Quando procurar um psicomotricista?
A Psicomotricidade é uma área que encara as funções psíquicas e motoras de forma interdependente, na medida em que o psiquismo e a motricidade se inter relacionam reciprocamente, sendo realizada pelo psicomotricista.
O psicomotricista na intervenção psicomotora utiliza o corpo como ferramenta terapêutica, isto é, através da ação, da manipulação de objetos, da exploração do meio e da interação com o outro, é possível promover experiências significativas, que facilitam a adaptação do indivíduo ao contexto onde se insere. Esta atuação pode ocorrer ao nível preventivo, educativo ou terapêutico.
A nível terapêutico, a psicomotricidade recorre à mediação corporal, de modo a intervir em situações geralmente ligadas a problemas de desenvolvimento, de maturação psicomotora, de comportamento, de aprendizagem e de âmbito sócio afetivo.
No período da infância, esta intervenção do psicomotricista tem como objetivo a promoção do desenvolvimento global e a facilitação dos processos de aprendizagem da criança, considerando as funções cognitivas, sócio-emocionais, comunicativas e motoras de forma integrada.
A intervenção psicomotora decorre após uma observação e avaliação, de onde resulta um plano terapêutico que tem em conta as necessidades específicas da criança, o contexto sociofamiliar onde se insere e a articulação com os profissionais envolvidos no processo.
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Mas afinal quando é indicado a consulta com o psicomotricista?
- Atraso do desenvolvimento psicomotor;
- Alterações neuromotoras;
- Dificuldades de aprendizagem;
- Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais;
- Perturbação da Coordenação Motora;
- Perturbação do Espetro do Autismo;
- Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção;
- Perturbações do Comportamento;
- Problemas na regulação do tónus muscular;
- Posturas e movimentos atípicos;
- Dificuldades no equilíbrio e na coordenação motora global;
- Problemas na coordenação óculo-manual e óculo-podal;
- Alterações no esquema e imagem corporal;
- Problemas na lateralidade;
- Dificuldades de organização no espaço e no tempo;
- Problemas na motricidade fina;
- Problemas na grafomotricidade ;
- Dificuldades na comunicação não verbal;
- Dificuldades na gestão dos processos da atenção, perceção e memória;
- Problemas na autorregulação emocional e comportamental;
- Dificuldades no planeamento, organização e monitorização da própria ação.
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