A importância do trabalho corporal: Psicomotricidade nas crianças com TDAH

A Psicomotricidade é considerada uma ciência que tem como finalidade o estudo do homem por meio do seu corpo em movimento e em relação ao mundo interno e externo. A psicomotricidade está englobada no processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.

A Psicomotricidade é constituída por três conhecimentos básicos, são eles:
- movimento;
- intelecto;
- afeto
“A Psicomotricidade baseia-se em uma concepção unificada da pessoa, que inclui as interações cognitivas, sensório-motoras e psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento, em um contexto psicossocial. Ela se constitui por um conjunto de conhecimentos psicológicos, fisiológicos, antropológicos e relacionais que permitem, utilizando o corpo como mediador, abordar o ato motor humano com o intento de favorecer a integração deste sujeito consigo e com o mundo dos objetos e outros sujeitos.” (Costa,2002)
A psicomotricidade também é definida como campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistêmicas entre o psiquismo e a motricidade.
Baseada numa visão holística do ser humano, a psicomotricidade encara de forma integrada as funções cognitivas, sócio-emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, promovendo a capacidade de ser e agir num contexto psicossocial.
A psicomotricidade possui as linhas de atuação:
- educativa;
- reeducativa;
- terapêutica;
- relacional;
- aquática;
- ramain;
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, com causas genéticas, que surge durante a infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de:
- desatenção;
- inquietude;
- impulsividade.
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Ela é constituída por três conhecimentos básicos, são eles:
- movimento;
- intelecto;
- afeto
“A Psicomotricidade baseia-se em uma concepção unificada da pessoa, que inclui as interações cognitivas, sensório-motoras e psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento, em um contexto psicossocial. Ela se constitui por um conjunto de conhecimentos psicológicos, fisiológicos, antropológicos e relacionais que permitem, utilizando o corpo como mediador, abordar o ato motor humano com o intento de favorecer a integração deste sujeito consigo e com o mundo dos objetos e outros sujeitos.” (Costa,2002)
A psicomotricidade também é definida como campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistêmicas entre o psiquismo e a motricidade.
Baseada numa visão holística do ser humano, a psicomotricidade encara de forma integrada as funções cognitivas, sócio-emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, promovendo a capacidade de ser e agir num contexto psicossocial.
A psicomotricidade possui as linhas de atuação:
- educativa;
- reeducativa;
- terapêutica;
- relacional;
- aquática;
- ramain;
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, com causas genéticas, que surge durante a infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de:
- desatenção;
- inquietude;
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