Atividade física para crianças com autismo
A prática de exercícios e movimento do corpo é fundamental para as crianças com autismo para o desenvolvimento de habilidades e garantir mais prazer e bem estar em ter uma vida mais saudável.
As atividades físicas para crianças com autismo além de ser um momento de compartilhar com o mundo personalidades e características, também tem relação direta com as vivências corporais.
Alguns exemplos de atividades físicas, são:
- Futebol;
- Basquete;
- Natação;
- Esgrima;
- Brincar de circo (cambalhotas, pulos, entre outros);
- Escalada;
- Hipismo;
- Circuitos funcionais;
- Caminhada;
Essas atividades irão funcionar como um instrumento fundamental para o desenvolvimento, adaptação e inclusão dos autistas.
As estratégias que envolvem as atividades físicas são consideradas práticas baseadas em evidências científicas, por isso, ajudam a melhorar a aptidão física do indivíduo e aumentar os comportamentos direcionados.
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As atividades físicas são benéficas para o desenvolvimento das crianças autistas. Além dos relacionados ao desenvolvimento físico e motor, os exercícios ajudam também a ampliar a comunicação social, a autoestima e a regulação da rotina, durante a realização dos movimentos frequentes também é possível:
- Aprimorar a percepção do entorno;
- Aumentar a noção entre espaço, tempo e ambiente em que aquele indivíduo vive;
- Conhecer melhor a postura corporal;
- Criar cada vez mais independência no dia a dia;
- Melhorar as habilidades acadêmicas e sociais;
- Reduzir estereotipias e movimentos repetitivos;
Assim como qualquer pessoa, as crianças com autismo também precisam de incentivo para interagirem mais nas atividades e algumas adaptações podem ser necessárias.
- É comum que crianças com autismo tenham interesse por algum assunto ou objeto específico.
- Estímulos visuais costumam facilitar o aprendizado de crianças autistas, pois elas tendem a ter maior dificuldade em imaginar conceitos abstratos.
- Estimular os outros sentidos como: olfato, tato, audição e paladar.
- Apresente o objeto ou brinquedo antes à criança e dê um tempo para ela se habituar a ele. avise que tipo de som faz, que textura tem.
- Distribuir as atividades em uma rotina organizada e previsível também faz muita diferença para evitar a ansiedade e a angústia.
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