Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem

Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem

O transtorno do desenvolvimento da linguagem é uma dificuldade que a criança apresenta de forma persistente para adquirir e desenvolver a fala e a linguagem. Aparentemente a criança possui todas as condições para falar, mas apresenta alguma dificuldade nesse processo, como por exemplo: não conseguir formular frases.

TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

O atraso no desenvolvimento da linguagem oral pode ser sinal de problemas auditivos, ou falta de estímulos, autismo e deficiência intelectual.

No entanto, esse atraso pode ser o indício de um quadro denominado de Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem, a criança possui todas as condições de desenvolver a linguagem e a fala, mas este desenvolvimento não ocorre conforme o esperado.

Pesquisas realizadas mostram que cerca de 7 em cada 100 crianças saudáveis apresentam algum grau de dificuldade de aquisição e de desenvolvimento da linguagem.

Normalmente os pais começam a perceber problemas no desenvolvimento linguístico da criança por volta dos dois ou três anos de idade: algumas crianças não falam, ou demoram para iniciar a produção das primeiras palavras ou são lentas para aprender novas palavras ou ainda não conseguem combinar palavras para formar frases.

O diagnóstico precoce e correto é fundamental, para que seja traçado um planejamento terapêutico específico para cada caso e também para que tanto os familiares quanto os professores possam receber esclarecimentos e orientações sobre o problema.

Sinais indicativos de transtorno do Desenvolvimento da Linguagem:

  • O aparecimento da fala lento ou atrasado;
  • A compreensão pode ser normal ou pode estar alterada; 
  • Dificuldade em combinar palavras para formar frases; 
  • Presença de alterações fonológicas; 
  • Não consegue estruturar adequadamente uma frase, dificuldade com verbos, preposições;
  • Dificuldade na organização sequencial das palavras nas frases; 
  • Familiares não conseguem entender o que a criança está falando; 
  • Vocabulário restrito;
  • Pode aparecer disfluências, como hesitações, repetições de sílabas e de palavras; 
  • Não conseguem relatar fatos e recontar uma história; 
  • Dificuldade para compreender piadas e frase de duplo sentido; 
  • Apresentar sérias dificuldades para aprender a leitura e escrita; 
  • Se há problemas semelhantes na família;

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O transtorno do desenvolvimento da linguagem pode gerar consequências para o processo de aprendizagem da escrita e leitura, estas crianças geralmente não conseguem se alfabetizar na idade prevista e possuem sérias dificuldades para acompanhar as atividades em sala de aula. Não conseguem compreender a relação entre o som e a escrita. 

Este distúrbio também pode desencadear problemas sócio-emocionais: geralmente são crianças que acabam se isolando dos amigos, apresentando um prejuízo no processo de socialização. 

Os pais devem ficar atentos quanto aos marcos de desenvolvimento da linguagem, como por exemplo: com 1 ano as crianças já começam a falar as primeiras palavras (papai , mamãe); com 1 ano e meio elas já conseguem juntar duas palavras e a partir dos 2 anos, as crianças já começam a formar pequenas frases.

Quando isso não acontecer é importante que os pais busquem uma orientação profissional. Até mesmo nas creches e escolas, os professores podem observar estes marcos de desenvolvimento.

Se existe também alguém na família que teve ou tem algum problema de linguagem ou aprendizagem é mais um sinal para os pais prestarem atenção. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhores oportunidades de tratamento poderão ser oferecidas.

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