Bebe prematuro e o atraso na fala
Bebês nascidos prematuramente (< 37 semanas) ou com baixo peso ao nascer correm um risco muito grande de apresentar dificuldades de linguagem e fala em seus primeiros anos.
No entanto, as pesquisas mostram ainda que as dificuldades de linguagem e fala muitas vezes continuam a persistir nos anos de idade escolar. As áreas afetadas são:
- Compreensão de frases e perguntas
- Expressando-se (usando a linguagem para contar histórias, expressar opiniões)
- Leitura e ortografia
- Produção de som (dificuldade em fazer certos sons)
- Gramática e estrutura da frase
Bebês prematuros também correm risco de atrasos nas habilidades motoras, na integração de reflexos primitivos e no desenvolvimento da cognição, os quais podem afetar o desenvolvimento da linguagem.
O risco de dificuldades persistentes nessas áreas aumenta significativamente para muito prematuros (nascidos < 33 semanas de gravidez da mãe) ou para bebês de muito baixo peso ao nascer .
Apesar desse risco aumentado, muitos bebês prematuros alcançam seus colegas no início do ano letivo! Infelizmente, não há preditores confiáveis que possam determinar com precisão quais crianças pré-maduras com dificuldades de linguagem alcançarão seu grupo de pares naturalmente e quais continuarão a ter dificuldades de linguagem persistentes nos primeiros anos escolares. Por esse motivo, os pais de bebês prematuros são incentivados a envolver um fonoaudiólogo para monitorar o desenvolvimento de seus filhos regularmente para garantir que eles estejam no caminho certo e se envolvam em estratégias de intervenção precoce.
Leia mais sobre Tratamentos para TDAH, clique aqui!
O fonoaudiólogo pode ajudar a garantir que a criança receba o melhor suporte possível para garantir um ambiente ideal de aprendizado de idiomas. Isso envolverá o trabalho direto com a criança, bem como o treinamento dos pais. A intervenção para atrasos de linguagem em crianças pré-termo é a mesma utilizada para atrasos gerais de linguagem, a diferença muitas vezes é o descuido e o acompanhamento insuficiente das crianças em situação de risco.
A intervenção precoce com a ajuda de um fonoaudiólogo é fundamental à medida que o cérebro se desenvolve, amadurece e forma novas vias neurais, especialmente antes dos 3 anos de idade. A fonoaudiologia visaria as habilidades cognitivas, de linguagem, fala e comunicação social. O fonoaudiólogo também observa sintomas mais amplos que podem exigir encaminhamentos para outros profissionais especializados.
Quanto mais você souber, mais estará pronta para apoiar seu bebê prematuro. Marque uma consulta com um fonoaudiólogo se tiver alguma dúvida.
Conte com a Alphafono!
Nós podemos te ajudar! Marque agora mesmo uma consulta para que possamos te conhecer melhor: Whatsapp (11) 98167-0889