Meu filho tem 2 anos e ainda não fala

Meu filho tem 2 anos e ainda não fala

A linguagem é considerada um conceito extremamente amplo da comunicação. É também a capacidade que o indivíduo tem  de expressar suas ideias, vontades e emoções , podendo ser feito através da fala, gestos, olhares, sons e escrita. O desenvolvimento da fala se inicia muito cedo antes mesmo da criança emitir suas primeiras palavras. Por volta dos 6 a 9 meses a criança já começa a balbuciar sílabas repetidas como por exemplo “mamama” ou “papapa”, e assim por diante conforme o tempo vai passando vai desenvolvendo a fala da criança, no entanto espera-se que por volta por 2 anos de idade a criança tenha por volta de 50 a 100 palavras em seu vocabulário e forme frases com duas ou três palavras.

fala
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Comumente é sugerido causas que são mitos como por exemplo:

  • meninas falam mais cedo do que os meninos ( apesar de existir a hipótese de que o cérebro feminino apresenta maturação precoce, não existem evidências científicas que comprovem de forma definitiva);
  • Crianças com 2 anos não precisam falar (apesar de existir variações, espera-se que crianças com 2 anos estejam combinando ao menos 2 ou 3 palavras em frases simples.

Vários sinais devem ser avaliados e não somente a quantidade de palavras emitidas em cada idade, mas sim, o relato dos pais, a comparação com o esperado mínimo para cada idade e principalmente a  interpretação do pensamento “cada criança tem seu tempo” são muito importantes ao se considerar a necessidade de diagnóstico preciso e tratamento com estimulação adequada de forma precoce.

Até os 3 meses

  • Reage a sons altos
  • Acalma-se ou sorri quando ouve a fala
  • Reconhece sua voz e pára de chorar ao ouvi-la
  • Pára ou inicia a sucção enquanto mama ao ouvir a voz
  • Articula sons com a boca
  • Chora de maneira diferente para necessidades diferentes
  • Sorri ao ver vocês

Dos 4 aos 6 meses

  • Segue os sons com os olhos
  • Reage às mudanças no seu tom de voz
  • Da atenção a brinquedos que produzem sons
  • Presta atenção à música
  • Balbucia sons diferentes, inclusive começando com p, b, m, imitando a maneira correta de falar
  • Dá risadas
  • Balbucia quando está excitado ou insatisfeito
  • Produz murmúrios brincando sozinho ou com você

Dos 7 meses a 1 ano

  • Gosta de brincar de “esconde-achou” e de bater palmas com música
  • Vira-se para a direção dos sons
  • Presta atenção quando você fala com ele
  • Entende palavras comuns “água”, “mamar”, “sapato”
  • Atende a chamados como “vem cá”
  • Balbuciar sílabas repetidas como “dadada”, “papapa”
  • Balbucia no intuito de receber atenção
  • Tenta se comunicar com gestos como levantar os braços
  • Imita diferentes sons da fala
  • Fala uma ou duas palavras como “papai”, “mamãe” ou “não” até um ano

De 1 a 2 anos

  • Aponta para algumas partes do corpo quando você fala o nome delas
  • Obedece comandos simples e entende perguntas simples 
  • Se diverte com histórias, músicas e rimas simples
  • Aponta para figuras em livros quando você fala os nomes
  • Aprende novas palavras regularmente
  • Fala perguntas simples com uma ou duas palavras
  • Junta duas palavras 
  • Usa os sons das consoantes no início das palavras

De 2 a 3 anos

  • Usa frases com duas ou três palavras para se expressar ou perguntar
  • Pronúncia os sons de k, g, f, t d e n.
  • Fala de um jeito que pessoas da família e amigos entendem
  • Refere-se aos objetos pelos nomes corretos para mostrá-los ou pedi-los
  • Consegue nomear quase todas as coisas

De 3 a 4 anos

  • Ouve quando você chama de outro cômodo
  • Ouve a TV no mesmo volume que as demais pessoas da casa
  • responder perguntas simples 
  • Pode falar sobre suas atividades, na escola ou fora dela
  • Usa frases com quatro ou mais palavras
  • Fala com facilidade sem repetir sílabas ou palavras

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De 4 a 5 anos

  • Presta atenção às pequenas histórias e responde perguntas simples sobre elas
  • Ouve e entende a maioria das coisas que são ditas em casa e na escola
  • Usa frases com riqueza de detalhes
  • Conta histórias até o fim
  • Comunica-se facilmente com outras crianças e adultos
  • Pronuncia corretamente a maioria dos sons
  • Faz rimas
  • Reconhece algumas letras e números
  • Usa a gramática dos adultos

As causas de atraso da fala são variadas, podendo ser :

  • Dificuldade sensorial 
  • Alterações do neurodesenvolvimento como Deficiência Intelectual 
  • Autismo
  • Distúrbios específicos de linguagem
  • Apraxia da fala

E também não se deve esquecer que a exposição excessiva à telas eletrônicas associada a falta de estimulação, principalmente para os menores de 2 anos de idade, tem sido apontada como fator de risco para atraso de linguagem.

Quando devo procurar ajuda?

Você deve procurar ajuda especializada se seu filho tem 18 meses e ainda não fala ou se passou dos 2 anos e emite poucas palavras. É muito comum escutarmos que cada criança se desenvolve no seu tempo e que depois ela recupera o atraso. Mas é preciso cuidado. Um atraso real não diagnosticado pode gerar outros problemas e a perda de tempo precioso para iniciar um tratamento o mais brevemente possível.

É de suma importância não confundir o ato de não falar com o de falar errado. É comum as crianças trocarem sons quando estão experimentando as primeiras palavras.

O diagnóstico é clínico e deve ser realizado por um fonoaudiólogo com conhecimento sobre o assunto. Tanto o diagnóstico do atraso na fala como o tratamento dependerão de avaliações especializadas do fonoaudiólogo.

Mesmo que não exista uma causa ou doença para explicar o atraso, a criança deve receber tratamento, pois a linguagem é uma ferramenta importante para a comunicação, para o aprendizado e para a adaptação ao meio em que o ser humano vive, podendo havendo risco de comprometimento escolar e social, já que envolve algo essencial para a participação e inclusão.

Portanto ao notar os primeiros sinais de atraso no desenvolvimento da fala, procure imediatamente um fonoaudiólogo para um diagnóstico correto e precoce.

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