Dificuldades de aprendizagem? Aprenda a contorná-la!
As dificuldades de aprendizagem se referem ao conjunto de problemas que afetam o desempenho dos processos de aprendizagem em áreas específicas, como por exemplo: leitura, matemática, escrita, ocorrendo majoritariamente em crianças e adolescentes.
As dificuldades de aprendizagem podem ser apontadas por psiquiatras, psicólogos, clínicos, neuropsicólogos entre outros profissionais desde que sejam qualificados para tal diagnóstico por meio de uma série de testes de inteligência, de desempenho acadêmico e observação do desempenho em sala de aula e interação social.
As dificuldades de aprendizagem podem estar ligadas a inúmeros fatores biológicos ou culturais, porém não indica uma falta de inteligência ou de motivação para aprender. Crianças com dificuldade de aprendizagem aprendem de uma forma diferente, por isso é preciso analisar cada caso individualmente.
Os tipos mais comuns de dificuldade de aprendizagem envolvem problemas de leitura, escrita, matemática e raciocínio. No entanto, transtornos do neurodesenvolvimento, como o autismo, podem levar a dificuldades de aprendizagem.
Embora toda criança tenha dificuldade em algum momento de sua vida escolar, se uma determinada área do aprendizado for consistentemente afetada, pode indicar um distúrbio de aprendizagem.
As dificuldades de aprendizagem são categorizadas em quatro grandes áreas: São elas:
As dificuldades nas habilidades escolares:
- Discalculia: Uma dificuldade de aprendizagem que afeta a capacidade de compreender números e símbolos matemáticos. Pessoas com discalculia muitas vezes têm dificuldade em fazer cálculos, memorizar números e até mesmo ler a hora em um relógio.
- Disgrafia: Uma dificuldade de aprendizagem que afeta a capacidade de escrever ou usar habilidades motoras finas. Pessoas com disgrafia têm problemas com a legibilidade e a ortografia da caligrafia.
- Dislexia: A dificuldade de aprendizagem que afeta a capacidade de ler ou processar a linguagem falada e escrita. Pode afetar a capacidade de ler e escrever, compreensão verbal e fala.
- Disortografia: Às vezes relacionada à dislexia, é a incapacidade de entender e aplicar as regras de ortografia. Os afetados não seguem as regras gramaticais ou ortográficas, dificultando a compreensão de sua linguagem escrita.
As dificuldades na linguagem e fala:
- Dislalia: O distúrbio de linguagem mais comum entre as crianças. Isso acontece devido a problemas físicos ou falta de estimulação durante o desenvolvimento da linguagem.
- Disfasia e Afasia: Ambas estão relacionadas à incapacidade de usar a linguagem oral ou escrita para se comunicar. No caso da afasia, geralmente é o resultado de um acidente ou lesão. No caso da disfasia, a pessoa não consegue adquirir a capacidade de se comunicar desde a primeira infância e o problema geralmente continua durante a vida adulta.
As dificuldades na função motora:
- Coordenação motora: Dificuldades na coordenação motora, sejam grossas ou finas, afetam a destreza manual e, portanto, o desempenho escrito. Pessoas com problemas de coordenação motora geralmente não conseguem segurar um lápis corretamente, então a escrita geralmente é ilegível.
- Percepção visual: Dificuldades na percepção visual fazem com que a pessoa não consiga entender a informação que vê. Isso afeta as habilidades de copiar, desenhar e o processo de leitura e escrita.
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Os problemas associados:
Apesar de não serem dificuldades específicas para a aprendizagem, elas desempenham um papel importante no processo.
- Memória: por incluir a capacidade de lembrar palavras e ideias, as pessoas com problemas de memória geralmente têm dificuldade em entender explicações ou realizar atividades de longo prazo.
- Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem hiperatividade (TDAH): O transtorno afeta a capacidade de uma pessoa de manter a atenção fixa em um estímulo, controlar seu comportamento e reter informações. Embora o TDAH não seja considerado uma dificuldade de aprendizagem, geralmente apresenta comorbidade com dificuldades específicas de aprendizagem.
- Transtorno do Espectro Autista (TEA): Semelhante ao TDAH, afeta habilidades que são frequentemente usadas nos processos de aprendizagem, como comunicação e atenção.
- Função executiva: Refere-se aos sistemas cerebrais que afetam os processos cognitivos relacionados ao planejamento, organização, estratégia, atenção e memória, entre outros.
Geralmente a criança apresenta primeiro as dificuldades de aprendizagem na escola. Se você acha que você ou seus filhos têm um distúrbio ou dificuldades de aprendizagem, procure uma avaliação mais aprofundada de um médico e discuta que tipo de estratégia pode ser útil.
Quando se trata de dificuldades de aprendizagem, nem sempre é fácil saber o que fazer e onde encontrar ajuda. No entanto, o mais indicado é:
- Buscar ajuda profissional para realizar um diagnóstico e indicar as melhores intervenções.
- Os pais e professores devem aprender sobre o tipo de dificuldades de aprendizagem da criança e se informar sobre as opções de intervenção mais eficazes.
- Cultivar os pontos fortes da criança com dificuldades de aprendizagem e prestar atenção aos seus interesses ajuda a desenvolver suas habilidades e autoconfiança para superar suas dificuldades.
- Minimizar as distrações em sala de aula
- Observe os sinais de comportamento
- Crie vínculo com a criança
- Acompanhe as atividades escolares
- Organize a rotina
Se restou alguma dúvida sobre dificuldade de aprendizagem, deixe nos comentários.
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