O Que é a Psicopedagogia
Psicopedagogia é um campo de conhecimento e atuação em saúde e educação que lida com o processo de aprendizagem humana, seus padrões normais e patológicos, considerando a influência do meio – família, escola e sociedade – no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios. Segundo BOSSA (2000, p. 21), a Psicopedagogia se ocupa da aprendizagem humana, que partiu de uma demanda – o problema de aprendizagem, colocado num território pouco explorado, situado além dos limites da Psicologia e da própria Pedagogia – e evoluiu devido à existência de recursos, ainda que embrionários, para atender essa demanda, constituindo-se, assim, numa prática. A Psicopedagogia vem criando identidade e campo de atuação próprios
O objeto de estudo deste campo do conhecimento é a aprendizagem humana e seus padrões evolutivos normais e patológicos.
É necessário comentar que a Psicopedagogia é comumente conhecida como aquela que atende crianças com dificuldades de aprendizagem.
É notório o fato de que as dificuldades, distúrbios ou patologias podem aparecer em qualquer momento da vida e, portanto, a Psicopedagogia não faz distinção de idade ou sexo para o atendimento.
Objetivo de uma avaliação com a Psicopedagoga.
A avaliação psicopedagógica tem como objetivo investigar o processo de aprendizagem do indivíduo visando compreender a origem da dificuldade e/ou distúrbio apresentado. Neste processo incluem, entrevistas com os pais ou responsáveis pela criança e/ou adolescente, análise do material escolar, aplicação de diferentes atividades e uso de testes para avaliação do desenvolvimento, áreas de competência e dificuldades apresentadas
Processo de Orientação aos pais.
A orientação auxilia no processo de educação de crianças, tanto pequenas como adolescentes e jovens, visando à modificação de comportamentos, tanto dos próprios pais e educadores quanto das crianças. Esse procedimento busca transmitir padrões, valores e normas de conduta que possam garantir uma vida em grupo saudável, participação social e o pleno desenvolvimento das potencialidades.
A Intervenção ( o atendimento psicopedagógico)
Visando a prevenção de sintomas relacionados aos sentimentos de “não aprender” e embasado no estudo da origem das dificuldades de aprendizagem, a psicopedagogia visa o desenvolvimento de atividades que estimulam as funções cognitivas, abordando simultaneamente as questões afetivas e sociais do paciente. Deste modo, a intervenção psicopedagógica contribui para a construção da autonomia e independência por meio da relação com o saber/aprender.
1 comment
o que é Psicoterapia Cognitiva comportamental - 18/08/2018 3:19 AM
Uma delas é a psicoterapia breve. Psicoterapia funciona?