A neuropsicopedagogia nos transtornos de aprendizagem

A neuropsicopedagogia nos transtornos de aprendizagem

A neuropsicopedagogia é a ciência multidisciplinar que estuda o funcionamento do sistema nervoso (SN) e a aprendizagem humana.

A neuropsicopedagogia busca englobar os estudos das neurociências juntamente com os conhecimentos da psicologia cognitiva e da pedagogia, tratando e solucionando as dificuldades  cognitivas, facilitando e melhorando o processo de aprendizagem e comunicação estimulando o desenvolvimento do indivíduo.

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A neuropsicopedagogia foca no estudo da relação do cérebro e a aprendizagem, com o intuito de reintegração pessoal, social e escolar. Sendo assim, ela tenta aprimorar os educadores para melhor entender o funcionamento do cérebro das crianças, como ocorre o processo de informações.

Por ser na escola que a criança desenvolve habilidades de comunicação, interação, socialização e outras, é de suma importância que os profissionais da área pedagógica estejam atentos às dificuldades, déficits ou transtornos que venham a surgir no ambiente escolar. Portanto, a atuação do Neuropsicopedagogo se faz necessária. 

Após a identificação das dificuldades de aprendizagem, o neuropsicopedagogo irá atuar realizando avaliações e posteriormente intervenções com recursos, que venham a minimizar obstáculos e adequar o ambiente de acordo com as necessidades específicas para que o indivíduo possa ter uma vida o mais normal possível. 

O Neuropsicopedagogo deve ter um atendimento individual num ambiente reservado, e também junto a uma equipe multiprofissional, com um papel de extrema importância fazendo avaliações e intervenções em indivíduos que necessitam de atendimentos especializados voltados à aprendizagem bem como sugerir encaminhamentos que se façam necessários. 

O trabalho do Neuropsicopedagogo consiste em uma avaliação Neuropsicopedagógica através de um encaminhamento e nele, o Neuropsicopedagogo, deverá analisar a queixa relatada pelo responsável pelo paciente. No fim do processo, a avaliação confirmará ou não a queixa, e para isso, será necessário uso de anamneses, entrevistas e testes tanto para o indivíduo como para as pessoas responsáveis. Uma anamnese bem-feita traz informações muito importantes. 

Buscando compreender melhor o caso é importante trazer aspectos da história de vida, dinâmica familiar e rotinas de estudo e comportamento escolar. Vale salientar que, como o Neuropsicopedagogo possui uma atuação multiprofissional, é imprescindível o diálogo entre os outros profissionais envolvidos durante todo o tratamento. 

Diante disso, o Neuropsicopedagogo deverá utilizar todo o seu conhecimento para definir o objetivo da avaliação bem como organizar e sistematizar as intervenções de forma mais adequada buscando escolher instrumentos específicos respeitando as singularidades de cada indivíduo

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