Meu filho não come, como a nutricionista pode ajudar?

Meu filho não come, como a nutricionista pode ajudar?

Normalmente as crianças sentem menos fome ou saciadas mais cedo, porque, após o primeiro ano de vida, há uma redução no ritmo de crescimento, com diminuição da velocidade de ganho de peso e estatura. Isso faz com que a criança necessite de menos energia em relação ao seu peso durante essa fase. Então, se seu filho não quer comer tanto quanto você gostaria, não se desespere. O ritmo de crescimento voltará a se acelerar com o início do estirão de crescimento a partir dos 10 anos de idade, quando começa a haver as mudanças corporais características da puberdade e princípio da adolescência. Sempre que necessário pode tirar dúvidas com um nutricionista.

Meu filho não come, como a nutricionista pode ajudar?
Meu filho não come, como a nutricionista pode ajudar?

Quando o filho não quer comer, os pais tendem a ficar inseguros achando que a criança está se alimentando de maneira insuficiente. É muito comum pensar que a criança precisa de uma quantidade determinada de alimentos, mas na verdade a necessidade dela é menor. Por isso, muitas vezes a criança não consegue comer a refeição toda que foi colocada em seu prato. O acompanhamento da curva de crescimento das crianças feito pelo pediatra e pelo nutricionista é que irá indicar se há ganho de peso e estatura insuficiente para esta faixa etária.

Se após essa avaliação houver um desenvolvimento de peso e estatura abaixo do esperado para a faixa etária, é aconselhado que os pais procurem um nutricionista. O nutricionista irá avaliar o hábito alimentar da criança e da família e sugerir mudanças que irão promover a sua adequação alimentar. Isso certamente fará com que a criança atinja as faixas de recomendação de peso e estatura para a sua idade, garantindo um desenvolvimento mais saudável.

Quando colocadas diante de um alimento ou preparação que ela ainda não tenha comido, ou não se lembre, a reação mais comum das crianças é dizer que não gostam ou não querem.

Esse comportamento é conhecido como neofobia, que é o medo do novo. Isso pode ser modificado com a oferta repetida desses alimentos ou preparações em outros momentos. Por isso, diante de uma determinada recusa, procure oferecer novamente o alimento recusado num outro dia. Isso fará com que ele deixe de ser novo e a criança passe a aceitá-lo melhor. Mas lembre-se, às vezes demora para que a criança realmente passe a aceitar o alimento. Pode ser que ela só aceite depois da terceira ou quarta tentativa. Por isso, continue oferecendo em pequenas quantidades até ela se acostumar.

Os pais e parentes próximos servem de modelo para as crianças. O que os pais costumam comer em casa na presença do filho influencia as suas preferências alimentares. Se os pais não têm o hábito de cozinhar ou comer alimentos saudáveis, automaticamente as crianças crescem com esse hábito também, já que elas aprendem por imitação.

Do contrário, fica muito mais fácil a criança se alimentar de forma saudável se a família realizar as refeições juntas e preparar alimentos caseiros e saudáveis. Por isso, aproveite esse momento para melhorar os hábitos alimentares de todos.

Leia mais sobre Tratamentos para TDAH, clique aqui!

Não adianta você forçar a criança a comer o prato de feijão, arroz, salada de legumes e carne se você está comendo pizza na frente dela. Mas se todos estiverem comendo essa mesma refeição a criança irá interpretar esse momento com mais naturalidade.

Deixe a criança ter mais autonomia nas suas escolhas alimentares. Por exemplo: dê a ela duas opções de frutas de sua preferência no lanche da tarde. Isso faz com que você mantenha o controle da situação, mas dá a criança a sensação de estar tomando a decisão.

Por isso também é importante que você faça duas preparações diferentes de legumes e deixe ela decidir qual prefere, ou se prefere as duas. Isso fará com que a criança aprenda a ter escolhas alimentares mais saudáveis.

A dificuldade das crianças na alimentação pode ser um grande desafio se não soubermos lidar com ela. Porém, todo esforço vale a pena para que nossas crianças possam crescer com mais saúde, e com hábitos alimentares mais saudáveis. 

Conte com a Alphafono!

Nós podemos te ajudar! Marque agora mesmo uma consulta para que possamos te conhecer melhor: Whatsapp (11) 98167-0889

Have your say

× Como posso te ajudar?