O que fazer com a Troca de letras na leitura das crianças?
Você sente que seu filho não está lendo como deveria? Você lê junto com ele e até aponta as palavras para ajudar, mas ele continua confundindo? Estes casos são mais comuns do que se imagina, muitos pais nos procuram com dúvidas a respeito de troca de letras na leitura.
A letra é P mas a criança lê Q, ou começa a leitura de uma palavra mas lá na frente acaba trocando tudo. O que será que pode estar acontecendo?
É sobre isso que vamos falar hoje.
Continue aqui comigo que nas próximas linhas eu vou te explicar tudo sobre este assunto e mostrar como você pode ajudar o seu filho a ler melhor.
A importância das habilidades visuais.
Aprender a ler é um grande desafio. Os primeiros estímulos para o desenvolvimento desta habilidade não começam na introdução à vida escolar, mas muito antes disso.
Quando os pais cantam musiquinhas, contam histórias mostrando a seus filhos livros cheios de figuras ou quando apresentam aos pequenos brincadeiras didáticas , de modo inconsciente, eles estão estimulando-os para que desenvolvam as habilidades necessárias para leitura.
No entanto, algumas crianças quando começam a frequentar a escola e realmente passam pelo processo de alfabetização podem apresentar certas dificuldades de aprendizagem.
Mas por que será que elas se confundem com as letras?
É importante entendermos que as habilidades de leitura estão intimamente ligadas à percepção visual. Por isso também chamamos as trocas de letras de trocas visuais.
Essas crianças podem também apresentar dificuldades para escrever, já que o processo de aprendizagem da leitura antecede ao da escrita.
Qualquer criança pode passar por isso, mas em alguns casos a troca recorrente de letras pode estar associada a algum transtorno de aprendizagem.
Aliás, você pode se interessar por este artigo em que falamos sobre como o treinamento visual pode ajudar criança com dislexia a ler melhor!
A boa notícia é que é possível treinar a percepção visual de seu filho, desde muito cedo, e você não precisa esperar para saber se ele terá ou não dificuldade de leitura.
Entre todos os estímulos que já falamos aqui podemos considerar que alguns são muito importantes para desenvolver melhor as habilidades visuais de seu filho. Mas existem possibilidades de treinamento direcionado, de acordo com cada necessidade.
Nas próximas linhas você verá 3 áreas que podem ser treinadas para o melhor desenvolvimento da percepção visual.
Habilidades de direcionalidade.
A Habilidade de direcionalidade é extremamente importante para a leitura. Se trata basicamente da capacidade de transferir a lateralidade para as noções de esquerda-direita dos objetos no espaço. Para isso o controle visual é essencial.
No ato de ler usamos o movimento de direita para a esquerda com a cabeça e o olhar o tempo todo, agora mesmo você está executando essa movimentação ao percorrer este artigo, a linha acaba e você precisa direcionar os olhos para a esquerda e acompanhar a linha de baixo. Um nervo ocular é responsável por estes movimentos e crianças que têm dificuldade neste sentido podem estar precisando treiná-lo.
É possível estimular a direcionalidade com atividades de bola, brincadeiras de pirata e lanterna na parede, além disso, exercícios onde o adulto segura a cabecinha da criança e fala para ela olhar para um lado e para o outro.
Sentido de posição e espaço
Muitas crianças sofrem com a troca de letras na leitura porque não possuem uma boa percepção de posição e espaço, com isso trocam, por exemplo, o P pelo Q, B pelo D,e A pelo O.
Podem apresentar também dificuldades de compreensão matemática, já que esta é uma matéria posicional, onde a colocação dos números terá impacto direto em seu valor.
Um bom exemplo disso é a armação de contas, que é uma das principais dificuldades matemáticas que nossas crianças apresentam e tem total relação com o sentido de posição e espaço.
Podemos começar a trabalhar oficialmente as atividade de posição e espaço a partir dos 5 anos, começando primeiramente com exercícios psicomotores. Antes de qualquer coisa trabalhamos com o corpo, treinando a percepção de posição da própria criança e de objetos dentro de um ambiente, para depois trabalhar a percepção que ela tem do posicionamento das letras.
Figura e fundo
A habilidade de extrair uma figura de um fundo é extremamente importante na leitura, já que as letras são, basicamente, elementos gráficos. É importante que a criança desenvolva a capacidade de diferenciar uma letra da outra.
As atividades de figura e fundo buscam estimular as crianças no reconhecimento de detalhes e poder de foco. A percepção de bordas e limites é o que possibilita que a criança diferencie um objeto de uma figura, as que não possuem essas habilidades bem treinadas podem apresentar alguma troca de letras na leitura.
Atividades com desenhos, pintura e outras, que estimulem o foco da criança, serão bem vindas para desenvolver essa capacidade.T
Troca de letras na leitura é um assunto sério!
Vimos neste artigo alguns aspectos que podem ser trabalhados no desenvolvimento da percepção visual para melhorar a forma como nossos filhos leem e acabar com a troca de letras na leitura das crianças.
Vimos também que desde muito cedo é possível treinar as habilidades que citamos, a partir de 2 ou 3 aninhos já podemos optar por atividades que estimulem o treino visual. No entanto, se o seu filho está em idade escolar e não está conseguindo desenvolver adequadamente a leitura, o aconselhável é que você busque ajuda de um psicopedagogo da sua confiança.
É muito importante avaliar o caso de cada indivíduo, a fim de ganhar tempo com atividades específicas. Crianças que possuem distúrbios de aprendizagem, por exemplo, precisam de atenção especial e acompanhamento.
Geralmente, com os estímulos corretos, as crianças conseguem superar a troca de letras na leitura e com o tempo passam a ler fluentemente.
Você ficou com alguma dúvida ou quer entrar em contato conosco para saber mais sobre nós? Entre em contato através do Whatsapp 11 99460-8548.
Será um prazer atender você.