Atividade física adaptada: por que esse recurso é importante para a inclusão?

Atividade física adaptada: por que esse recurso é importante para a inclusão?

Atividade Física Adaptada

A atividade física adaptada é uma ferramenta importante para a reabilitação física, psicológica e social. Conheça mais esse recurso

A atividade física adaptada, de maneira geral, abrange uma série de conteúdos relacionados ao desenvolvimento motor e psicomotor de pessoas com necessidades especiais.

Por isso, é importante a introdução da atividade física na vida do ser humano, desde a sua infância até chegar à fase adulta.

A atividade física adaptada nos dias de hoje é um tema em questão, assim como a reabilitação física, inclusão do portador de necessidade especial à sociedade e a acessibilidade.

As atividades físicas adaptadas surgem como uma ferramenta importante não somente para promoção de saúde, mas também para mostrar a importância da atividade física na vida dessas pessoas durante as suas atividades diárias.

Observa-se que a atividade física adaptada pode ser um importante meio para a reabilitação física, psicológica e social destas pessoas.

Quanto ao físico, pode-se ressaltar ganhos de agilidade no manejo da cadeira de rodas, de equilíbrio dinâmico ou estático, de força muscular, de coordenação, coordenação motora, dissociação de cinturas, de resistência física; enfim, o favorecimento de sua readaptação ou adaptação física global.

Devemos respeitar as barreiras que são impostas pela estrutura do corpo ou pelos comprometimentos decorrentes das características que o portador de necessidades especiais apresenta.

E a educação física adaptada é uma maneira de trabalhar a inclusão dessas pessoas em atividades comuns da disciplina.

A educação física adaptada surge com o intuito de auxiliar no desenvolvimento de novas habilidades, trazendo aos portadores de necessidades especiais, uma nova maneira de aquisição de aptidões motoras para suas funções diárias, modificando suas atuais realidades e proporcionando novos desafios.

Tais habilidades motoras podem ser desenvolvidas em forma de potencialidades, testar limites, prevenir enfermidades secundárias a deficiência e promover a integração social do mesmo.

Atividade Física Adaptada

Objetivos da atividade adaptada

As atividades sensório-motoras oferecem uma oportunidade para a criança portadora de deficiência demonstrar suas capacidades motoras básicas, status postural e de equilíbrio.

Para aqueles com problemas de integração dos reflexos, as atividades sensório-motoras são administradas com o objetivo de tornar o movimento e seu tônus subjacente um evento controlável do ponto de vista voluntário.

Este controle pode ser indiretamente solicitado pelo instrutor através do engajamento numa atividade de controle postural a qual é restrita enquanto tarefa e configuração do ambiente.

Os exercícios, em forma de circuito ou espaços delimitados, promovem maior sucesso na execução porque direcionam o movimento ou atividade para a sua meta.

As atividades perceptivo-motoras integram as funções sensório-motoras num contexto intencional e consciente de modo a direcionar o movimento de acordo com noções conceituais.

Os exercícios onde escolhas simples implicam em tomada de decisão podem envolver desde conceitos sobre as dimensões do próprio corpo até relações temporais como o tempo de contato com um objeto em movimento numa determinada direção.

Maior sucesso, maior o prazer, sociabilização e motivação para novas aprendizagens.

Desta forma, desafios à habilidades e funções atuais podem ser oferecidos com segurança à criança de modo que seu potencial seja explorado ao máximo.

A importância da educação física adaptada

A educação física adaptada é considerada uma divisão da educação física escolar.

Ela foi incluída pelo Conselho Federal de Educação na formação de educadores físicos apenas em 1987.

Os diversos conteúdos abordados pela educação física na escola como, por exemplo, jogos, brincadeiras, lutas, dança e diversos esportes são apontados como patrimônio da humanidade.

Há possibilidades múltiplas de aplicação dessas atividades no processo de aprendizagem dos alunos com deficiência.

O objetivo da educação física adaptada é alcançar pessoas portadoras de transtornos, sejam eles físicos ou psicológicos, que impedem que elas participem ativamente de uma aula comum da disciplina, a exemplo dos portadores de deficiências mentais, visuais, auditivas, físicas, múltiplas deficiências, etc.

Não apenas esses, mas também alunos superdotados, com síndromes neurológicas, psiquiátricas e psicológicas ou com dificuldade de aprendizagem são alvos da disciplina.

A sociedade está criando uma nova linha de pensamento para a educação física adaptada, o que promove a disciplina como uma maneira de encorajar e promover a atividade para todos os cidadãos.

Portanto, a disciplina tem como objetivo o desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor dos estudantes com deficiência.

Além disso, ela é capaz de garantir o estudo e a intervenção do profissional no universo das pessoas que apresentam diferentes e peculiares condições para a prática de exercícios.

Atividade Física Adaptada

Esportes que podem ser adaptados durante a atividade física

A educação física adaptada baseia-se na prática de esportes convencionais, entretanto, as modalidades sofrem algum tipo de alteração, permitindo que as pessoas com deficiência participem das atividades esportivas.

Para se encaixar no contexto, algumas modalidades esportivas desenvolveram adaptações pensadas a partir de cada tipo de deficiência.

Veja alguns exemplos:

  • Basquete em cadeira de rodas: o basquete em cadeira de rodas é uma modalidade praticada por pessoas com alguma deficiência físico-motora. Nesse esporte, as cadeiras são adaptadas e padronizadas, conforme previsto nas regras;
  • Futebol para cegos: a modalidade é praticada por alunos com deficiência visual. Assim, como o esporte tradicional, o objetivo do futebol para cegos é marcar gols. Para isso, é necessário tocar a bola entre os companheiros de equipe e chutá-la na baliza adversária. O time que conseguir mais gols na partida, vence;
  • Pegue o balão: nesse jogo os alunos estarão livres pela quadra, sentados no chão ou na cadeira de rodas. Os alunos sentados amarrarão os balões na cintura, os cadeirantes estarão com os balões amarrados atrás da cadeira. Cada participante deverá tentar estourar o balão do colega e proteger o seu. Vence aquele que ficar com o balão intacto enquanto os outros estiverem com os seus estourados.

Por fim, vale destacar o maior evento esportivo mundial envolvendo pessoas com deficiências, os Jogos Paralímpicos.

Nos jogos, existem diversas modalidades esportivas adaptadas, entre elas: vôlei, basquete em cadeira de rodas, futebol para cegos, etc.

Atividade física adaptada abre caminho para a inclusão

A prática esportiva por parte dos deficientes físicos está em constante expansão e desenvolvimento.

O número de praticantes cresce a cada dia. As pessoas estão deixando de lado antigos e retrógrados preconceitos e desconfianças e estão se utilizando dessa importante e fundamental ferramenta em seus programas de lazer, esportes competitivos ou mesmo fisioterápicos.

Diversas pesquisas na área estão sendo desenvolvidas, e os benefícios proporcionados pela prática regular de exercícios físicos ou esportes adaptados estão sendo debatidos e expostos pela mídia diariamente.

Os educadores físicos e demais profissionais da saúde que trabalham com este público devem estar atentos para as novas descobertas.

Além disso, têm a obrigação de participar ativamente do processo de divulgação, propagação e evolução das modalidades esportivas adaptadas.

A evolução da prática esportiva para deficientes teve um crescimento considerável desde seu surgimento há pouco mais de 60 anos, porém, acredita-se que ainda pode-se contribuir de forma significativa para o futuro e progressão das modalidades adaptadas.

A legislação contempla a inclusão escolar e social dos deficientes físicos, e, devido a isso, acredita-se que cada vez mais aumentará a participação e abrangência em programas desportivos adaptados.

A atividade física adaptada é uma grande aliada na socialização, reabilitação e aceitação em sociedade.

Have your say

× Como posso te ajudar?