Transtorno de Estresse pós Traumático
O transtorno de estresse pós-traumático é um transtorno de ansiedade que atinge pessoas que sofreram traumas muitos grandes, em muitos casos sofreram ameaças a sua vida ou conhecidos. O indivíduo passa a sentir um medo excessivo em situações do seu cotidiano, passando a reviver essa situação estressante em sua memória, sentindo novamente toda a dor e sofrimento que passou no momento, mesmo depois de vários meses ou anos.
O estresse pós-traumático pode acarretar consequências devastadoras na vida do indivíduo, incluindo problemas com a família, amigos, trabalho ou amor.
Os sintomas do estresse pós-traumático podem aparecer em qualquer faixa etária, e pode levar muito tempo do episódio para que eles comecem a aparecer. Os sintomas são:
Estes transtornos são mais frequentes em mulheres. Para que seja feita o diagnóstico médico, além dos sintomas é essencial que o profissional avalie:
- Se a pessoa foi exposta a um evento traumático diretamente ou indiretamente
- Se os sintomas têm aparecido no período de tempo de um mês ou mais
- Caso esses sintomas causem angústia ou estejam prejudicando o desempenho do paciente de forma significativa
- Avaliar se os sintomas não podem ter sido causados por conta de outro transtorno ou sejam causa do uso de medicamentos.
Leia mais sobre Tratamentos para TDAH, clique aqui!
O principal fator para diagnosticar o transtorno de estresse pós-traumático é o antecedente de um evento traumático que tenha posto a vida em risco, o que deve ser avaliado por um psicólogo ou psiquiatra. Além disso, o psiquiatra pode solicitar outras avaliações para descartar doenças orgânicas como o abuso de álcool e de substâncias e outros transtornos psicológicos, como depressão ou síndrome do pânico, os quais podem ter sintomas similares ao do estresse pós-traumático.
O tratamento do estresse pós-traumático deve ser sempre orientado e avaliado por um psicólogo ou psiquiatra, pois precisa ser adaptado a cada pessoa. Na maior parte dos casos, o tratamento é iniciado com sessões de psicoterapia, através do método de terapia cognitivo-comportamental, que deve começar o mais rápido possível. O psiquiatra também pode recomendar o uso de medicamentos como os inibidores seletivos da recaptura de serotonina, ajudando a aliviar os sintomas do transtorno do sono e ataques de pânico, além de betabloqueadores, para aliviar os sintomas de ansiedade.
Ao notar que você ou conhecido que sofreu um trauma de grande extensão estão apresentando sintomas de estresse pós-traumático procure ajuda psicológica o quanto antes.
Conte com a Alphafono!
Nós podemos te ajudar! Marque agora mesmo uma consulta para que possamos te conhecer melhor: Whatsapp (11) 98167-0889