Meu filho está com medo e agora?

Meu filho está com medo e agora?

Síndrome do Pânico

O medo fazem parte de ser criança, os monstros no armário, os cães que chegam muito perto, os trovões e como pais, sempre queremos fazer as crianças se sentirem melhor. Ensinar as crianças a lidar com os medos da infância por conta própria cria confiança e independência. Então, como podemos ajudar as crianças a se sentirem mais corajosas? Primeiro, as crianças precisam de prática, o que significa que os pais precisam se sentir à vontade para deixar as crianças um pouco desconfortáveis ​​enquanto descobrem as coisas. 

medo
medo

Ajude seu filho a falar sobre o medo e o que o medo está assustando, as crianças nem sempre têm as palavras para explicar do que têm medo. Ajude fazendo perguntas específicas, por exemplo, se uma criança tem medo de cachorros, você pode dizer: “O que torna os cachorros assustadores?”  

Deixe seus filhos saberem que você leva os medos deles a sério, mesmo que eles não pareçam assustadores para você, por exemplo, em vez de “Ah, vamos lá, isso não foi assustador!” tente: “Uau, parece que você estava com medo!”, quando eles se sentirem seguros, vocês podem falar sobre como trabalharão juntos para ajudá-lo a ser corajoso. Definir metas fáceis de alcançar, como concordar em acariciar um cão amigável, é um bom ponto de partida. 

Gerenciar os medos leva tempo, então seja paciente e elogie a criança. A maioria dos medos é uma parte normal e natural da infância, no entanto, se uma criança tem medo o tempo todo, ou tem medos que a impedem de se divertir ou interferem em sua vida diária, isso pode ser um sinal de ansiedade e pode ser a hora de procurar ajuda profissional. 

Então, qual é a melhor maneira de ajudar?

Ajude seu filho a falar sobre o que o está assustando, as crianças podem saber do que têm medo, mas nem sempre têm palavras para explicar. Fazer perguntas específicas pode ajudar. Por exemplo, se uma criança tem medo de cachorros, você pode dizer: “O que torna os cachorros assustadores?” “Um cachorro te surpreendeu ou te derrubou?” “Existe um certo cachorro que você tem medo?” Uma vez que você tenha uma melhor compreensão do que seu filho tem medo, você terá uma ideia mais clara de como ajudá-lo a lidar com isso.

Alguns medos comuns da infância são:

  • Ficar sozinho
  • Escuro
  • Cães ou outros animais grandes
  • Insetos
  • Alturas
  • Tomar injeções ou ir ao médico
  • Ruídos desconhecidos ou altos
  • Monstros imaginários

Leia mais sobre Tratamentos para TDAH, clique aqui!

Valide e siga em frente, depois de saber qual é o medo, deixe seu filho saber que você está levando a sério, por exemplo, em vez de “Ah, vamos lá, isso não foi assustador!” ou “O que há para temer?” tente: “Uau, parece que você estava com medo!” ou, “Eu sei que muitas crianças se preocupam com isso”.

Uma vez que você tenha oferecido segurança, é importante seguir em frente rapidamente.

Faça um plano, trabalhe com seu filho para estabelecer metas razoáveis. Depois de definir a meta, fale sobre as etapas que você seguirá para alcançá-la e seja paciente.

Por exemplo, um plano pode ser:

  • Noite um: Combine que você vai ler dois livros, desligar as luzes, acender uma luz noturna e depois sentar-se quieto com ela até que ela adormeça.
  • Noite dois: Leia um livro, depois apague as luzes e acenda a luz noturna. Você deixará a porta entreaberta e estará do lado de fora, mas não na sala.
  • Noite três: Leia um livro, então a luz noturna acesa e a porta fechada.
  • Quarta noite: Leia um livro, então as luzes se apagam e a porta é fechada.

Ofereça encorajamento e seja paciente, os pais devem lembrar que a mudança leva tempo e o medo é um sentimento muito poderoso. Mantenha-se consistente e elogie o trabalho árduo do seu filho: “Achei muito corajoso da sua parte ficar meia hora no seu quarto. Vamos ver se podemos ir mais longe amanhã!”

Deixe seu filho saber que você acha que ele pode enfrentar seus medos, mesmo que ele ainda não tenha tanta certeza. As crianças, especialmente as mais novas, podem precisar de algumas tentativas antes que as coisas funcionem, então não desista se seu filho ainda estiver pedindo aquele terceiro copo de água ou se escondendo de cães na rua, mesmo depois de começar a trabalhar na construção de bravura .

Conte com a Alphafono!

Nós podemos te ajudar! Marque agora mesmo uma consulta para que possamos te conhecer melhor: Whatsapp (11) 98167-0889

Have your say

× Como posso te ajudar?