Apraxia da fala e seus tratamentos
A apraxia da fala é um tipo raro de distúrbio da fala que dificulta o movimento da boca da maneira necessária para produzir sons e palavras. Um fonoaudiólogo geralmente pode fornecer terapia que pode ajudar a melhorar a fala de uma pessoa.
A apraxia ocorre quando o cérebro não consegue mover a boca, lábios, mandíbula e língua corretamente. Mesmo sabendo o que querem dizer, as pessoas com apraxia têm problemas para pronunciar sons, sílabas e palavras. A condição geralmente é notada quando uma criança está aprendendo a falar, mas pode continuar na idade adulta. Em adultos, pode ser causada por uma lesão cerebral ou demência.
A apraxia da fala pode ser muito frustrante porque impede que as pessoas se comuniquem adequadamente. As crianças com a condição são mais propensas a ter dificuldades de leitura e ortografia e também podem ter problemas para controlar seus movimentos musculares pequenos e grandes.
Sinais de que uma criança pode ter apraxia da fala incluem:
- Problemas de alimentação quando bebê
- Balbuciando menos do que outros bebês
- Não aprender a falar tão rápido quanto outros bebês da sua idade
- Sendo muito difícil de entender, mesmo por suas próprias famílias
- Lutando visivelmente para mover os lábios ou a língua ao tentar fazer um som
- Enfatizando a parte errada de uma palavra
- Soltando ou adicionando sons às palavras
- Ter um vocabulário muito limitado
- Falando mais devagar do que outras crianças de sua idade
- Lutando para formar palavras ou sons
- Cometendo erros diferentes quando tentam dizer as mesmas palavras
- Ter dificuldade com entonações
A apraxia da fala às vezes é causada por problemas com um gene ou por danos no cérebro, por exemplo, devido a uma lesão cerebral ou acidente vascular cerebral.
Também está ligada a alguns distúrbios, incluindo síndrome de Down, transtorno do espectro do autismo, síndrome de Koolen de Vries, síndrome do porto flutuante.
Geralmente, nenhuma causa é encontrada. A apraxia da fala é muito rara e afeta apenas 1 ou 2 crianças em cada 1.000 que visitam um fonoaudiólogo.
Se você está preocupado com essa condição, o primeiro passo é consultar um médico especialista, que pode encaminhá-lo a um fonoaudiólogo. O fonoaudiólogo fará vários testes de fala para procurar sinais de que pode ser apraxia da fala.
A condição geralmente não pode ser diagnosticada até que uma criança tenha cerca de 3 ou 4 anos e há muitas outras causas de problemas de fala e linguagem.
Leia mais sobre Tratamentos para TDAH, clique aqui!
Valide e siga em frente, depois de saber qual é
O tratamento envolve trabalhar com um fonoaudiólogo para aprender a formar os sons certos. Quanto mais cedo a terapia começar, melhor. O tratamento funciona melhor se feito várias vezes por semana por um terapeuta com experiência em apraxia da fala. Com o passar do tempo, a pessoa pode precisar de terapia com menos frequência.
Existem diferentes tipos de programas de terapia, dependendo da idade da pessoa com apraxia da fala. O tratamento visa ensiná-los a fazer certos sons, palavras ou frases com mais clareza.
Pessoas com apraxia devem praticar muito para melhorar a fala. Pode ser muito cansativo e frustrante para uma criança. Em casos graves, alguém com apraxia de fala pode precisar aprender diferentes maneiras de se comunicar, como linguagem de sinais, usar um computador ou apontar para um livro.
Agora que já sabe um pouco sobre a apraxia da fala e notou que seu filho ou aluno apresenta os sinais citados acima entre em contato e agende uma consulta.
Conte com a Alphafono!
Nós podemos te ajudar! Marque agora mesmo uma consulta para que possamos te conhecer melhor: Whatsapp (11) 98167-0889