Descubra o Segredo para Fazer seu Filho de 2 Anos Falar Mais Rápido!

Descubra o Segredo para Fazer seu Filho de 2 Anos Falar Mais Rápido!

Descubra o Segredo para Fazer seu Filho de 2 Anos Falar Mais Rápido!

Você vai descobrir o segredo para fazer seu filho falar mais rápido, saiba que a linguagem é um conceito vasto e crucial na comunicação humana. Ela abrange a capacidade de um indivíduo expressar ideias, desejos e emoções, usando fala, gestos, olhares, sons e escrita. O processo de desenvolvimento da fala inicia-se cedo na vida de uma criança, muito antes das primeiras palavras. Por volta dos 6 a 9 meses de idade, a criança começa a balbuciar sílabas repetidas na fala, como “mamama” ou “papapa”, e à medida que o tempo passa, a fala da criança se desenvolve. Espera-se que, por volta dos 2 anos, a criança tenha um vocabulário de cerca de 50 a 100 palavras e forme frases com duas ou três palavras.

Falar mais rápido
Falar mais rápido

Há mitos comuns relacionados a seu filho falar mais rápido que precisam ser esclarecidos, tais como:

1. A ideia de que meninas falam mais cedo do que meninos, embora exista a hipótese de que o cérebro feminino amadureça mais cedo, não há evidências científicas conclusivas que comprovem essa afirmação.

2. A crença de que crianças de 2 anos não precisam falar. Apesar de haver variações individuais, espera-se que crianças de 2 anos já estejam combinando pelo menos duas ou três palavras em frases simples.

É importante avaliar vários sinais, não apenas a quantidade de palavras emitidas em cada idade. O relato dos pais, a comparação com as expectativas para cada faixa etária e a compreensão de que “cada criança tem seu tempo” são fundamentais ao considerar a necessidade de diagnóstico preciso e tratamento com estimulação adequada em uma fase precoce.

A seguir, destacam-se marcos do desenvolvimento da fala em crianças, agrupados por idades:

Até os 3 meses:

– Reage a sons altos.

– Acalma-se ou sorri ao ouvir a fala.

– Reconhece a voz e para de chorar ao ouvi-la.

– Articula sons com a boca.

– Chora de maneiras diferentes para necessidades diferentes.

– Sorri ao ver os cuidadores.

Dos 4 aos 6 meses:

– Segue sons com os olhos.

– Reage às mudanças no tom de voz.

– Presta atenção a brinquedos que produzem sons.

– Balbucia sons diferentes, incluindo as sílabas “p”, “b” e “m”.

– Dá risadas.

– Balbucia quando está excitado ou insatisfeito.

– Produz murmúrios ao brincar sozinho ou com adultos.

Dos 7 meses a 1 ano:

– Gosta de brincar de “esconde-achou” e de bater palmas com música.

– Vira-se na direção dos sons.

– Presta atenção quando você fala com ele.

– Compreende palavras comuns como “água”, “mamar” e “sapato”.

– Responde a chamados, como “vem cá”.

– Balbucia sílabas repetidas como “dadada” e “papapa”.

– Tenta se comunicar com gestos, como levantar os braços.

– Imita diferentes sons da fala.

– Começa a falar uma ou duas palavras, como “papai”, “mamãe” ou “não”.

De 1 a 2 anos:

– Aponta para partes do corpo quando você diz seus nomes.

– Obedece comandos simples e compreende perguntas simples.

– Desfruta de histórias, músicas e rimas simples.

– Aponta para figuras em livros quando você menciona seus nomes.

– Aprende novas palavras regularmente.

– Formula perguntas simples com uma ou duas palavras.

– Combina duas palavras.

– Usa sons de consoantes no início das palavras.

De 2 a 3 anos:

– Usa frases com duas ou três palavras para se expressar ou fazer perguntas.

– Pronuncia os sons de “k,” “g,” “f,” “t,” “d” e “n.”

– Fala de maneira compreensível para familiares e amigos.

– Refere-se aos objetos pelos nomes corretos para mostrá-los ou pedi-los.

– Consegue nomear quase todas as coisas.

De 3 a 4 anos:

– Responde quando chamado de outro cômodo.

– Ouve a TV no mesmo volume que os outros membros da família.

– Responde a perguntas simples.

– Pode falar sobre suas atividades, na escola ou fora dela.

– Utiliza frases com quatro ou mais palavras.

– Fala com fluidez, sem repetição de sílabas ou palavras.

– Demonstra conhecimento de algumas letras e números.

– Utiliza a gramática de forma semelhante a adultos.

– Cria rimas.

Existem várias causas possíveis para atrasos na fala, incluindo dificuldades sensoriais, alterações no neurodesenvolvimento (como Deficiência Intelectual, Autismo, Distúrbios Específicos de Linguagem e Apraxia da Fala) e o impacto negativo da exposição excessiva a telas eletrônicas, especialmente em crianças com menos de 2 anos de idade, não podendo seu filho falar mais rápido.

Leia: A Criança Entende, Mas Não Fala: Explorando a Afasia Infantil, clique aqui!

Quando procurar ajuda? Recomenda-se procurar ajuda especializada se a criança tem 18 meses e ainda não fala ou se, após os 2 anos, ela emite poucas palavras. Embora o desenvolvimento varie de criança para criança, é essencial não subestimar a importância do desenvolvimento da fala para seu filho falar mais rápido. Um atraso real não diagnosticado pode levar a complicações e a perda de tempo valioso para iniciar o tratamento precocemente.

É fundamental distinguir entre a ausência de fala e erros comuns na pronúncia, que são normais durante a fase inicial de aquisição da linguagem. O diagnóstico e tratamento devem ser conduzidos por um fonoaudiólogo com experiência no campo. Independentemente da causa subjacente, o tratamento é crucial, pois a linguagem desempenha um papel essencial na comunicação, aprendizado e adaptação ao ambiente. O atraso na linguagem pode ter implicações para o desempenho escolar e social, tornando o acompanhamento especializado uma medida importante.

Portanto, ao notar os primeiros sinais de atraso no desenvolvimento da fala, é essencial buscar a orientação de um fonoaudiólogo para um diagnóstico correto e tratamento precoce para seu filho falar mais rápido. 

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