sobre a atuação da psicomotricidade no corpo da criança

A psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem e seu movimento em relação ao seu redor.

É um meio preventivo de déficits na aprendizagem e também no desenvolvimento motor, além de auxiliar na construção de sua personalidade, organiza o cognitivo da criança, através de execuções de atividades em que trabalham desde o andar, o pular até mesmo o colorir.

Pode ser utilizada para favorecer o desenvolvimento físico, quanto psicológico das crianças.

O processo do desenvolvimento evolui facilmente introduzindo as atividades psicomotoras, que vem proporcionando equilíbrio, coordenação motora, esquema corporal, e várias outras expressões corporais a partir dos movimentos.

A contribuição da psicomotricidade nos anos iniciais é de grande significância pois é trabalhada de maneira expressiva e relaciona diretamente com o corpo da criança, desenvolvendo assim mais profundamente todas as etapas do processo do desenvolvimento.

Por meio das atividades, as crianças além de se divertirem irão aprender a criar, inventar, e a se relacionar melhor com o meio social.

Durante o processo de aprendizagem, os elementos básicos da psicomotricidade são utilizados com frequência.

O desenvolvimento do esquema corporal, lateralidade, estruturação espacial, orientação temporal e pré-escrita são fundamentais na aprendizagem; um problema em um destes elementos irá prejudicar uma boa aprendizagem.

O ato antecipa a palavra, e a fala é uma importante ferramenta psicológica organizadora. Através da fala, a criança integra os fatos culturais ao desenvolvimento pessoal.

Quando, então, ocorrem falhas no desenvolvimento motor poderá também ocorrer falhas na aquisição da linguagem verbal e escrita.

Faltando a criança um repertório de vivências concretas que serviriam ao seu universo simbólico constituído na linguagem, consequentemente, afetando o processo de aprendizagem.

A criança, cujo desenvolvimento psicomotor é mal constituído, poderá apresentar problemas na escrita, na leitura, na direção gráfica, na distinção de letras (ex: b/d), na ordenação de sílabas, no pensamento abstrato (matemática), na análise gramatical, dentre outras.

Psicomotricidade

Por que psicomotricidade?

A psicomotricidade, como estimulação aos movimentos da criança, tem como meta:

  • Motivar a capacidade sensitiva através das sensações e relações entre o corpo e o exterior (o outro e as coisas);
  • Cultivar a capacidade perceptiva através do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal;
  • Organizar a capacidade dos movimentos representados ou expressos através de sinais, símbolos, e da utilização de objetos reais e imaginários;
  • Fazer com que as crianças possam descobrir e expressar suas capacidades, através da ação criativa e da expressão da emoção;
  • Ampliar e valorizar a identidade própria e a autoestima dentro da pluralidade grupal;
  • Criar segurança e expressar-se através de diversas formas como um ser valioso, único e exclusivo;
  • Criar uma consciência e um respeito à presença e ao espaço dos demais.

Considerando-se que, na primeira infância existe uma forte correlação entre os desenvolvimentos motores e intelectuais, e de suma importância a estimulação do desenho infantil, que representa seu primeiro “tesouro” expressivo, que muito irá contribuir para o desenvolvimento infantil e consequentemente para a construção de sua linguagem/aprendizagem.

O desenho é uma atividade espontânea e como tal, deve-se respeitá-la e considerá-la como a grande obra das crianças.

Se a criança tem vontade de desenhar, anime-a sempre que o faça.

O ideal seria que todas as crianças pudessem ter, desde cedo, algum contato com o lápis e o papel.

Começarão com rabiscos e logo desenharão formas mais reconhecíveis.

Quanto mais a criança desenhar, ela se aperfeiçoará, e mais benefícios se notará no seu desenvolvimento.

Formas em que a psicomotricidade atua no corpo da criança: desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor

É a partir do corpo humano que há uma interação entre o mundo e o corpo, a capacidade de obter conhecimento ter uma opinião própria, através de experiências vividas.

Todas as experiências da criança (o prazer, a dor, o sucesso ou fracasso) são sempre vividas corporalmente.

Se acrescentarmos valores sociais que o meio dá ao corpo e a coerção de suas partes, este corpo termina por ser investido de significações, de sentimentos e de valores muito particulares e absolutamente pessoais.

Além de ser a base vital para o processo de aprendizagem para as crianças, a psicomotricidade prevê uma formação de motricidade, afetividade e psicológico, dando oportunidades a jogos e brincadeiras a ter um papel de conscientização sobre seu próprio corpo.

A psicomotricidade é um grande estudo sobre o homem e seus 3 polos: o intelectual (aspectos cognitivos), o emocional (aspectos afetivos) e o motor (aspectos orgânicos).

Ao perceber os estímulos ativos por meio de sensações ou sentimentos sobre objetos ou até mesmo movimentos o corpo ampliará experiências e melhorando o cognitivo.

Portanto, a inteligência é uma adaptação ao meio e, para que isso possa ocorrer, necessita, inicialmente, da manipulação dos objetos do meio pelo indivíduo.

Psicomotricidade

O desenvolvimento através da forma em que a psicomotricidade atua no corpo da criança

O desenvolvimento da criança vem através do mover, da sua criatividade, do seu ver as coisas como uma forma de aprender, tendo em vista buscar uma forma onde a criança se desenvolva suas habilidades, proporcionando e contribuindo para seu melhor desempenho.

As atividades que as crianças exercem estão sempre em andamento e adaptações, mas cheias de objetivos.

Observamos esses objetivos através de seu comportamento, quanto no seu desenvolvimento motor, quanto no mental.

A criança faz-se entender por gestos nos primeiros dias de sua vida, e até o momento da linguagem o movimento constitui quase que a expressão global de suas necessidades.

As crianças são capazes de reconhecer e, especialmente de representar, somente aquelas formas que possam reconstruir efetivamente a partir de suas próprias ações.

Já têm a capacidade de se sobressaírem em atividades em que o movimento é feito pelo seu próprio corpo, o andar, o pular, o saltar delimita uma habilidade de instinto, não havendo necessidade de adaptar seus movimentos.

Desde o nascimento há uma fusão afetiva que se expressa através de fenômenos motores, organizando-se posteriormente o que ele vem chamar de diálogo tônico, representando tanto um investimento corporal, quanto afetivo.

A psicomotricidade em si, visa demonstrar o quanto é importante desenvolver na criança os seus aspectos de vida no seu comportamento se relacionando a criança com seu próprio corpo.

O movimento está com a criança desde quando ela nasce, suas estruturas vão se desenvolvendo a partir de alguns elementos que se trabalhados auxiliam no desenvolvimento desta até a sua maturação completa.

A psicomotricidade é de suma importância no desenvolvimento das crianças em anos iniciais

É considerado uma etapa mágica quando se trata de pré-escola, uma vez que nessa etapa que a criança apresenta maior interesse em atividades.

A evolução ali criada faz com que os exercícios para desenvolvimento humano como linguagem, teorias e práticas começam a ficar claras, e disso criar sua personalidade.

O desenvolvimento do cognitivo se forma através dos pensamentos da criança, o mundo em que ela vive é cheio de ideias e intuições, que podem passar por fases até a perfeita formação deste.

O desenvolvimento psicomotor é muito importante e a pré-escola tem papel fundamental nesse começo escolar, a conscientização do corpo e um amplo desenvolvimento de seus movimentos vem através de jogos e brincadeiras, a criança aprende e se diverte ao mesmo tempo.

Além de se controlar mentalmente a sua expressão motora proporciona mais aprendizado e se equilibra melhor diante a sociedade.

É a partir da brincadeira que fazem com que a criança se interaja com o real.

Na educação das crianças é preciso associar movimentos eficazes juntamente com situações do dia a dia, que são simples gestos que pode mudar uma criança inteiramente.

Uma criança com um psicomotor bem trabalhado, não terá dificuldades em escrever, ler e até mesmo se interagir com um grupo de pessoas.

Além de corpo, a psicomotricidade formará mente e alma também, pois a contribuição desta, está presente nas escolas para essa formação global de nossas crianças.

Have your say

× Como posso te ajudar?