Psicopedagoga e as dificuldades de aprendizagem
A psicopedagogia é uma área multidisciplinar, que inclui as ciências da psicologia e da pedagogia, estudando e se aprofundando no processo de aprendizagem humana, com a finalidade de identificar as dificuldades de aprendizagem e falhas no processo de aprendizagem, refletir e intervir.
A dificuldades de aprendizagem é quando um aluno possui uma maneira diferente de aprender, mas não quer dizer que ele não tenha capacidade de aprender. Refere-se a um obstáculo, uma barreira, que pode ter origem tanto cultural quanto cognitiva ou até mesmo emocional ou metodológica.
Alguns distúrbios psicológicos afetam diretamente a capacidade de concentração e de reter informações das pessoas, dificultando o aprendizado, mesmo não tendo associação direta com a aprendizagem.
Alguns dos transtornos que afetam a aprendizagem são:
- Transtorno de Déficit de Atenção e HIperatividade (TDAH)
- Discalculia (Dificuldade com cálculos)
- Disgrafia (Dificuldade em escrever)
- Dislexia (Dificuldade em ler)
- Dispraxia (Dificuldade na coordenação motora)
- Depressão
- Ansiedade
- Transtorno do Espectro Autista (TEA)
- Transtorno de Bipolaridade
Já no primeiro contato da psicopedagoga com o paciente e sua família, a psicopedagoga fará uso da escuta psicopedagógica para avaliar a situação de forma eficiente, capturando o máximo de informações possíveis que ajudará a entender as causas da dificuldade de aprendizagem.
Leia mais sobre Como a psicologia pode ajudar na Ansiedade, clique aqui!
Caso a condição identificada não seja um transtorno de aprendizagem, a psicopedagoga faz o encaminhamento para o psicólogo já que a depressão, ansiedade e bipolaridade são tratados com terapia.
A ajuda psicopedagógica não se refere ao sintoma, mas sim em poder mobilizar a dificuldade de aprendizagem, transformando o processo de ensino/aprendizagem.
A psicopedagoga não trabalha diretamente com os problemas, mas sim com as pessoas envolvidas, seja o paciente, a família e os professores, que têm papel fundamental na identificação dos sintomas.
É de responsabilidade da psicopedagoga acolher o paciente e sua família e investigar para resgatar o potencial de aprendizagem do paciente, trazendo opções de intervenção que se adaptem às necessidades do paciente.
A psicopedagoga dá início ao tratamento mediante aprovação do paciente e juntamente com a dificuldade de aprendizagem é reconstruída a autoestima e a autoconfiança do paciente.
O atendimento é personalizado de acordo com a faixa etária e as dificuldades apresentadas pelo paciente.
A psicopedagoga deve desenvolver seu trabalho a fim de contribuir com:
- A melhora do processo de ensino e a qualidade da aprendizagem;
- A promoção da aprendizagem e que cada aluno possa atingir seus objetivos;
- A promoção da cooperação da escola com a família com base em projetos específicos;
- A colaboração com a formação do professor;
Portanto, ao perceber que seu filho ou aluno apresente algum sintoma de dificuldade de aprendizagem, procure uma psicopedagoga para uma avaliação e um tratamento adequado, a fim de melhorar o processo de ensino/aprendizagem do seu filho ou aluno.
Conte com a Alphafono!
Nós podemos te ajudar! Marque agora mesmo uma consulta para que possamos te conhecer melhor: Whatsapp (11) 98167-0889