Supervisão de Apraxia da fala
A apraxia da fala na infância é considerada um distúrbio neurológico que atinge a condição motora da fala, gerando dificuldades na pronúncia de palavras, sílabas e sons.
É como se existisse um envio errado das informações para o cérebro organizar e executar as ações da boca, criando uma desordem na comunicação funcional.
Ou seja, a criança sabe o que quer comunicar, mas o cérebro falha ao planejar e programar a sequência certa de movimentos e gestos motores dos lábios e língua para produzir os sons das palavras, frases ou sílabas. A impressão que dá é que o indivíduo não sabe o que fazer com a boca durante a verbalização.
A apraxia da fala pode ser dividas em duas formas diferentes de manifestação, que são:
- Apraxia Adquirida: ela surge em qualquer idade, fazendo com que a pessoa fique incapaz de falar como já está acostumada e/ou aprendeu a fazer;
- Apraxia de Desenvolvimento: a pessoa já nasce com ela e apresenta dificuldade na capacidade de formar sons e palavras desde sempre.
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A supervisão fonoaudiológica pode ajudar os profissionais que tenham dúvidas quanto a sintomas, diagnósticos, exercícios e dicas de como ajudar nos casos de apraxia da fala na infância.
Por exemplo, a supervisão pode ajudar na identificação dos sintomas e diagnóstico correto.
Os sintomas da apraxia da fala são:
- Dificuldade em movimentar a língua corretamente;
- Dificuldade na pronúncia de letras;
- Discurso limitado em palavras;
- Distorção de sons;
- Fala atrasada;
- Fala com difícil compreensão;
- Pausas constantes entre palavras ou sílabas;
- Quietude e pouca comunicação.
A supervisão pode ajudar também nas escolhas de exercícios e tratamento mais qualificado para o indivíduo que possui a apraxia da fala.
Como por exemplo:
- A escolha do melhor método de terapia fonoaudiológica;
- Pegue objetos/brinquedos que a criança goste e ao nomeá-los, segure-os próximos a sua boca. Essa estratégia faz com que a criança direcione o olhar aos movimentos da boca;
- Pistas visuais (movimentação da boca, língua, mandíbula) auxiliam a criança a planejar seus movimentos de fala. Converse e mostre para ela como a boca se movimenta.
- Busque formas de comunicação complementar e/ou alternativa enquanto a criança está aprendendo a falar claramente, pois ela precisa de expressar de alguma forma.
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