Avaliação neuropsicológica para adolescentes com dificuldades de aprendizagem

Avaliação neuropsicológica para adolescentes com dificuldades de aprendizagem

A avaliação neuropsicológica é uma área que envolve a psicologia e a neurologia. É uma ciência que estuda de modo aprofundado sobre o funcionamento cerebral, os processos cognitivos superiores e suas relações com o comportamento humano. 

Avaliação neuropsicológica para adolescentes com dificuldades de aprendizagem
Avaliação neuropsicológica para adolescentes com dificuldades de aprendizagem

A avaliação neuropsicológica é um exame diagnóstico que tem como objetivo avaliar as funções cognitivas preservadas do paciente e se há algum prejuízo nestas áreas, tem também a função de constituir um perfil neuropsicológico para estabelecer um possível tratamento e intervenções para melhor qualidade de vida do paciente. 

Essa avaliação deve ser feita por um psicólogo especializado em Neuropsicologia.

Uma criança que no processo de aprendizagem apresenta alguma dificuldade em adquirir o conhecimento básico em termos de leitura, escrita ou matemática, o que pode ser observado pelo professor e/ou os pais, instiga alguns questionamentos acerca do seu desenvolvimento. 

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Os pais que observarem que a criança apresenta dificuldades escolares como: 

  • notas baixas
  • dificuldade na aquisição da linguagem, leitura e escrita
  • desatenção em aula
  • agitação
  • agressividade com colegas
  • queixas de professores

É recomendado procurar ajuda de um Neuropsicólogo.

O baixo desempenho escolar é algo que chama atenção na fase de aprendizagem infantil. Este é um período de muitas descobertas, novos desafios, e que pode ser influenciado por fatores como o próprio ambiente escolar, a estrutura familiar, questões emocionais e cognitivas da criança, ou até mesmo relacionado a um problema de saúde que a criança esteja passando. 

 A primeira fase da avaliação neuropsicológica é a anamnese, uma etapa fundamental para colher todos os dados e informações sobre o desenvolvimento e o dia a dia da criança. O processo de anamnese é realizado com o próprio paciente, familiares, professores e profissionais de saúde que participam da vida da criança.

A anamnese deve ser bem detalhada, por isso busca entender informações desde a concepção, gestação, nascimento e desenvolvimento da criança para ajudar os pais a refletirem sobre o momento que começaram a perceber algo diferente.

Também é feita uma análise qualitativa para observar como a criança se comporta diante da avaliação. Geralmente, a criança chega apreensiva no consultório, sendo importante criar um ambiente acolhedor e deixá-la o mais à vontade possível. 

A partir desses dados são aplicados na criança instrumentos neuropsicológicos que permitem avaliar várias funções cognitivas.

Com o resultado de toda avaliação é feita a devolutiva aos responsáveis com todas as orientações, possíveis diagnósticos, possibilidades de intervenções, dentre outros aspectos, com o intuito de colaborar com a melhora na qualidade de vida e com um bom desenvolvimento da criança.

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