Supervisão para atrasos de linguagem
As crianças com atrasos de linguagem podem atingir os marcos do desenvolvimento, porém em um ritmo mais lento. A fala é a verbalização, articulação e manipulação dos sons que são usados para formar palavras.
Atrasos de linguagem podem ocorrer naturalmente durante o desenvolvimento das crianças.
Isso significa que a criança pode alcançar os marcos da fala, mas de forma mais lenta em comparação com outras crianças que não tenham atraso de linguagem.
Além disso, um distúrbio motor da fala também pode impedir a capacidade da criança de coordenar a mandíbula, a língua e os lábios para produzir sons precisos.
Se uma criança compreende e se comunica de forma não verbal, mas não é capaz de falar muitas palavras, pode ter atraso na linguagem. Assim como, quando consegue produzir algumas palavras, mas não é capaz de colocá-las em ordem para formar uma frase compreensível.
Os sinais de atraso na linguagem são:
- Transtorno do Espectro do Autismo
- Deficiências intelectuais e neurológicas
Quando uma criança não atinge os marcos da fala, isso pode indicar um atraso na linguagem. No entanto, cada criança se desenvolve em seu próprio ritmo e isso não significa necessariamente que haja um problema sério.
Leia mais sobre Tratamentos para TDAH, clique aqui!
Geralmente, uma criança de 3 anos pode chamar a si mesma e aos outros pelo nome, usar substantivos e adjetivos, construir sentenças de três a quatro palavras, fazer perguntas, contar uma história e formar plurais. Se, nesta idade, a criança não usa pelo menos 200 palavras, é difícil de ser compreendida por outras pessoas ou não pede as coisas pelos nomes, isso pode significar que ela tem um atraso na linguagem.
Após a avaliação com um fonoaudiólogo, o tratamento individualizado visa melhorar os pontos fortes ao mesmo tempo em que se define um plano de crescimento.
Os fonoaudiólogos podem recorrer a supervisão de outro profissional qualificado para ajudar na escolha do melhor tratamento para cada paciente.
Alguns dos objetivos da fonoaudiologia para atrasos na linguagem são:
- Aprender como a ordem das palavras podem mudar o significado de uma frase.
- Expandir o vocabulário.
- Identificar sinônimos e funções.
- Aprender o significado das palavras e desenvolver o uso da linguagem.
- Fazer comparações e associações para esse fim.
- Identificar detalhes relevantes, ideias principais, personagens, etc. na literatura.
- Explorar o conceito de causa e efeito.
- Aprender e aumentar o uso de pronomes, possessivos, plurais, negativos, perguntas, bem como marcadores de tempo.
Conte com a Alphafono!
Nós podemos te ajudar! Marque agora mesmo uma consulta para que possamos te conhecer melhor: Whatsapp (11) 98167-0889