Descubra Como a fonoaudiologia auxilia no Tratamento de Labirintite!

Descubra Como a fonoaudiologia auxilia no Tratamento de Labirintite!

Veja Como a fonoaudiologia é essencial no Tratamento de Labirintite!

Só quem tem Labirintite sabe o valor do Equilíbrio. Em momentos de crise, até ficar parado pode ser difícil.

Imagine tudo girando, o desequilíbrio, o enjoo e a sensação de que não há chão sob os seus pés…

Se você se identificou com esses sintomas talvez você já saiba que seu labirinto não anda bem mas se não sabia é melhor fazer uma visita ao seu médico…

Mas calma! O Tratamento de labirintite, ou mais especificamente a Reabilitação Labiríntica, produz uma melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes.

Mas qual profissional é indicado para ajudar em casos assim?

Vamos entender melhor o que é esse distúrbio, conhecer a Reabilitação Labiríntica e entender como a Fonoaudióloga pode auxiliar no Tratamento de Labirintite, quais os sintomas e muito mais.

 

De onde vem o Equilíbrio?        

           

Se você pode se sentar, levantar,andar e colocar seu corpo em qualquer posição, mesmo com a gravidade te puxando para baixo, agradeça especialmente ao seu labirinto.

O labirinto,também conhecido como ouvido interno, é uma parte essencial do aparelho auditivo, onde se concentra a cóclea e o sistema vestibular, responsável pelo equilíbrio e manutenção da posição do corpo no espaço.

O labirinto é basicamente um emaranhado de cavidades ósseas que tem formato de caracol, e que abriga dentro de si um líquido viscoso chamado endolinfa.

Este líquido se movimenta dentro do ouvido indo e voltando, e através do nervo auditivo, que liga o cérebro ao ouvido, as informações de movimento são transmitidas para que o corpo tenha o equilíbrio.

Dito isso, já podemos entender melhor o que é Labirintite.

 

 

O que é Labirintite e quais os sintomas?

 

Como vimos, o equilíbrio corporal depende da integridade do sistema vestibular (labirinto, nervo vestibulococlear, núcleos, vias e inter-relações no sistema nervoso central).

Se ocorrer uma lesão nesse sistema, haverá uma entrada de informações conflitantes, e podem surgir os sintomas da labirintite.

A Labirintite nada mais é que uma inflamação do ouvido interno ou dos nervos que ligam o ouvido ao cérebro.

Os sintomas são: Vertigem, enjoos, sensação de que está em movimento mesmo não estando, zumbidos, dificuldade em focar os olhos, náuseas, vomito e até perda auditiva em alguns casos.

Os sintomas surgem rapidamente e podem ser intensos durante alguns dias e desaparecer depois disso, atacando especialmente quando o indivíduo faz algum movimento brusco.

 

O que causa Labirintite?

 

A labirintite pode ocorrer em qualquer idade. Uma variedade de fatores pode causar a infecção, o paciente pode ter uma labirintite viral ou bacteriana.

Qualquer processo viral ou metabólico que desestabilize ou irrite o sistema vestibular pode causar o problema, alguns exemplos:

  • Gripes muito fortes
  • Otites
  • Colesterol alto
  • Doenças respiratórias
  • Vírus (Catapora, sarampo, herpes).
  • Infecções no ouvido

 

Tratamento de labirintite.

 

O profissional mais indicado para auxiliar no combate à labirintite é o Fonoaudiólogo, apesar de não ser o único profissional capacitado para o Tratamento.

O diagnóstico da doença, geralmente é possível através de um exame físico. Em alguns casos, não é óbvio durante um exame de ouvido, então um exame físico completo, incluindo uma avaliação neurológica, deve ser realizado.

O Tratamento de labirintite inclui medicamentos, que aliviam os sintomas e também técnicas, exercícios e manobras que podem ajudar o paciente a recuperar o equilíbrio.

Geralmente quando os sintomas de tontura e desequilíbrio persistem a melhor opção é a Reabilitação Labiríntica, uma técnica que reúne exercícios específicos e manobras para acabar com as crises.

A fonoaudióloga aplica os exercícios de forma personalizada, visando a melhora do equilíbrio, redução da tontura e melhora da visão para que o individuo retome as atividades do dia a dia.

Em longo prazo é a melhor solução para diminuir totalmente os sintomas, ou em casos mais graves, conseguir uma melhora significativa.

É muito eficaz em momentos de crise para aliviar os sintomas, mas o paciente deve verificar com a fonoaudióloga quais os exercícios corretos para o seu caso em específico.

 

 

Reabilitação Labiríntica

 

O sistema vestibular é o responsável pelo equilíbrio do corpo, e em casos de inflamação de alguma parte do labirinto os sintomas podem surgir e acabar atrapalhando a qualidade de vida dos pacientes.

Com a falta do equilíbrio e as tonturas é comum que essas pessoas tenham insegurança em realizar atividades sozinhas o que acaba prejudicando diversas áreas da vida.

A Reabilitação Labiríntica poderá devolver totalmente a confiança desse paciente, fazendo com que ele retorne a vida normal e às atividades do dia-a-dia.

Vimos também que o profissional responsável por essa parte do tratamento da labirintite é o fonoaudiólogo, e é importante que cada caso seja avaliado minuciosamente para determinar quais manobras e exercícios serão mais eficazes.

Por isso se você tem sofrido de tonturas, desequilíbrios e sente tudo girando entre em contato conosco pelo Whatsapp 11- 99460-8548 e venha fazer uma avaliação. Nós ficaremos felizes em ajudá-lo a vencer a labirintite.

 

Leia outro de nossos artigos: Principais causas da dificuldade de aprendizagem e o implante coclear

1 comment

  1. silas de souza - 06/10/2018 6:46 PM

    Bom o que eu sinto ja alguns anos é tontura .enjoo as vistas prejudicadas começou quando era adolescente mas nunca consegui explicar p. Os médicos quando acontecia .os anos passou derrepente sumiu .quando eu já estava esquecido aconteceu de madrugada ja dormindo fui despertado com uma sensação horrível jamais sentida querendo vomitar .tudo rodando fui derpertado com a ancia da morte . Fui parar no pronto socorro . ..médicos falou suspeita de labirintite foi muito forte é logico que fui indicado p.oftal. fiz exames alguns remedios e parou .mas de vez enquando volta mas não forte só as tontura e a visão turvas ok valeu

    Responder

Have your say

× Como posso te ajudar?