Dificuldade em Matemática, como a Psicopedagogia pode ajudar?
A dificuldade em matemática, também chamada de DISCALCULIA, é causada por uma má formação neurológica que consequentemente desenvolve uma dificuldade na aprendizagem dos números. A dificuldade em matemática não é ocasionado por má escolarização, deficiência mental, déficits auditivos ou visuais, não tendo também ligação com inteligência ou níveis de QI.
Indivíduos com dificuldade em matemática não conseguem reconhecer os sinais matemáticos, montar as operações, classificar os números, compreender os princípios das medidas, seguir sequências, entender conceitos matemáticos, relacionar o valor de moedas e entre outros.
Existem seis (6) tipos de discalculia (dificuldade em matemática) são elas:
- Discalculia léxica: dificuldade na leitura de símbolos matemáticos;
- Discalculia verbal: dificuldades em nomear as quantidades matemáticas, os números, os termos e os símbolos;
- Discalculia gráfica: dificuldade na escrita de símbolos matemáticos;
- Discalculia operacional: dificuldade na execução de operações e cálculos numéricos;
- Discalculia practognóstica: dificuldade na enumeração, manipulação e comparação de objetos reais ou imagens;
- Discalculia ideognóstica: dificuldades nas operações mentais e no entendimento de conceitos matemáticos.
E eles são divididos em três (3) graus, são eles:
- Leve: reagem favoravelmente à intervenção psicopedagógica.
- Médio: configura o quadro da maioria dos alunos que apresentam dificuldades específicas em matemática.
- Limite: quando apresenta lesão neurológica, gerando algum déficit intelectual.
O indivíduo que apresenta dificuldade em matemática apresenta sintomas que são percebidos desde cedo e que podem variar de pessoa para pessoa dependendo do tipo de discalculia. São eles:
- Incompreensão dos números e seus significados;
- Lentidão na contagem e aprendizado;
- Não conseguir relacionar o número com a palavra e seu sons;
- Dificuldade para entender o conceito dos sinais, fórmulas, proporções, quantidade, formas e medidas;
- Baixa habilidade para desenvolver e entender o raciocínio lógico;
- Dificuldade na memorização de números, sequenciais ou passo a passo;
- Dificuldade em aplicar a teoria;
- Dificuldade em interpretar gráficos, resolver equações e realizar cálculos mentais;
- Falta de noção tempo/espaço;
A família e os professores têm papel importante na identificação dos sinais da dificuldade em matemática. A observação é de extrema importância para o desenvolvimento do indivíduo e havendo alguma suspeita é de suma importância procurar por tratamento adequado.
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Quando a discalculia não é identificada a tempo, ela pode comprometer o desenvolvimento escolar do indivíduo, que evita por medo enfrentar novas experiências de aprendizagem e adquire comportamentos inadequados tornando- se desinteressada e até mesmo podendo se tornar agressiva.
O psicopedagogo é o profissional indicado no tratamento da dificuldade em matemática, o tratamento é feito em parceria com a escola onde a criança estuda e geralmente os professores desenvolvem atividades específicas com esse aluno, sem isolá-lo do restante da turma. A avaliação deve ser bastante abrangente e considerar todos os possíveis fatores que possam estar contribuindo para o problema.
Por isso, ao perceber que seu filho ou seu aluno apresenta algum desses sintomas procure ajuda de um psicopedagogo para uma avaliação e tratamento adequado, pois quanto mais precoce for o diagnóstico, o professor juntamente com o psicopedagogo poderá atuar como minimizadores dos sintomas da dificuldade em matemática melhorando a qualidade de vida do indivíduo.
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