Tratamento para TOD
O Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) é considerado um tipo de transtorno de comportamento, onde até mesmo as crianças mais comportadas podem ser difíceis e desafiadoras, o transtorno ocasiona um padrão persistente de raiva, irritabilidade, discussão, desafio ou vingança em relação às figuras de autoridade.
O primeiro passo para se dar início no tratamento do TOD (transtorno opositivo desafiador) é identificar e controlar os sintomas do do transtorno de déficit de atenção, se estiver presente. O tratamento para os sintomas do déficit de atenção inclui desde medicação estimulante ou não estimulantes à terapia.
O segundo passo é receber uma avaliação formal para outras condições psicológicas relacionadas que podem causar comportamento de oposição.
O terceiro passo é elaborar uma estratégia para tratar o TOD, sendo realizada uma combinação de terapia comportamental individual e medicação para TOD. Além disso, mudanças no estilo de vida também podem ajudar algumas pessoas com sintomas leves a controlar suas explosões.
O tratamento do Transtorno Opositivo Desafiador pode incluir:
- Terapia cognitiva comportamental
- Medicação
- Mudanças de estilo de vida
Terapia: O aconselhamento para TOD deve incluir tanto o paciente quanto seus familiares, e deve enfatizar as estratégias que a família pode usar para lidar com comportamentos desafiadores.
A terapia individual ensina às pessoas com TOD uma série de técnicas para controlar a raiva, controlar emoções e resolver problemas. Pode fornecer comportamentos alternativos positivos para substituir os desafiadores. Esse tipo de terapia funciona melhor quando começa cedo na vida, quando as interações familiares e sociais não estão arraigadas e são difíceis de mudar.
Medicação: Se as terapias forem ineficazes, a medicação às vezes pode ajudar a com os comportamentos de oposição.
Leia mais sobre Tratamentos para TDAH, clique aqui!
Mudanças no Estilo de Vida: As famílias podem usar muitas das técnicas ensinadas na terapia comportamental para melhorar a vida cotidiana com comportamento desafiador enquanto trabalham para diminuí-lo. Essas técnicas incluem o seguinte:
- Construa pontos positivos: elogie seu filho e ofereça reforço positivo quando ele mostrar flexibilidade ou cooperação. Reconheça as “pequenas vitórias” com entusiasmo.
- Aprenda a se controlar: faça uma pausa ou faça uma pausa se suspeitar que está prestes a piorar o conflito.
- Escolha suas batalhas: como uma criança com TOD tem problemas para evitar lutas de poder, priorize as demandas que você coloca em seu filho.
- Forneça estrutura: o mau comportamento tende a aumentar quando uma criança tem tempo livre sem supervisão. Uma rotina diária, permite que a criança saiba o que esperar.
- Posicione as questões comportamentais como problemas que ela pode resolver: Explique ao seu filho que ignorar um despertador não o ajuda a chegar à escola na hora e pergunte o que ele pode fazer para evitar atrasos novamente.
- Estabeleça limites razoáveis e adequados à idade e aplique as consequências de forma consistente.
- Não vá sozinho: trabalhe e obtenha apoio de outros adultos (professores, treinadores e cônjuge) que interagem com seu filho. Procure grupos de apoio locais ou aulas para pais de crianças difíceis.
- Evite o esgotamento: mantenha outros interesses além do seu filho para que o gerenciamento do comportamento dele não consuma todo o seu tempo e energia.
- Suplementos podem melhorar certos sintomas de TOD.
Conte com a Alphafono!
Nós podemos te ajudar! Marque agora mesmo uma consulta para que possamos te conhecer melhor: Whatsapp (11) 98167-0889