Musicoterapia? O que é isso?
Em relação a Musicoterapia, você já parou para pensar sobre a influência que a música tem sobre nós, seres humanos? Afinal ela está presente em todas as fases da vida.
Para a ciência, a música tem um impacto nas emoções, no comportamento e até na saúde de cada um de nós. Quando tocamos ou ouvimos algum instrumento ou gravação, diversas áreas do nosso cérebro são ativadas.
A musicoterapia é a mistura de arte e saúde, com o objetivo de promover a comunicação, expressão e aprendizado, buscando facilitar a organização e a forma de se relacionar com seus pacientes. A musicoterapia pode ser utilizada em qualquer área que precise, promovendo saúde, reabilitando ou atuando como medida de prevenção melhorando a qualidade de vida do paciente.
Lei também sobre Treinamento auditivo acusticamente controlado (TAAC), clique aqui!
A musicoterapia é realizada pelo musicoterapeuta, profissional que tem o objetivo de aplicar a música como um tratamento complementar às mais diversas condições.
Existem diversas abordagens nas sessões de musicoterapia, podendo ser com o paciente passivo, onde ele só escuta o profissional musicoterapeuta tocando , ou ativa, onde o paciente participa, fazendo música junto com o musicoterapeuta. As sessões são de suma importância no processo de desenvolvimento de habilidades comunicativas e de auto-expressão.
É possível também a musicoterapia ser utilizada em grupos, onde cada um dos pacientes tocam alguns instrumentos em conjunto a fim de executar uma música.
Existem diversos benefícios que podem ser proporcionados pela musicoterapia, são eles:
- Estresse: onde tons calmos e alegres aliviam a tensão do dia a dia.
- Hipertensão: onde o coração tende a acompanhar as batidas da música, ou seja, se a música for mais calma e lenta, a tendência é a pressão cair.
- Parkinson: Percussões bem demarcadas ajudam no tremor e na marcha.
- Autismo: brincar com instrumentos é uma forma de interagir com os outros e estabelecer laços sociais fortes.
- AVC: as letras e composições são uma tática para recordar palavras perdidas após um derrame.
- Dor: experimentos viram que a quantidade de analgésicos usando após a cirurgia era menor em quem escutava música.
- Aprendizado: canções e paródias são um recurso usado por professores para ajudar os alunos a memorizar certos conteúdos.
Comece você também a ouvir músicas que te agradam. Procure um profissional musicoterapeuta para lhe ajudar.
Conte com a Alphafono!
Nós podemos ajudá-lo! Marque agora mesmo uma consulta para que possamos te conhecer melhor: Whatsapp (11) 98167-0889