Meu filho tem 2 anos e ainda não fala
A linguagem é considerada um conceito extremamente amplo da comunicação. É também a capacidade que o indivíduo tem de expressar suas ideias, vontades e emoções , podendo ser feito através da fala, gestos, olhares, sons e escrita. O desenvolvimento da fala se inicia muito cedo antes mesmo da criança emitir suas primeiras palavras. Por volta dos 6 a 9 meses a criança já começa a balbuciar sílabas repetidas como por exemplo “mamama” ou “papapa”, e assim por diante conforme o tempo vai passando vai desenvolvendo a fala da criança, no entanto espera-se que por volta por 2 anos de idade a criança tenha por volta de 50 a 100 palavras em seu vocabulário e forme frases com duas ou três palavras.
Comumente é sugerido causas que são mitos como por exemplo:
- meninas falam mais cedo do que os meninos ( apesar de existir a hipótese de que o cérebro feminino apresenta maturação precoce, não existem evidências científicas que comprovem de forma definitiva);
- Crianças com 2 anos não precisam falar (apesar de existir variações, espera-se que crianças com 2 anos estejam combinando ao menos 2 ou 3 palavras em frases simples.
Vários sinais devem ser avaliados e não somente a quantidade de palavras emitidas em cada idade, mas sim, o relato dos pais, a comparação com o esperado mínimo para cada idade e principalmente a interpretação do pensamento “cada criança tem seu tempo” são muito importantes ao se considerar a necessidade de diagnóstico preciso e tratamento com estimulação adequada de forma precoce.
Até os 3 meses
- Reage a sons altos
- Acalma-se ou sorri quando ouve a fala
- Reconhece sua voz e pára de chorar ao ouvi-la
- Pára ou inicia a sucção enquanto mama ao ouvir a voz
- Articula sons com a boca
- Chora de maneira diferente para necessidades diferentes
- Sorri ao ver vocês
Dos 4 aos 6 meses
- Segue os sons com os olhos
- Reage às mudanças no seu tom de voz
- Da atenção a brinquedos que produzem sons
- Presta atenção à música
- Balbucia sons diferentes, inclusive começando com p, b, m, imitando a maneira correta de falar
- Dá risadas
- Balbucia quando está excitado ou insatisfeito
- Produz murmúrios brincando sozinho ou com você
Dos 7 meses a 1 ano
- Gosta de brincar de “esconde-achou” e de bater palmas com música
- Vira-se para a direção dos sons
- Presta atenção quando você fala com ele
- Entende palavras comuns “água”, “mamar”, “sapato”
- Atende a chamados como “vem cá”
- Balbuciar sílabas repetidas como “dadada”, “papapa”
- Balbucia no intuito de receber atenção
- Tenta se comunicar com gestos como levantar os braços
- Imita diferentes sons da fala
- Fala uma ou duas palavras como “papai”, “mamãe” ou “não” até um ano
De 1 a 2 anos
- Aponta para algumas partes do corpo quando você fala o nome delas
- Obedece comandos simples e entende perguntas simples
- Se diverte com histórias, músicas e rimas simples
- Aponta para figuras em livros quando você fala os nomes
- Aprende novas palavras regularmente
- Fala perguntas simples com uma ou duas palavras
- Junta duas palavras
- Usa os sons das consoantes no início das palavras
De 2 a 3 anos
- Usa frases com duas ou três palavras para se expressar ou perguntar
- Pronúncia os sons de k, g, f, t d e n.
- Fala de um jeito que pessoas da família e amigos entendem
- Refere-se aos objetos pelos nomes corretos para mostrá-los ou pedi-los
- Consegue nomear quase todas as coisas
De 3 a 4 anos
- Ouve quando você chama de outro cômodo
- Ouve a TV no mesmo volume que as demais pessoas da casa
- responder perguntas simples
- Pode falar sobre suas atividades, na escola ou fora dela
- Usa frases com quatro ou mais palavras
- Fala com facilidade sem repetir sílabas ou palavras
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De 4 a 5 anos
- Presta atenção às pequenas histórias e responde perguntas simples sobre elas
- Ouve e entende a maioria das coisas que são ditas em casa e na escola
- Usa frases com riqueza de detalhes
- Conta histórias até o fim
- Comunica-se facilmente com outras crianças e adultos
- Pronuncia corretamente a maioria dos sons
- Faz rimas
- Reconhece algumas letras e números
- Usa a gramática dos adultos
As causas de atraso da fala são variadas, podendo ser :
- Dificuldade sensorial
- Alterações do neurodesenvolvimento como Deficiência Intelectual
- Autismo
- Distúrbios específicos de linguagem
- Apraxia da fala
E também não se deve esquecer que a exposição excessiva à telas eletrônicas associada a falta de estimulação, principalmente para os menores de 2 anos de idade, tem sido apontada como fator de risco para atraso de linguagem.
Quando devo procurar ajuda?
Você deve procurar ajuda especializada se seu filho tem 18 meses e ainda não fala ou se passou dos 2 anos e emite poucas palavras. É muito comum escutarmos que cada criança se desenvolve no seu tempo e que depois ela recupera o atraso. Mas é preciso cuidado. Um atraso real não diagnosticado pode gerar outros problemas e a perda de tempo precioso para iniciar um tratamento o mais brevemente possível.
É de suma importância não confundir o ato de não falar com o de falar errado. É comum as crianças trocarem sons quando estão experimentando as primeiras palavras.
O diagnóstico é clínico e deve ser realizado por um fonoaudiólogo com conhecimento sobre o assunto. Tanto o diagnóstico do atraso na fala como o tratamento dependerão de avaliações especializadas do fonoaudiólogo.
Mesmo que não exista uma causa ou doença para explicar o atraso, a criança deve receber tratamento, pois a linguagem é uma ferramenta importante para a comunicação, para o aprendizado e para a adaptação ao meio em que o ser humano vive, podendo havendo risco de comprometimento escolar e social, já que envolve algo essencial para a participação e inclusão.
Portanto ao notar os primeiros sinais de atraso no desenvolvimento da fala, procure imediatamente um fonoaudiólogo para um diagnóstico correto e precoce.
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