A importância da intervenção precoce

A importância da intervenção precoce

diagnóstico diferencial

A intervenção precoce significa identificar e fornecer apoio precoce e eficaz a crianças, jovens e adultos que correm o risco de resultados insatisfatórios, seja por causa de um distúrbio, transtorno ou dificuldade.

INTERVEÇÃO PRECOCE
INTERVEÇÃO PRECOCE

A intervenção precoce e eficaz funciona de modo a prevenir a ocorrência de problemas ou até mesmo para enfrentá-los de frente quando ocorrerem, antes que os problemas se agravem. Também ajuda a promover todo um conjunto de pontos fortes e habilidades pessoais que preparam uma criança e jovens para a vida adulta.

A intervenção precoce pode assumir diferentes formas, como:

  • Programas de visita domiciliar para apoiar pais vulneráveis.
  • Programas baseados na escola para melhorar as habilidades sociais e emocionais das crianças.
  • Esquemas de orientação para jovens vulneráveis ​​ao envolvimento no crime. 

Enquanto alguns argumentam que a intervenção precoce pode ter seu impacto mais forte quando oferecida durante os primeiros anos de vida, as melhores evidências mostram que intervenções eficazes podem melhorar as chances de vida das crianças em qualquer momento da infância e adolescência.

A intervenção precoce funciona para reduzir os fatores de risco e aumentar os fatores de proteção na vida de uma criança.

Temos uma boa compreensão dos fatores de risco que podem ameaçar o desenvolvimento das crianças, como por exemplo:

  • Limitar as futuras oportunidades sociais e econômicas.
  • Aumentar a probabilidade de problemas de saúde mental e física.
  • Envolvimento criminal.
  • Uso indevido de substâncias ou exploração ou abuso na vida adulta. 

Esses fatores existem em diferentes níveis dentro do ambiente da criança, no nível individual, familiar, comunitário e social e interagem de maneiras complexas.

Fatores de proteção são as características ou condições de indivíduos, famílias, comunidades e sociedade que podem mitigar esses riscos e aumentar a saúde e o bem-estar de crianças e famílias. Em muitos casos, os fatores de risco e de proteção são dois lados da mesma moeda: por exemplo, uma saúde mental dos pais deficiente pode representar um risco para o desenvolvimento saudável da criança, enquanto uma boa saúde mental dos pais pode fornecer um fator de proteção contra outros resultados negativos, como problemas de comportamento ou baixo desempenho acadêmico.

Esses fatores de risco não são determinísticos ou preditivos em nível individual: eles não podem nos dizer exatamente qual criança ou jovem precisará de ajuda. Mas eles podem nos ajudar a identificar crianças vulneráveis ​​e que podem precisar de apoio extra. 

Muitas famílias precisam de mais apoio do que o disponível através de serviços universais, como escolas e médicos de família, SUS. A intervenção precoce funciona melhor quando visa famílias ou indivíduos específicos, de forma seletiva ou indicada.

  • Intervenções seletivas direcionadas: são oferecidas às famílias com base em amplos riscos demográficos, como baixa renda familiar, monoparentalidade, paternidade adolescente ou status de minoria étnica. Embora as crianças que crescem nessas circunstâncias não sofram nenhum problema específico, as intervenções que selecionam as famílias com base nesses tipos de risco têm o potencial de evitar que problemas mais sérios ocorram.
  • Intervenções direcionadas indicadas: são oferecidas a famílias que foram identificadas como tendo um problema específico ou diagnosticado que requer apoio mais intensivo. Nesses casos, a intervenção precoce não pode mais impedir a ocorrência de problemas, mas tem o potencial de ajudar a tratar os problemas e minimizar ou reverter os impactos de longo prazo no desenvolvimento da criança.

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As abordagens de intervenção precoce geralmente se concentram em apoiar quatro aspectos-chave do desenvolvimento infantil, seu desenvolvimento:

  • Físico.
  • Cognitivo.
  • Comportamental.
  • Social e emocional.

Onde tem o potencial de fazer a maior diferença e fornecer benefícios ao longo da vida de uma pessoa.

  • O desenvolvimento físico envolve a saúde física das crianças, o amadurecimento e a presença ou ausência de uma deficiência física e fornece a base para o desenvolvimento positivo em todas as outras áreas. Os resultados físicos visados ​​pelas atividades de intervenção precoce incluem melhorar os resultados do parto, reduzir a incidência de doenças infecciosas e diminuir a obesidade infantil.
  • O desenvolvimento cognitivo inclui a aquisição de habilidades de fala e linguagem pelas crianças, sua capacidade de ler e escrever, suas capacidades de aritmética e sua compreensão da solução lógica de problemas. O desenvolvimento cognitivo positivo está fortemente associado ao sucesso da criança na escola e à entrada no mercado de trabalho. Os resultados cognitivos tipicamente visados ​​pela intervenção precoce incluem desempenho em testes padronizados, desempenho escolar e oportunidades de ensino superior e emprego quando eles saem da escola.
  • O desenvolvimento comportamental envolve a capacidade das crianças de monitorar e regular seu próprio comportamento, atenção e impulsos. As habilidades de autorregulação das crianças estão altamente associadas à sua capacidade de formar relacionamentos positivos com os outros, bem como ao seu sucesso na escola. As dificuldades de autorregulação comportamental durante a infância são altamente preditivas do envolvimento das crianças em atividades criminosas durante a adolescência e a idade adulta. Os resultados comportamentais frequentemente visados ​​pela intervenção precoce incluem a redução do comportamento antissocial e do crime, violência e agressão na escola e afiliação com colegas antissociais.
  • O desenvolvimento social e emocional envolve a consciência das crianças de suas próprias necessidades emocionais e das necessidades emocionais dos outros. O desenvolvimento social e emocional também abrange o desenvolvimento da auto-estima das crianças e sua capacidade de gerenciar sentimentos negativos. O desenvolvimento social e emocional está fortemente associado à capacidade da criança de formar relacionamentos positivos com os outros e a um risco reduzido de depressão e outros resultados de saúde mental. Os resultados da intervenção precoce associados ao desenvolvimento social e emocional das crianças incluem o aumento do comportamento pró-social, a melhoria da auto-estima e a redução da incidência de problemas de saúde mental diagnosticados clinicamente.

A intervenção precoce também visa três “ameaças” adicionais ao desenvolvimento de uma criança que estão fortemente associadas a resultados adversos durante a adolescência e a idade adulta: maus-tratos infantis, uso indevido de substâncias e comportamento sexual de risco.

Portanto ao notar qualquer sinal de alerta procure imediatamente um profissional qualificado para tirar suas dúvidas e realizar um diagnóstico correto e precoce.

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