Tecnologia na terapia fonoaudiológica
A terapia fonoaudiológica é o tratamento realizado para habilitar, reabilitar ou aperfeiçoar funções relacionadas por exemplo: à fala, a respiração, a sucção, a deglutição e a mastigação, chamadas de funções estomatognáticas.
Além disso, a terapia também pode auxiliar os pacientes com dificuldades na escrita, como pessoas que sofrem com a dislexia, com os problemas de voz, como calos nas pregas vocais e também com a compreensão oral, alterações na linguagem e dificuldades de aprendizagem.
A terapia fonoaudiológica também ajuda na melhora da linguagem não-verbal e no uso da linguagem em contextos sociais, também chamada de linguagem pragmática.
O primeiro passo ao começar a terapia fonoaudiológica é o acolhimento do paciente pelo fonoaudiólogo. Nesse processo, o paciente irá relatar suas queixas e qual objetivo pretende alcançar com o tratamento.
Em seguida, o fonoaudiólogo irá fazer uma série de perguntas sobre o dia a dia desse paciente: como é a sua rotina, seus hábitos alimentares, seu histórico de saúde e questões relacionadas ao problema que ele deseja tratar ou à habilidade que deseja aperfeiçoar. Nessa etapa, também serão realizados testes e exames para melhor compreender as necessidades do paciente.
Leia mais sobre Tratamentos para TDAH, clique aqui!
Os tratamentos são feitos por meio de atividades com a língua, com a boca e outros músculos faciais, assim como exercícios com sons e com a linguagem. Em caso de crianças, muitos jogos e brincadeiras podem ser utilizados. Para adolescentes e adultos, essas atividades podem ser feitas até por aplicativos de celular e flash cards.
A aplicação de tecnologias nas práticas terapêuticas além de despertar o interesse do paciente, pode ser fonte de informações precisas para o fonoaudiólogo.
As técnicas terapêuticas tradicionais, apesar de obterem resultados positivos, já não são capazes de atender as demandas do público a que se destinam, constituído, em grande parte, por crianças.
Assim, para que esse processo atinja o sucesso, é importante que o indivíduo esteja esclarecido e motivado. Para solucionar a questão, a partir de uma percepção do interesse de crianças e adolescentes, têm sido desenvolvidas técnicas que introduzem os jogos digitais na terapia.
Conte com a Alphafono!
Nós podemos te ajudar! Marque agora mesmo uma consulta para que possamos te conhecer melhor: Whatsapp (11) 98167-0889