Criança desatenta, o que pode ser?
Muitas vezes a desatenção infantil é relacionada ao TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), porém o que muitos pais não sabem é que pode ser somente pelo cansaço ou ser resultado de uma outra condição médica crônica como o hipotireoidismo ou uma dificuldade de aprendizagem. É importante os pais considerarem as várias causas de desatenção em seus filhos quando for consultar um médico especialista.
Embora todas as crianças sejam em certo momento desatentas, sendo parte regular do comportamento, se estão realizando tarefas que consideram tediosas ou chatas, muitas crianças tendem a perder o interesse rapidamente.
Quando as crianças parecem desatentas, seu comportamento deve ser comparado com outras crianças da mesma idade e sexo, não apenas com seus colegas imediatos. Quando o comportamento desatento começa a afetar a vida doméstica, o aprendizado e outras atividades na escola, é um bom momento para procurar a orientação de um profissional que possa realizar uma avaliação abrangente .
A desatenção pode ser resultado do cansaço, que é algo que os pais e as crianças sofrem às vezes durante a vida normal. O cansaço também pode ser causado por distúrbios respiratórios do sono, uma condição que pode afetar crianças com excesso de peso ou aquelas com adenóides ou amígdalas extragrandes. O hipotireoidismo pediátrico , em suas várias formas, muitas vezes causa fadiga e pode ser tratado com medicamentos. Também pode ser devido a padrões de sono irregulares que a criança pode não estar ciente, ou a necessidade de sono do corpo. Observe o quão tarde a criança dorme em dias não letivos para ver se ela simplesmente precisa de mais sono durante a semana.
A desatenção e as dificuldades de aprendizagem podem estar intimamente ligadas.
Crianças com condições como dislexia ou dispraxia não diagnosticada, por exemplo, podem usar a desatenção como mecanismo de enfrentamento. Quando eles são incapazes de fazer as tarefas estabelecidas na escola ou em casa devido a dificuldades de aprendizagem, eles podem desistir facilmente, se distrair rapidamente, cometer erros aparentemente por descuido ou parecer não ouvir as instruções.
A desatenção também pode resultar de uma variedade de outras causas, incluindo:
- Transtorno de déficit de concentração
- Depressão
- Transtorno de ansiedade geral
- Estresse ou transtorno de estresse pós-traumático
Leia mais sobre Tratamentos para TDAH, clique aqui!
Se os pais suspeitarem que um deles pode ser o culpado, eles devem marcar uma consulta com o pediatra do filho.
Antes que as crianças sejam diagnosticadas com TDAH, é importante explorar todas as possíveis causas do comportamento desatento. Muitas condições podem causar desatenção em crianças, e se esse comportamento existe tanto em casa quanto na escola por pelo menos seis meses, é justo para as crianças e pais preocupados que todas as opções sejam investigadas.
Se os problemas de longo prazo do seu filho com desatenção estão impedindo seu sucesso, convidamos você a agendar uma consulta com nosso especialista, para alcançar um objetivo comum de melhorar o foco e a atenção da criança, levando a uma vida acadêmica e pessoal mais bem-sucedida.
Conte com a Alphafono!
Nós podemos te ajudar! Marque agora mesmo uma consulta para que possamos te conhecer melhor: Whatsapp (11) 98167-0889