Transtorno Opositivo Desafiador (TOD)
O Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) é considerado um tipo de transtorno de comportamento, onde até mesmo as crianças mais comportadas podem ser difíceis e desafiadoras, o transtorno ocasiona um padrão persistente de raiva, irritabilidade, discussão, desafio ou vingança em relação às figuras de autoridade.
Normalmente o Transtorno Opositivo Desafiador é diagnosticado principalmente na infância. E essas crianças acometidas pelo TOD são mais preocupantes para os outros do que para si mesmos.
Não se sabe ainda a causa exata do Transtorno Opositivo Desafiador, porém existem algumas teorias como por exemplo:
- Teoria do desenvolvimento: sugere que os problemas começam quando as crianças são crianças. (Crianças e adolescentes com TOD podem ter tido problemas para aprender a se tornar independentes de um dos pais ou de outra pessoa principalmente a quem estavam emocionalmente ligados.)
- Teoria da aprendizagem: sugere que os sintomas negativos do TOD são atitudes aprendidas. (Eles refletem os efeitos dos métodos de reforço negativo usados pelos pais e outros no poder. O uso de reforço negativo aumenta os comportamentos de TOD da criança.)
- Genética: onde a disposição ou temperamento natural de uma criança e possivelmente diferenças neurobiológicas na maneira como os nervos e o cérebro funcionam.
- Ambiente: onde os problemas com os pais podem envolver falta de supervisão, disciplina inconsistente ou severa ou abuso ou negligência.
Por ser um problema complexo o TOD apresenta alguns possíveis fatores de risco que engloba:
- Temperamento: onde uma criança que tem um temperamento que inclui dificuldade em regular as emoções, como ser altamente emocionalmente reativa a situações ou ter problemas para tolerar a frustração.
- Problemas com os pais: onde uma criança que sofre abuso ou negligência, disciplina dura ou inconsistente ou falta de supervisão dos pais.
- Outros problemas familiares: onde uma criança que vive com discórdia dos pais ou familiares ou tem um dos pais com transtorno de saúde mental ou uso de substâncias.
- Ambiente: onde comportamentos de oposição e desafiadores podem ser fortalecidos e reforçados por meio da atenção de colegas e disciplina inconsistente de outras figuras de autoridade, como professores.
O Transtorno Opositivo Desafiador pode levar a problemas como:
- Baixo desempenho escolar e profissional
- Comportamento antisocial
- Problemas de controle de impulso
- Transtorno por uso de substâncias
- Suicídio
Muitas crianças e adolescentes com TOD também têm outros distúrbios de saúde mental, como:
- Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
- Transtorno de conduta
- Depressão
- Ansiedade
- Distúrbios de aprendizagem e comunicação
Leia mais sobre Tratamentos para TDAH, clique aqui!
A grande maioria dos sintomas observados em crianças e adolescentes do Transtorno Opositivo Desafiador também pode ocorrer em uma criança que não apresente o TOD. Nas crianças e adolescentes esses sintomas ocorrem com mais frequência interferindo no aprendizado escolar e no relacionamento da criança com os outros indivíduos ao seu redor.
Os sintomas do Transtorno Opositivo Desafiador podem incluir:
- Ter birras frequentes
- Discutir muito com adultos
- Recusar-se a fazer o que um adulto pede
- Sempre questionando as regras e se recusando a segui-las
- Fazer coisas para incomodar ou perturbar os outros, incluindo adultos
- Culpar os outros pelos próprios maus comportamentos ou erros da criança
- Ser facilmente incomodado pelos outros
- Muitas vezes tendo uma atitude de raiva
- Falando duramente ou rudemente
- Buscando vingança ou sendo vingativo
- Falta de paciência
- É frequentemente sensível e facilmente irritado pelos outros
- Frequentemente irrita ou perturba as pessoas deliberadamente
A gravidade do TOD pode ser:
- Suave: Os sintomas ocorrem apenas em um ambiente, como apenas em casa, escola, trabalho ou com colegas.
- Moderado: Alguns sintomas ocorrem em pelo menos duas configurações.
- Forte: Alguns sintomas ocorrem em três ou mais configurações.
Se você notar sintomas de Transtorno Opositivo Desafiador em seu filho ou adolescente, você pode ajudar procurando um diagnóstico imediatamente. O tratamento precoce muitas vezes pode prevenir problemas futuros.
Um psiquiatra infantil ou especialista em saúde mental qualificado pode diagnosticar TOD. Ele conversou com os pais e professores sobre o comportamento da criança e poderá observá-la. Em alguns casos, seu filho pode precisar de testes de saúde mental.
O tratamento precoce muitas vezes pode prevenir problemas futuros. O tratamento dependerá dos sintomas, idade e saúde do seu filho. Também dependerá de quão grave é o Transtorno Opositivo Desafiador.
Crianças com TOD podem precisar experimentar diferentes terapeutas e tipos de terapias antes de encontrar o que funciona para elas. O tratamento pode incluir:
- Terapia Cognitivo-Comportamental: A criança aprende a resolver melhor os problemas e a se comunicar, aprende a controlar os impulsos e a raiva.
- Terapia familiar: Esta terapia ajuda a fazer mudanças na família. Melhora as habilidades de comunicação e interações familiares.
- Terapia de grupo de pares: A criança desenvolve melhores habilidades sociais e interpessoais.
- Medicamentos: Estes não são frequentemente usados para tratar TOD. Mas a criança pode precisar deles para outros sintomas.
Os pais podem fazer algumas coisas para ajudar os filhos que estão com o Transtorno Opositivo Desafiador, como por exemplo:
- Mantenha todos os compromissos com o profissional de saúde do seu filho.
- Faça parte da terapia familiar, conforme necessário.
- Converse com o profissional de saúde do seu filho sobre outros profissionais que estarão envolvidos nos cuidados do seu filho. Seu filho pode receber cuidados de uma equipe que pode incluir conselheiros, terapeutas, assistentes sociais, psicólogos e psiquiatras. A equipe de atendimento ao seu filho dependerá de suas necessidades e da gravidade do distúrbio.
- Conte aos outros sobre o transtorno de conduta de seu filho. Trabalhe com o médico e a escola do seu filho para desenvolver um plano de tratamento.
- Estenda a mão para obter suporte. Estar em contato com outros pais que têm um filho com TOD pode ser útil. Se você se sentir sobrecarregado ou estressado, converse com o médico do seu filho.
Portanto, agora que sabe um pouco mais sobre o Transtorno Opositivo Desafiador, caso note que seu filho está apresentando os sintomas citados acima, procure um profissional qualificado para que seja realizado um diagnóstico correto e o mais precoce possível.
Conte com a Alphafono!
Nós podemos te ajudar! Marque agora mesmo uma consulta para que possamos te conhecer melhor: Whatsapp (11) 98167-0889