Supervisão de Apraxia da fala

Supervisão de Apraxia da fala

O que é a supervisão fonoaudiológica?

A apraxia da fala na infância é considerada um distúrbio neurológico que atinge a condição motora da fala, gerando dificuldades na pronúncia de palavras, sílabas e sons. 

Supervisão de Apraxia da fala
Supervisão de Apraxia da fala

É como se existisse um envio errado das informações para o cérebro organizar e executar as ações da boca, criando uma desordem na comunicação funcional.

Ou seja, a criança sabe o que quer comunicar, mas o cérebro falha ao planejar e programar a sequência certa de movimentos e gestos motores dos lábios e língua para produzir os sons das palavras, frases ou sílabas. A impressão que dá é que o indivíduo não sabe o que fazer com a boca durante a verbalização.

A apraxia da fala pode ser dividas em duas formas diferentes de manifestação, que são:

  • Apraxia Adquirida: ela surge em qualquer idade, fazendo com que a pessoa fique incapaz de falar como já está acostumada e/ou aprendeu a fazer;
  • Apraxia de Desenvolvimento: a pessoa já nasce com ela e apresenta dificuldade na capacidade de formar sons e palavras desde sempre.

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A supervisão fonoaudiológica pode ajudar os profissionais que tenham dúvidas quanto a sintomas, diagnósticos, exercícios e dicas de como ajudar nos casos de apraxia da fala na infância.

Por exemplo, a supervisão pode ajudar na identificação dos sintomas e diagnóstico correto.

Os sintomas da apraxia da fala são:

  • Dificuldade em movimentar a língua corretamente;
  • Dificuldade na pronúncia de letras;
  • Discurso limitado em palavras;
  • Distorção de sons;
  • Fala atrasada;
  • Fala com difícil compreensão;
  • Pausas constantes entre palavras ou sílabas;
  • Quietude e pouca comunicação.

A supervisão pode ajudar também nas escolhas de exercícios e tratamento mais qualificado para o indivíduo que possui a apraxia da fala.

Como por exemplo:

  • A escolha do melhor método de terapia fonoaudiológica;
  • Pegue objetos/brinquedos que a criança goste e ao nomeá-los, segure-os próximos a sua boca. Essa estratégia faz com que a criança direcione o olhar aos movimentos da boca;
  • Pistas visuais (movimentação da boca, língua, mandíbula) auxiliam a criança a planejar seus movimentos de fala. Converse e mostre para ela como a boca se movimenta.
  • Busque formas de comunicação complementar e/ou alternativa enquanto a criança está aprendendo a falar claramente, pois ela precisa de expressar de alguma forma.

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