Psicopedagogia – Dificuldade para aprender a ler e a escrever

A psicopedagogia é uma área do conhecimento que engloba as ciências da psicologia e da pedagogia. Resumidamente a psicopedagogia estuda e se aprofunda no processo de aprendizagem humana.

O trabalho da psicopedagogia com a ansiedade pode ser de caráter preventivo, clínico, terapêutico ou de treinamento, ampliando sua área de atuação.
O atendimento clínico tem sido visto como terapêutico, com o objetivo de reintegrar o paciente que apresenta dificuldades de aprendizagem.
“Primeiro a criança aprende a ler para depois aprender a escrever.”
A psicopedagogia é uma área interdisciplinar, é de suma importância para compreender as dificuldades para aprender a ler e a escrever, refletir e intervir sobre as questões associadas ao desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo implícitas nas situações de aprendizagem.
Saiba como a psicomotricidade atua no corpo da criança, clique aqui!
Quando o psicopedagogo se depara com o paciente que ainda não apresenta a leitura e nem a escrita mesmo com idade cronológica adequada para a leitura e escrita e que todos os esforços foram usados para que o bom desempenho do paciente seja completo e mesmo assim ele não alcança os objetivos dentro de uma turma, surgem perguntas como?
- Por que ele não aprende?
- Qual procedimento se deve ter perante este desafio?
- Quais as causas reais para que o sujeito não demonstre sua aprendizagem?
A resposta para esses questionamentos não vem rápido e nem facilmente e virá através de um trabalho psicopedagógico de investigação, identificação e intervenção, mediante as dificuldades que existirão no desenvolvimento da leitura e da escrita de uma criança. Buscando dessa forma desenvolver no aluno a iniciativa e a coragem para aprimorar suas habilidades levando-o a tentar novas experiências.
Toda criança quando entra na escola possui expectativas em aprender a ler e a escrever, a alfabetização é a meta que deve ser alcançada por ela, deixando pais e professores ansiosos e orgulhosos.
É de grande importância não desacreditar no sucesso da criança, que ingressa na escola, pois já sabendo falar, ela reconhece objetos, é capaz de executar tarefas que coincidem com sua idade cronológica e cognitiva.
Durante o primeiro contato do psicopedagogo com o paciente e seus familiares, o profissional de psicopedagogia irá avaliar a situação de uma forma eficiente e proveitosa, fazendo uso da “escuta psicopedagógica”, que o ajudará a captar através do jogo, do silêncio, dos que possam explicar a causa da dificuldade em aprender a ler e a escrever.
Não existe nenhum método padronizado que possa ser aplicada em todos os casos, mas o profissional de psicopedagogia tende a trabalhar em cima do problema apresentado pelo paciente; sobretudo com uma metodologia que impulsiona a situação acadêmica do paciente..
Nesse desenvolvimento, a psicopedagogia tem um importante papel de extrema importância: o de ajudar na solução das dificuldades de leitura e escrita, permitindo um desenvolvimento adequado do paciente.
Por isso, caso note que seu filho está apresentando problemas na fala ou escrita procure um psicopedagogo para uma avaliação.
Conte com a Alphafono!
Nós podemos te ajudar! Marque agora mesmo uma consulta para que possamos te conhecer melhor: Whatsapp (11) 98167-0889