Psicopedagoga e as dificuldades de aprendizagem

Psicopedagoga e as dificuldades de aprendizagem

A psicopedagogia é uma área multidisciplinar, que inclui as ciências da psicologia e da pedagogia, estudando e se aprofundando no processo de aprendizagem humana, com a finalidade de identificar as dificuldades de aprendizagem e falhas no processo de aprendizagem, refletir e intervir.

dificuldades de aprendizagem
dificuldades de aprendizagem

A dificuldades de aprendizagem é quando um aluno possui uma maneira diferente de aprender, mas não quer dizer que ele não tenha capacidade de aprender. Refere-se a um obstáculo, uma barreira, que pode ter origem tanto cultural quanto cognitiva ou até mesmo emocional ou metodológica.

Alguns distúrbios psicológicos afetam diretamente a capacidade de concentração e de reter informações das pessoas, dificultando o aprendizado, mesmo não tendo associação direta com a aprendizagem.

Alguns dos transtornos que afetam a aprendizagem são:

  • Transtorno de Déficit de Atenção e HIperatividade (TDAH)
  • Discalculia (Dificuldade com cálculos)
  • Disgrafia (Dificuldade em escrever)
  • Dislexia (Dificuldade em ler)
  • Dispraxia (Dificuldade na coordenação motora)
  • Depressão
  • Ansiedade
  • Transtorno do Espectro Autista (TEA)
  • Transtorno de Bipolaridade

Já no primeiro contato da psicopedagoga com o paciente e sua família, a psicopedagoga fará uso da escuta psicopedagógica para avaliar a situação de forma eficiente, capturando o máximo de informações possíveis que ajudará a entender as causas da dificuldade de aprendizagem.

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Caso a condição identificada não seja um transtorno de aprendizagem, a psicopedagoga faz o encaminhamento para o psicólogo já que a depressão, ansiedade e bipolaridade são tratados com terapia.

A ajuda psicopedagógica não se refere ao sintoma, mas sim em poder mobilizar a dificuldade de aprendizagem, transformando o processo de ensino/aprendizagem.

A psicopedagoga não trabalha diretamente com os problemas, mas sim com as pessoas envolvidas, seja o paciente, a família e os professores, que têm papel fundamental na identificação dos sintomas.

É de responsabilidade da psicopedagoga acolher o paciente e sua família e investigar para resgatar o potencial de aprendizagem do paciente, trazendo opções de intervenção que se adaptem às necessidades do paciente.

A psicopedagoga dá início ao tratamento mediante aprovação do paciente e juntamente com a dificuldade de aprendizagem é reconstruída a autoestima e a autoconfiança do paciente.

O atendimento é personalizado de acordo com a faixa etária e as dificuldades apresentadas pelo paciente. 

A psicopedagoga deve desenvolver seu trabalho a fim de contribuir com:

  • A melhora do processo de ensino e a qualidade da aprendizagem;
  • A promoção da aprendizagem e que cada aluno possa atingir seus objetivos;
  • A promoção da cooperação da escola com a família com base em projetos específicos;
  • A colaboração com a formação do professor;

Portanto, ao perceber que seu filho ou aluno apresente algum sintoma de dificuldade de aprendizagem, procure uma psicopedagoga para uma avaliação e um tratamento adequado, a fim de melhorar o processo de ensino/aprendizagem do seu filho ou aluno.

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