Telefonoaudiologia: um novo modo de atender durante a pandemia

Telefonoaudiologia: um novo modo de atender durante a pandemia

Telefonoaudiologia

Você já ouviu falar em Telefonoaudiologia? Trata-se de uma nova modalidade de terapia, útil no atendimento durante a pandemia

A Telefonoaudiologia é o atendimento relacionado aos tratamentos fonoaudiológicos em casos em que a distância também é um fator crítico.

Diante da evolução tecnológica, a fonoaudiologia, a exemplo de outras profissões, como a medicina e a telemedicina, começou a lançar mão de ferramentas auxiliares para a prática clínica e educacional.

A pandemia do Coronavírus trouxe enormes desafios para a rotina dos indivíduos e suas rotinas.

Durante o distanciamento social, a relação entre os prestadores e usuários de serviços de saúde considerados não essenciais também sofreu interrupção.

São considerados serviços não essenciais todos os atendimentos que não se enquadram em urgência e emergência.

Assim, usuários que vinham realizando acompanhamento ou reabilitação sistemática em ambulatórios de fonoaudiologia ficaram impossibilitados de receber atendimento neste período de distanciamento social.

Com a pandemia, o Conselho Federal publicou recomendações permitindo a teleconsulta, para que não houvesse um prejuízo financeiro na assistência do paciente nem para o profissional.

Nesta experiência, o teleatendimento para fonoterapia se mostrou uma ferramenta satisfatória para superar as adversidades impostas pela pandemia, em termos de reorganização de serviço de saúde.

Um estudo realizado nos EUA concluiu que a tecnologia é uma forte aliada no atendimento em saúde, em todas as fases da pandemia do COVID-19.

Durante o experimento, a telefonoaudiologia se mostrou um recurso eficiente para atendimento de pacientes com demandas fonoaudiológicas, possibilitando o atendimento remoto com a mesma qualidade que o presencial.

Vale ressaltar que todos os casos devem ser avaliados quanto à viabilidade do atendimento nesta modalidade, mas, ainda assim, em caso de distanciamento social, pode ser uma ferramenta apropriada para prestar a assistência necessária aos usuários.

Telefonoaudiologia

Parâmetros para utilização da Telefonoaudiologia

Em agosto de 2020, o CFFa – Conselho Federal de Fonoaudiologia, publicou uma resolução para regulamentar a Telefonoaudiologia como o exercício da Fonoaudilogia para fins de promoção de saúde, do aperfeiçoamento da fala e da voz, assim como para prevenção, identificação, avaliação, diagnóstico e intervenção dos distúrbios da comunicação humana.

O Conselho Federal de Fonoaudiologia já tinha, desde 2001, uma resolução que trazia algumas normativas, naquela época com o nome de telessaúde em fonoaudiologia.

Com a última resolução, revogada em 2013, em que não se permitia a teleconsulta direta entre profissional e paciente, o Conselho Federal já vinha estudando uma nova resolução desde o ano passado.

Ainda assim, a área de telefonoaudiologia oferece alguns desafios, tanto para o profissional quanto para o paciente, já que, além da da permissão para a teleconsulta, se faz necessário uma formação sobre LGPD.

Uma experiência com os atendimentos online

Em um projeto de extensão realizado em uma unidade básica de saúde que funciona junto a um hospital universitário no sul do Brasil, iniciou-se, no dia 16 de março de 2020, uma proposta de teleatendimento de fonoaudiologia.

Ao todo, 25 usuários estavam em atendimento ou acompanhamento pela equipe de fonoaudiologia quando da notificação dos primeiros casos de COVID-19.

Após o levantamento inicial, a equipe discutiu todos os casos a fim de confirmar ou revisar as classificações descritas.

De todos os pacientes em tratamento, 17 se tornaram elegíveis para a telefonoaudiologia e foram distribuídos entre: teleatendimento e revisão.

Nesta primeira etapa, o teleatendimento disponibilizado, de caráter emergencial, ocorreu por telefone, com vídeo, caso o paciente estivesse de acordo.

Seu principal objetivo foi não interromper atendimentos de pacientes que poderiam sofrer agravamento ou apresentar comorbidades associadas à suspensão da fonoterapia.

Nesta experiência, o teleatendimento para fonoterapia se mostrou uma ferramenta satisfatória para superar as adversidades impostas pela pandemia do COVID-19, em termos de reorganização de serviço de saúde.

Telefonoaudiologia

Os desafios do teleatendimento no tratamento de pacientes

Para que os pacientes se sintam seguros na adesão da nova modalidade de atendimento, a comunicação é uma componente fundamental.

A comunicação precisa ser clara, dinâmica e de fácil compreensão, pois pode ocasionar um distanciamento terapeuta-paciente, gerando uma rejeição à Telefonoaudiologia, por insegurança, questionamentos e conflitos.

Apesar de considerado eletivo, o atendimento fonoaudiológico pode ser primordial na prevenção de problemas de saúde.

O teleatendimento possibilitou uma frequência maior de consultas do que a rotina presencial.

Isso acontece, principalmente, em virtude de não envolver recursos como transporte, necessidade de espaço físico e a oferta de horários mais flexíveis.

Por consequência, isso acaba contribuindo para a melhor relação terapeuta-paciente, principalmente, no caso de usuários com demandas psicossociais.

No entanto, o atendimento apresentou algumas limitações, como dificuldades na qualidade de som e vídeo durante os teleatendimentos, além da adaptação do usuário e do terapeuta para esta modalidade de atendimento.

Para minimizar esses desafios, optou-se por utilizar plataformas já conhecidas, além de garantir melhor sinal de internet, buscando realizar os atendimentos em horários com menos uso da rede e melhor estabilidade.

Tudo isso visando:

  1. A continuidade do tratamento para não haverem perdas para os pacientes; e
  2. Preservar o distanciamento físico, diante das recomendações da OMS e do ministério da saúde.

Os resultados do experimento mostraram que a Telefonoaudiologia é um recurso eficiente para atendimento de pacientes com demandas fonoaudiológicas, possibilitando o atendimento remoto com a mesma qualidade que o presencial.

Telefonoaudiologia: uma alternativa em atendimento para tempos de Pandemia

Devido à recomendação de isolamento, o CFFa (Conselho Federal de Fonoaudiologia) liberou as modalidades de teleatendimento, levando em consideração o fato do atendimento exigir contato direto e prolongado entre paciente e profissional.

O planejamento é feito da mesma forma que para atendimentos presenciais, levando em consideração todo o aspecto do paciente, propondo desafios e objetivos a serem alcançados.

A diferença, agora, é que se leva em consideração os recursos necessários para os resultados das sessões online.

De qualquer forma, a Telefonoaudiologia é um avanço que permite que tratamentos clínicos e ambulatoriais não sejam interrompidos durante a pandemia.

Isso facilita a continuidade do tratamento, bem com o avanço dos pacientes em suas melhorias e quadros clínicos.

A continuidade do tratamento, a evolução do prognóstico, a possibilidade de ajudar e tratar novos casos faz, da Telemedicina, uma grande aliada à rotina do fonoaudilógo em momentos como o que estamos vivenciando atualmente.

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