Tratamento para as dificuldades de leitura e escrita

Tratamento para as dificuldades de leitura e escrita

As dificuldades de leitura e escrita são um problema de processamento de informações que impede uma pessoa de aprender uma habilidade e usá-la de forma eficaz. As dificuldades de leitura e escrita normalmente afetam pessoas de inteligência média ou acima da média. Como resultado, a dificuldade aparece como uma lacuna entre as habilidades esperadas, com base na idade e inteligência, e o desempenho acadêmico.

dificuldades de leitura e escrita
dificuldades de leitura e escrita

As dificuldades de leitura e escrita afetam as habilidades de uma criança em leitura, expressão escrita.

As dificuldades de leitura normalmente se baseiam na dificuldade de perceber uma palavra falada como uma combinação de sons distintos. Isso pode dificultar a compreensão de como uma letra ou letras representam um som e como as combinações de letras formam uma palavra.

Mesmo quando as habilidades básicas de leitura são dominadas, as crianças podem ter dificuldade com as seguintes habilidades:

  • Lendo em um ritmo típico;
  • Entendendo o que lêem;
  • Recordando com precisão o que lêem;
  • Fazendo inferências com base em sua leitura;
  • Ortografia;

As dificuldades de leitura são chamadas de dislexia.

A escrita requer habilidades visuais, motoras e de processamento de informações complexas. As dificuldades de escrita pode causar o seguinte:

  • Escrita lenta e trabalhosa;
  • Manuscrito que é difícil de ler;
  • Dificuldade em colocar pensamentos por escrito;
  • Texto escrito mal organizado ou difícil de entender;
  • Problemas com ortografia, gramática e pontuação;

As crianças que têm distúrbios de aprendizagem também podem apresentar ansiedade de desempenho, depressão, baixa auto-estima, fadiga crônica ou perda de motivação. Algumas crianças podem agir para distrair a atenção de seus desafios na escola.

O professor, os pais ou responsáveis, o médico ou outro profissional de uma criança podem solicitar uma avaliação se houver dúvidas sobre problemas de aprendizagem. Seu filho provavelmente fará primeiro testes para descartar problemas de visão ou audição ou outras condições médicas. Muitas vezes, uma criança terá uma série de exames realizados por uma equipe de profissionais, incluindo psicólogo, professor de educação especial, terapeuta ocupacional, assistente social ou enfermeiro.

A determinação de um distúrbio de aprendizagem e a necessidade de serviços são baseados nos resultados dos testes, feedback do professor, opinião dos pais ou responsáveis ​​e uma revisão do desempenho acadêmico. 

Leia mais sobre Tratamentos para TDAH, clique aqui!

Se o seu filho tiver um distúrbio de aprendizagem, o médico ou a escola do seu filho pode recomendar:

  • Ajuda extra: Um especialista em leitura, ou outro profissional treinado pode ensinar técnicas ao seu filho para melhorar suas habilidades acadêmicas, organizacionais e de estudo.
  • Acomodações: As acomodações em sala de aula podem incluir mais tempo para concluir tarefas ou testes, sentar perto do professor para promover a atenção, usar aplicativos de computador que apoiem a escrita, ou fornecer audiolivros para complementar a leitura.
  • Terapia: Algumas crianças se beneficiam da terapia. A terapia ocupacional pode melhorar as habilidades motoras de uma criança com problemas de escrita. Um fonoaudiólogo pode ajudar a lidar com as habilidades linguísticas.
  • Medicamento: O médico do seu filho pode recomendar medicamentos para controlar a depressão ou ansiedade severa. 
  • Medicina complementar e alternativa: Mais pesquisas são necessárias para determinar a eficácia de tratamentos alternativos, como mudanças na dieta, uso de vitaminas, exercícios oculares, neurofeedback e uso de dispositivos tecnológicos.

O plano de tratamento do seu filho provavelmente evoluiu com o tempo. Se seu filho não estiver progredindo, você pode procurar serviços adicionais.

Enquanto isso, ajude seu filho a entender em termos simples a necessidade de quaisquer serviços adicionais e como eles podem ajudar. Além disso, concentre-se nos pontos fortes do seu filho. Incentive seu filho a buscar interesses que lhe dêem confiança.

Juntas, essas intervenções podem melhorar as habilidades de seu filho, ajudá-lo a desenvolver estratégias de enfrentamento e usar seus pontos fortes para melhorar o aprendizado dentro e fora da escola.

Conte com a Alphafono!

Nós podemos te ajudar! Marque agora mesmo uma consulta para que possamos te conhecer melhor: Whatsapp (11) 98167-0889

Have your say

× Como posso te ajudar?